— Eu quero o rinoceronte branco! — gritou Silvino Silvério, perdendo a calma. — Vim até aqui e vou caçá-lo, vou capturá-lo... Foi quando saiu detrás de uma moita... Logo o quê? Um rinoceronte... Mas era cor-de-rosa. Silvino não acreditou. Logo atrás vieram mais três: um amarelo com bolinhas azuis... Um verde com listras rosa... e um lilás cheio de pintas brancas. Godofredo Parreiras gritava: — Compadre Silvino, pega esse ... pega aquele! | — Não adianta, meu amigo — dizia Silvino. — Eu só quero o branco. Vim aqui para isso. É esse que eu quero! E o que aconteceu? Silvino desistiu. Viu tantos rinocerontes de todas as cores, com listras e manchas, até que ficou tonto. E foi embora. — Eu só quero o branco. Vim aqui para isso. O que eles não sabem é que todos aqueles rinocerontes eram brancos. Tinha sido apenas um truque do Catuaba, negrinho pintor, que, com sua aquarela de ervas, protegeu seus amigos, enchendo-os de bolas, listras e pintas coloridas. |
SILVINO SILVÉRIO, O GRANDE CAÇADOR
Rogério Borges
Editora FTD
São Paulo – 1986
VOCABULÁRIO
1 – Leia e copie:
capturá-lo — aprisioná-lo; prendê-lo
desistiu — não continuou
ervas — plantas pequenas
protegeu — ajudou; auxiliou
2 – Forme frases com as palavras que você aprendeu.
COMPREENSÃO DO TEXTO
1 – Quem era Silvino Silvério?
2 – O que ele gritou, logo no início da história?
3 – Qual é o nome do amigo de Silvino Silvério?
4 – Copie:
a) o grito de Godofredo Parreiras;
b) a resposta de Silvino Silvério.
5 – Afinal, o que Silvino Silvério resolveu?
6 – O que os dois caçadores não sabiam?
7 – Existem na vida real rinocerontes de todas as cores?
8 – Escreva o que você sabe sobre os rinocerontes.
9 – Copie o parágrafo que fala do truque de Catuaba.
10 – Invente uma história:
Eu sou grande caçador de...
GRAMÁTICA
Ortografia
SÍLABAS TERMINADAS EM N
1 – Copie e complete as palavras na ordem:
an – en – in – on – un
mu Δ do ba Δ deira mere Δ da pi Δ tor
i Δ seto gra Δ de nu Δ ca ju Δ to
e Δ xada pi Δ go elefa Δ te de Δ te
co Δ vidar ge Δ te bra Δ co ma Δ teiga
2 – Separe as sílabas:
rinoceronte ri – no – ce – ron – te elefante bandeira
manteiga laranjada
convidado enxada
3 – Leia o texto, copie e sublinhe todas as palavras com sílabas terminadas em n:
Amigas inventadas
Quando Iara Depois se cansa,
vai para a escola, e na cadeira
Lívia se amola se balança.
e dos adultos se isola Dorme encolhida
na cozinha. feito um bichinho.
Tão sozinha, No solto sonho,
Lívia as amiguinhas voltam
só tem um consolo: — amor risonho.
inventa um bolo
de amiguinhas. E tudo é lindo
e tudo é mágico
Conversa com elas, no país do snho.
inventa nomes,
mostra a boneca,
a bola e a peteca.
Bala oferece,
conta segredos, NAMORINHO DE PORTÃO
fala dos medos, Elias José
canta e rebola. Editora Moderna
São Paulo – 1986
ESTRUTURAÇÃO DE FRASES
SUBSTANTIVO MASCULINO E FEMININO
1 – Leia e observe:
As palavras elefante e rato são substantivos masculinos.
As palavras caçadora e barata são substantivos femininos.
São dois os gêneros do substantivo: — masculino — precedido dos artigos o, os, um, uns. Exemplos: o menino, os meninos, um menino, uns meninos. — feminino — precedidos dos artigos a, as, uma, umas. Exemplos, a menina, as meninas, uma menina, umas meninas. |
2 – Copie e escreva antes de cada palavra os artigos, de acordo com os exemplos dados:
o — a os — as um — uma uns — umas
singular plural singular plural
a vovó os bichos um sapato uns papagaios
papai roupas rosa escolas
sorvete galos tartaruga rinocerontes
mosca portas garçom músicas
3 – Combine as palavras, copie e forme pares:
Exemplo:
o bode e a cabra
boi galo vaca professora
galinha padrinho professor leitoa
compadre cavalo madrinha comadre
leitão pai leoa mãe
macho leão fêmea égua
4 – Faça os exercícios, de acordo com os exemplos dados:
Exemplo 1:
O cachorro pulou alegremente no rio. A cachorra pulou alegremente no rio. |
a) O gato miou sem parar em cima do telhado.
b) O professor leu a história do rinoceronte.
c) O pato passou o dia inteiro nadando no rio.
d) O pai brincou de esconde-esconde com a criança.
Exemplo 2:
O cavalo pulou a cerca de arame do pasto. O cavalo e a égua pularam a cerca de arame do posto. |
a) O cozinheiro trabalhou num bar divertido.
b) O pintor pintou um quarto interessante.
c) o leão pegou a carne com suas patas.
d) O boi andou o dia inteiro no pasto.
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
1 – Vamos cantar?
Menina vai andando
Menina vai andando
Andando devagar.
Escolha a mais faceira
Com quem quiser dançar.
É de são, são, são.
É de lá, lá, lá.
Bis É de são, são, são.
É de lá, lá, lá.
Escolha a mais faceira
Com quem quiser dançar.
2 – Copie a história, escrevendo o par do substantivo masculino:
A união faz a força
Um bruxo e uma Δ , que viviam num castelo, sentiam inveja do rei Galante e da Δ Charmante.
Por isso, eles não governavam o povo em paz.
Sem a chuva, veio a seca e o povo morria de fome.
As escolas e os hospitais fecharam.
Um cozinheiro e uma Δ que viviam no castelo dos príncipes resolveram ajudar o povo.
Eles alimentaram tanto o povo que ele ficou preguiçoso.
Foi então que o Rei Leão e a Δ Δ marcaram uma reunião na floresta com todos os súditos do rei.
O que eles resolveram fazer?
O professor e a Δ escreveram mensagens para o povo.
O cavalo e a Δ levaram as mensagens.
O doutor e a Δ curaram todas as pessoas doentes.
O pato e a Δ,
o bode e a Δ,
o leitão e a Δ,
os meninos e as Δ,
os homens e as Δ, cada qual fazia alguma coisa.
Finalmente, conseguiram destruir o bruxo e a Δ.
E assim o rei Galante e a Δ Charmante voltaram a reinar com tranqüilidade.
Como é que eu conheço a história?
Um pintor e uma Δ pintaram um quadro.
Um escritor e uma Δ escreveram esta história.
Atividade enviada por Márcia Ferreira da Silva para Professores Ensino Fundamental.
Helena, Que blog maravilhosos!Fiquei feliz em encontrar um bolg voltado para terceiro e quarto ano. Parabéns!!! Muito obrigada. Amei as atividades.
ResponderExcluirNice. Porteirinha MG