Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 16 de março de 2011

O Grande Caçador

     — Eu quero o rinoceronte branco! — gritou Silvino Silvério, perdendo a calma. — Vim até aqui e vou caçá-lo, vou capturá-lo...
     Foi quando saiu detrás de uma moita...
     Logo o quê? Um rinoceronte...
     Mas era cor-de-rosa.
     Silvino não acreditou.
     Logo atrás vieram mais três:
     um amarelo com bolinhas azuis...
     Um verde com listras rosa...
     e um lilás cheio de pintas brancas.
     Godofredo Parreiras gritava:
     — Compadre Silvino, pega esse ... pega aquele!
     — Não adianta, meu amigo — dizia Silvino. — Eu só quero o branco. Vim aqui para isso. É esse que eu quero!
     E o que aconteceu?
     Silvino desistiu. Viu tantos rinocerontes de todas as cores, com listras e manchas, até que ficou tonto. E foi embora.
     — Eu só quero o branco. Vim aqui para isso.
     O que eles não sabem é que todos aqueles rinocerontes eram brancos.
     Tinha sido apenas um truque do Catuaba, negrinho pintor, que, com sua aquarela de ervas, protegeu seus amigos, enchendo-os de bolas, listras e pintas coloridas.

SILVINO SILVÉRIO, O GRANDE CAÇADOR
Rogério Borges
Editora FTD
São Paulo – 1986

VOCABULÁRIO

1 – Leia e copie:

capturá-lo              aprisioná-lo; prendê-lo
desistiu                  não continuou
ervas                      plantas pequenas
protegeu                ajudou; auxiliou

2 – Forme frases com as palavras que você aprendeu.

COMPREENSÃO DO TEXTO

1 – Quem era Silvino Silvério?

2 – O que ele gritou, logo no início da história?

3 – Qual é o nome do amigo de Silvino Silvério?

4 – Copie:

a) o grito de Godofredo Parreiras;          
b) a resposta de Silvino Silvério.

5 – Afinal, o que Silvino Silvério resolveu?

6 – O que os dois caçadores não sabiam?

7 – Existem na vida real rinocerontes de todas as cores?

8 – Escreva o que você sabe sobre os rinocerontes.

9 – Copie o parágrafo que fala do truque de Catuaba.

10 – Invente uma história:
Eu sou grande caçador de...

GRAMÁTICA
Ortografia

SÍLABAS TERMINADAS EM N

1 – Copie e complete as palavras na ordem:

an – en – in – on – un

mu Δ do                    ba Δ deira                 mere Δ da                 pi Δ tor
i Δ seto                      gra Δ de                    nu Δ ca                     ju Δ to
e Δ xada                    pi Δ go                                   elefa Δ te                  de Δ te
co Δ vidar                  ge Δ te                                   bra Δ co                     ma Δ teiga

2 – Separe as sílabas:

rinoceronte               ri – no – ce – ron – te                                             elefante                     bandeira
                                                                                                          manteiga                  laranjada
                                                                                                          convidado                 enxada

3 – Leia o texto, copie e sublinhe todas as palavras com sílabas terminadas em n:

Amigas inventadas

Quando Iara                                                            Depois se cansa,
vai para a escola,                                                   e na cadeira
Lívia se amola                                                                    se balança.
e dos adultos se isola                                                       Dorme encolhida
na cozinha.                                                             feito um bichinho.

Tão sozinha,                                                                       No solto sonho,
Lívia                                                                          as amiguinhas voltam
só tem um consolo:                                                           — amor risonho.
inventa um bolo
de amiguinhas.                                                      E tudo é lindo
                                                                                  e tudo é mágico
Conversa com elas,                                                          no país do snho.
inventa nomes,
mostra a boneca,
a bola e a peteca.
Bala oferece,
conta segredos,                                                      NAMORINHO DE PORTÃO
fala dos medos,                                                      Elias José
canta e rebola.                                                                    Editora Moderna
                                                                                  São Paulo – 1986

ESTRUTURAÇÃO DE FRASES

SUBSTANTIVO MASCULINO E FEMININO

1 – Leia e observe:

            As palavras elefante e rato são substantivos masculinos.
            As palavras caçadora e barata são substantivos femininos.

     São dois os gêneros do substantivo:
     — masculino — precedido dos artigos o, os, um, uns.
                                Exemplos: o menino, os meninos, um menino, uns meninos.
     — feminino —   precedidos dos artigos a, as, uma, umas.
                                Exemplos, a menina, as meninas, uma menina, umas meninas.

2 – Copie e escreva antes de cada palavra os artigos, de acordo com os exemplos dados:

o — a                         os — as                     um — uma               uns — umas
singular                     plural                         singular                     plural

a vovó                                  os bichos                 um sapato               uns papagaios
papai                         roupas                                   rosa                            escolas
sorvete                                  galos                          tartaruga                   rinocerontes
mosca                                   portas                        garçom                      músicas

3 – Combine as palavras, copie e forme pares:
Exemplo:

o    bode   e    a    cabra

boi                              galo                            vaca                           professora
galinha                       padrinho                   professor                   leitoa
compadre                 cavalo                         madrinha                  comadre
leitão                          pai                              leoa                            mãe
macho                      leão                            fêmea                          égua

4 – Faça os exercícios, de acordo com os exemplos dados:
Exemplo 1:

     O cachorro pulou alegremente no rio.
     A cachorra pulou alegremente no rio.

a) O gato miou sem parar em cima do telhado.
b) O professor leu a história do rinoceronte.
c) O pato passou o dia inteiro nadando no rio.
d) O pai brincou de esconde-esconde com a criança.

Exemplo 2:

     O cavalo pulou a cerca de arame do pasto.
     O cavalo e a égua pularam a cerca de arame do posto.

a) O cozinheiro trabalhou num bar divertido.
b) O pintor pintou um quarto interessante.
c) o leão pegou a carne com suas patas.
d) O boi andou o dia inteiro no pasto.

PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA

1 – Vamos cantar?

Menina vai andando

                        Menina vai andando
                        Andando devagar.
                        Escolha a mais faceira
                        Com quem quiser dançar.

                        É de são, são, são.
                        É de lá, lá, lá.
Bis                 É de são, são, são.
                        É de lá, lá, lá.
                        Escolha a mais faceira
                        Com quem quiser dançar.

2 – Copie a história, escrevendo o par do substantivo masculino:

A união faz a força

            Um bruxo e uma Δ , que viviam num castelo, sentiam inveja do rei Galante e da Δ Charmante.
            Por isso, eles não governavam o povo em paz.
            Sem a chuva, veio a seca e o povo morria de fome.
            As escolas e os hospitais fecharam.
            Um cozinheiro e uma Δ que viviam no castelo dos príncipes resolveram ajudar o povo.
            Eles alimentaram tanto o povo que ele ficou preguiçoso.
            Foi então que o Rei Leão e a Δ Δ marcaram uma reunião na floresta com todos os súditos do rei.
            O que eles resolveram fazer?
            O professor e a Δ escreveram mensagens para o povo.
            O cavalo e a Δ levaram as mensagens.
            O doutor e a Δ curaram todas as pessoas doentes.
            O pato e a Δ,
            o bode e a Δ,
            o leitão e a Δ,
            os meninos e as Δ,
            os homens e as Δ, cada qual fazia alguma coisa.
            Finalmente, conseguiram destruir o bruxo e a Δ.
            E assim o rei Galante e a Δ Charmante voltaram a reinar com tranqüilidade.
            Como é que eu conheço a história?
            Um pintor e uma Δ pintaram um quadro.
            Um escritor e uma Δ escreveram esta história.

Atividade enviada por Márcia Ferreira da Silva para Professores Ensino Fundamental.

Um comentário:

  1. Helena, Que blog maravilhosos!Fiquei feliz em encontrar um bolg voltado para terceiro e quarto ano. Parabéns!!! Muito obrigada. Amei as atividades.
    Nice. Porteirinha MG

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!