Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Doroteia

     Dorotéia, a centopéia
      Besouros puxaram coisas.
      Minhocas cavaram túneis para o trem-fantasma passar.
      Formigas carregaram gravetos.
      Mosquitos e cigarras ensaiaram para a orquestra.
      Abelhas fizeram doces.
      E no fim de alguns dias, abriram o parque de diversões.
      Um miniparque que era o máximo!
      Nunca se viu nada igual. Tudo era pequenino, mas era sensacional.
      O fantástico trem-fantasma.
      O gafanhoto que dá salto mortal.
      A aranha que anda em quatro cordas bambas de uma vez.
      E lá se foi ela para a sapateira.
      O dono até levou um susto quando ela pediu tantos sapatos iguais, do mesmo tamanho          e da mesma cor. Não tinha.
      Então ela comprou todos diferentes.
      O vaga-lume que engole fogo e depois começa a brilhar.
      O carrossel de grilos pulantes, que não pára de rodar.
      E todo mundo rindo e se divertindo.
      Comida, música e alegria em muito boa companhia.
      Debaixo das folhas largas, nos restaurantes, formiguinhas garçonetes serviam coisas   gostosas.
      Borboletas bailarinas esvoaçavam no ar.
      Estava mesmo muito bom. Foi um sucesso de fato.
      E com o dinheiro, Dorotéia ia ter os seus sapatos.
      Botas, botinhas, chinelos.
      Alpercatas, tamancos, galochas.
      Sapatos de todo tipo, sandálias de toda cor.
      E lançou uma nova moda.
      Ficou mesmo um amor.
CAMILÃO, O COMILÃO E OUTRAS HISTÓRIAS
Ana Maria Machado
Abril Cultural S/A
São Paulo



VOCABULÁRIO

1 – Leia e copie:

gravetos — cavacos; pedaços de lenha miúda
pulantes — que pulam
salto mortal — uma volta completa no ar, sem as mãos tocarem no solo.
túneis — caminhos debaixo da terra

2 – Escreva frases com as palavras novas aprendidas.

            COMPREENSÃO DO TEXTO

1 – Quem é Dorotéia?

2 – O que os bichinhos fizeram? Combine as palavras e escreva frases:

a) Os besouros                 c) As formigas                   e) As abelhas
b) As minhocas               d) Os mosquitos e cigarras

Δ ensaiaram para a orquestra.
Δ cavaram túneis para o trem-fantasma passar.
Δ puxaram coisas.
Δ fizeram doces.
Δ carregaram gravetos.

3 – Afinal, o que os bichinhos construíram?

4 – O que os bichinhos fizeram para distrair o público?

a) O gafanhoto                                            c) O vaga-lume
b) A aranha                                                 d) Borboletas

5 – Para que eles queriam o dinheiro?

6 – Escreva uma história:

Sabem o que eu faço quando um amigo precisa de mim?

GRAMÁTICA
Ortografia

SÍLABAS TERMINADAS EM s

1 – Copie e complete as palavras com s na ordem:

as – es – is – os – us

pa Δ tel                      flore Δ                                   ônibu Δ                     ro Δ to
mi Δ to                       aluno Δ                     e Δ cola                     di Δ co
mo Δ quito                bota Δ                                    e Δ trela                     formiga Δ
fe Δ ta                                    bi Δ coito                   urubu Δ                     ju Δ to

2 – Separe as sílabas:

 e s t r e l a                            espelho                                 formigas
es – ter – la                           ginástica                               disco
                                               fósforo                                              festa

Estruturação de Frases

SINGULAS E PLURAL

1 – Leia e observe:

      ELEFANTE — O substantivo elefante está no singular. Indica um só elemento.
      ELEFANTES — O substantivo elefantes está no plural. Indica mais de um elemento.

2 – Escreva as frases no plural, de acordo com o exemplo dado:

ELEFANTE — o elefante                                     um elefante
                           os elefantes                                              uns elefantes

menino                     minhoca                   borboleta                   centopéia
cadeira                                  grilo                            gafanhoto                 pai

3 – Passe as palavras para o plural, seguindo os exemplos dados:

Exemplo 1:
Palavras terminadas em               ganham
A – E – I – O – U                          S                     → o menino – os meninos

a minhoca                a formiga                  a abelha                    o gafanhoto
o besouro                 o mosquito               o parque                   a aranha

Exemplo 2:
Palavras terminadas em               ganham
R – S – Z                                      ES


a flor – as flores                   o japonês – os japoneses             o rapaz – os rapazes

professor                              português                                         cartaz
mulher                                              freguês                                                         raiz
cantor                                    camponês                                        juiz
doutor                                               mês                                                   cruz


Exemplo 3:
Palavras terminadas em                                       trocam o L por
AL – EL – OL                                                                              IS



o animal                               o papel                                   o caracol
os animais                           os papéis                              os caracóis

vegetal                                   pastel                                    anzol
quintal                                    cascavel                               farol
hospital                                 carretel                                  girassol
varal                                      carrossel                               lençol

Exemplo 4:
IL → IS                                  M → NS                                Ã → ÃS
o barril – os barris               o trem – os trens                 a romã – as romãs

fuzil                                       nuvem                                             
canil                                      folhagem                             
anil                                        imagem                                irmã

Exemplo 5:
Palavras terminadas em                                       fazem o plural de três maneiras:
ÃO                                                                        ÃOS – ÕES – ÃES

a mão – as mãos                            o leitão – os leitões                         o pão – os pães

grão                                                   balão                                                 cão
irmão                                                 fogão                                                 alemão
órfão                                                  botão                                                 guardião
cidadão                                             avião                                                 capelão

Exemplo 6:

      O palhaço chorou de tristeza.
      Os palhaços chocaram de tristeza.
a) A minhoca cavou um buraco bem fundo na terra.
b) O gafanhoto pulou de lá para cá bem alegre
c) O besouro puxou as caixinhas bem depressa.
d) A centopéia comprou muitos sapatos coloridos.

 Atividade enviada por Márcia Ferreira da Silva para Professores Ensino Fundamental.

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