Tato é um pintor que só pinta palhaço. Tato é careca, tem olhos azuis, tão azuis que parecem pintados por Tato, o pintor que só pinta palhaços.
Um dia, Tato pintou um palhaço vestido de vermelho. Tinha peruca vermelha, calça vermelha, sapato vermelho. O nome do palhaço vestido de vermelho? Era Minduim.
Tato pintou Minduim, fez uma boca enorme em Minduim, uma boca que ria. De repente, a boca falou:
- Oi! Eu sou Miduim!
- Oi! Eu sou Tato! Você está rindo pra mim?
- Estou rindo do meu retrato, tão vermelho assim!
Aí, Minduim convidou Tato pra entrar no retrato. Tato aceitou e entrou. Minduim abriu a porta do quadro. Dentro do quadro havia um circo maluco. Era o circo do Miduim.
O circo tinha um tablado onde quem quisesse subir e representar representava. Tato foi prum canto apreciar. Miduim falou: - Respeitável público, este circo é de vocês. Quem quiser subir no tablado, quem quiser representar é só representa!
Um menino subiu, deu uma cambalhota e recitou um versinho. O público aplaudiu. Aí aplaudiu um velho, tirou uma cartola de um coelho, lá pelo rabo do coelho, foi um delírio. O público gritava: - Bis! Bis! O Velho tirou um baralho do nariz e cada carta virou uma pomba. As pombas voaram, fizeram “puf”, viraram guarda-chuvas e choveram. Todo mundo ficou molhado e encantado.
São Paulo – 1982
VOCABULÁRIO
1 – Leia e copie:
Um delírio – uma agitação; uma loucura
Representar – participar de um espetáculo, como personagem
Respeitável – importante; que merece respeito
Tablado – palco; estrado de madeira
Um anjo
“Respeitável público” – o palhaço falou,
Dando cambalhotas e reviravoltas
Em cima de um tablado quadrado.
Aí, um pintor muito pirado
Desenhou um menino com asas.
Ele era tão doce,
Que, para representar um anjo,
Para o céu voou.
O público, em delírio, chorou.
2 – Agora, escreva frases com as palavras que você aprendeu.
COMPREENSÃO DO TEXTO
1 – Escreva os nomes das personagens da história.
2 – Escreva com suas palavras como Tato é.
3 – Agora, escreva sobre Minduim.
4 – Copie:
a) o que a boca de Miduim falou?
b) o que Tato respondeu?
5 – Copie as frases, de acordo com a sequência do texto:
O velho tirou uma cartola do rabo do coelho.
Um menino deu uma cambalhota.
As pombas voaram e viraram guarda-chuvas.
O velho tirou um baralho do nariz.
Cada carta virou uma pomba.
6 – De que parte do texto você mais gostou? Escreva sobre ela.
GRAMÁTICA
Ortografia
SÍLABAS TERMINADAS EM R
1 – Copie as palavras na seguinte ordem:
ar – er – ir – or - ur |
borboleta garfo circo curva
barco cerca corpo carteira
caderneta Mirtes martelo Airton
curto urso esquerda Marcos
2 – Copie, escrevendo r no final das palavras:
CantΔ professoΔ jogadoΔ laΔ
vendeΔ cantoΔ dizeΔ doutoΔ
dormiΔ teΔ estudaΔ doΔ
3 – Agora, coloque um círculo somente nas sílabas terminadas em r.
4 – Relacione os números e as sílabas e forme palavras:
1 co | 2 man | 3 dou | 4 na | 5 por | 6 co | 7 bar | 8 cor |
9 can | 10 gor | 11 pin | 12 da | 13 tor | 14 bor | 15 cir | 16 dar |
a) 3, 13 e) 4, 16 i) 6, 16
b) 5, 1 f) 10, 12 j) 14, 16
c) 8, 12 g) 15, 1 l) 9, 13
d) 2, 16 h) 11, 13 m) 7, 1
5 – Faça como o modelo
jogar varrer
jogar – jogo – jogador varrer – varro – varredor
cortar vender plantar correr
6 – Leia, copie e sublinhe toas as palavras com r:
A porta
A porta fica aberta Eu passei peal porta aberta,
para quem quiser passar. mas deixei fora o meu amor!
Passa um professor, Um dia, uma ventania,
um guarda e um doutor. a porta, ela fechou.
Também passa um vendedor, E eu acabei sozinho,
conversando com o lavrador. sem o meu querido amor!
7 – Agora, você canta o texto com a música “O cravo e a rosa”.
8 – Copie as palavras com r da história, na ordem:
er e or no início e meio das palavras | R no final das palavras |
porta | passar |
ALFABETO
1 – Leia:
O alfabeto é um conjunto de letras. O alfabeto tem:
5 vogais | 18 consoantes | ||||
Maiúsculas | minúsculas | maiúsculas | minúsculas | ||
A – E – I – O – U | a – e – i – o – u | B – C – D – F – G – H – J –K - L – M – N – P – Q – R – S -T – - V – W _X _ Y– Z | b – c – d – f – g – h – j – l – k -m – n – p – q – r – s – t – v – w -x –y - z | ||
O alfabeto tem 26 letras.
As letras podem ser maiúsculas ou minúsculas.
2 – Copie o alfabeto, completando as letras que estão faltando:
a b Δ d Δ Δ g Δ Δ j Δ m Δ o Δ Δ r Δ Δ u v Δ z
3 – Copie as palavras, completando com as vogais:
m Δ c Δ c Δ p Δ t Δ c Δ s Δ p Δ t Δ rt Δ r Δ g Δ
5 – Copie as palavras na sequência alfabética:
a) bola b) galinha c) orelha d) tarefa
dia igreja quilo unha
elefante janela nariz xadrez
abelha hora sapato vovó
casa língua papagaio zebra
farofa macaco roda
6 – Leia:
7 – Você dá os exemplos no caderno:
a) Escreva os nomes de:
papai mamãe |
vovô vovó |
irmãos |
tios |
cidades |
escola |
professor |
amigos |
b) Escreva os nomes de:
ruas |
lojas |
rios |
brinquedo |
8 – Leia:
As letras K (ca), W (dáblio) e Y (ípsilon) aparecem em palavras estrangeiras ou em abreviaturas. Assim: Milk Shake Kombi Walt Disney kg (quilo) km (quilômetro) |
Atividade enviada por Márcia Ferreira da Silva para Professores Ensino Fundamental.
Adorei essa atividade!
ResponderExcluirseu seu blog é maravilhoso e tem me ajudado bastante.
Obrigada!
Obrigada!!! Fico muito feliz que esteja sendo útil para você!!
ResponderExcluirAbraços
meus parabéns pelo seu blog minha tia é professora e achou
ResponderExcluirótimo sucesso !!!!!
vc tem esse livro?
ResponderExcluirInfelizmente não tenho!!! Abraços!!!
ResponderExcluireu adorava ler essa história,ainda me lembro dela e fiquei super feliz de achá-la tbm gosto da histórinha do gato xadrez.bjoss
ResponderExcluirObrigada pela ajuda, adorei essa atividade. Todos os anos na primeira semana procuro trabalhar atividades tipo flash back para o aluno recordar e o alfabeto e muito importante que o aluno domine.Adorei...
ResponderExcluirObrigada pela ajuda, adorei essa atividade. Todos os anos na primeira semana procuro trabalhar atividades tipo flash back para o aluno recordar e o alfabeto e muito importante que o aluno domine.Adorei...
ResponderExcluirLegal gostei...Serve muito para os meus irmãos e eu ainda leio esse livro kkkkk parabéns
ResponderExcluir