Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria duma casa velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome.
Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos mios pelo telhado, fazendo sonetos à lua.
––Acho, disse um deles, que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo.
Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra um rato casmurro, que pediu a palavra e disse:
––Está tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de Faro-Fino?
Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro, porque não era tolo. Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação.
(Monteiro Lobato)
Moral: Falar é fácil. Fazer é que são elas!
Leia atentamente o texto a seguir:
1) Todo texto é produzido com uma intenção: expressar um ponto de vista, apresentar informações sobre um assunto qualquer, etc.. Nessa perspectiva, o assunto principal do texto em estudo é:
( ) A esperteza; ( ) Uma casa velha;
( ) Um gato poeta; ( ) O medo.
2) Pelo modo como se aborda o assunto, pode-se dizer quanto à tipologia textual que o texto “Assembleia dos Ratos” é certamente:
( ) Uma fábula; ( ) Uma piada;
( )Um conto; ( )Uma poesia;
3) Adjetivo é uma palavra que caracteriza, qualifica os seres. O adjetivo, entre os citados abaixo, que caracteriza o rato que concordou coma “luminosa ideia” é:
( ) Inteligente;
( ) Bravo;
( ) Casmurro;
( ) Animado;
( ) Malvado.
4) As sílabas da palavra “destroço” e “silêncio” estão corretamente separadas em:
( ) Des-tro-ço; si-lê-ncio;
( ) Des-tro-ço; si-lên-cio;
( ) De-str-oço; si-lê-ncio;
( ) Des-troç-o; si-lên-ci-o;
( ) Des-tro-ço; si-lê-nc-io.
Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir:
Histórias da Tia Nastácia
Monteiro Lobato
Pedrinho, na varanda, lia um jornal. De repente parou, e disse a Emília, que andava rondando por ali:
-Vá perguntar a vovó o que quer dizer folclore.
-Vá? Dobre a língua. Eu só faço coisas quando me pedem por favor.
Pedrinho, que estava com preguiça de levantar-se, cedeu à exigência da ex-boneca.
Emilinha do meu coração – disse ele –faça-me o maravilhoso favorzinho de ir perguntar a vovó que coisa significa a palavra folclore, sim, tetéia?
Emília foi e voltou com a resposta.
-Dona Benta disse que folk quer dizer gente, povo; e lore quer dizer sabedoria, ciência. Folclore são coisas que o povo sabe por boca, de um contar para o outro, de pais a filhos – os contos, as histórias, as anedotas, as superstições, as bobagens, a sabedoria popular, etc, e tal. Por que pergunta isso Pedrinho?
O menino calou-se. Estava pensativo, com os olhos lá longe. Depois disse:
-Uma idéia que eu tive. Tia Nastácia é o povo. Tudo que o povo sabe e vai contando de um para o outro, ela deve saber. Estou com o plano de espremer tia Nastácia para tirar o leite do folclore que há nela.
Emília arregalou os olhos.
-Não está má a idéia, não, Pedrinho! Às vezes a gente tem uma coisa muito interessante em casa e nem percebe.
-As negras velhas – disse Pedrinho – são sempre muito sabidas. Mamãe conta de uma que era um verdadeiro dicionário de histórias folclóricas, uma de nome Esméria, que foi escrava de meu avó.Todas as noites ela sentava-se na varanda e desfiava histórias e mais histórias. Quem sabe se tia Nastácia não é uma segunda tia Esméria.
Foi assim que nasceram as História de Tia Nastácia.
5) No texto o narrador:
( ) Participa da história como personagem.
( ) Conta como nasceram as “histórias de tia Nastácia”
( ) Da sua opinião sobre o comportamento de Emília
( ) Da informação sobre o significado da palavra folclore.
6) A frase “-Uma idéia que eu tive...”, é dita:
( ) pela Emília
( ) pelo narrador
( ) pela tia Nastácia
( ) pelo Pedrinho
7) A alternativa que apresenta uma pergunta é:
( ) Emília foi e volta com a resposta.
( ) Não está má a idéia, não Pedrinho.
( ) Quem sabe se tia Nastácia não é uma segunda tia Esmérida?
( ) O menino calou-se. Estava pensativo, com os olhos lá longe. Depois disse:
8) O ponto de exclamação em “-Não está má a idéia não, Pedrinho!”, indica que Emília:
( ) ficou entusiasmada
( ) ficou zangadíssima
( ) ficou revoltada
( ) ficou desanimada
9) No trecho “-Emilinha do meu coração –disse ele – faça-me o maravilhoso favorzinho de ir perguntar a vovó que coisa significa a palavra folclore, sim, tetéia?”, Pedrinho:
( ) quer agradar a boneca
( ) vai vingar-se dela
( ) espera que Emília se desculpe
( ) nenhuma das alternativas
10) Na frase “Estou com plano de espremer tia Nastácia para tirar leite do folclore que há nela”, a palavra grifada significa:
( ) interrogar com insistência
( ) apertar
( ) comprimir para extrair leite
( ) nenhuma das alternativas
Atividade enviada por Carina Cesário para Professores Solidários.
Qual a resposta da alternativa 7...estou em dúvida?
ResponderExcluirQUAL ALTERNATIVA APRESENTA UMA PERGUNTA NO TEXTO DE MONTEIRO LOBATO? ALTERNATIVA 7
ResponderExcluirÉ a terceira opção.
ResponderExcluirAbraços!
Profª Helena,
ResponderExcluirAdoro seu blog,acho muito interessante e sempre que procuro textos para meus alunos de 4º ano acabo encontrando no seu blog.
Parabéns, profº Gislaine.
gostaria de saber a resposta da primeira. Medo ou esperteza?
ResponderExcluirQual e a resposta da alternativa 1
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