Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Tato, o pintor de palhaços

            Tato é um pintor que só pinta palhaço. Tato é careca, tem olhos azuis, tão azuis que parecem pintados por Tato, o pintor que só pinta palhaços.
            Um dia, Tato pintou um palhaço vestido de vermelho. Tinha peruca vermelha, calça vermelha, sapato vermelho. O nome do palhaço vestido de vermelho? Era Minduim.
            Tato pintou Minduim, fez uma boca enorme em Minduim, uma boca que ria. De repente, a boca falou:
            - Oi! Eu sou Miduim!
            - Oi! Eu sou Tato! Você está rindo pra mim?
            - Estou rindo do meu retrato, tão vermelho assim!
            Aí, Minduim convidou Tato pra entrar no retrato. Tato aceitou e entrou. Minduim abriu a porta do quadro. Dentro do quadro havia um circo maluco. Era o circo do Miduim.
            O circo tinha um tablado onde quem quisesse subir e representar representava. Tato foi prum canto apreciar. Miduim falou: - Respeitável público, este circo é de vocês. Quem quiser subir no tablado, quem quiser representar é só representa!
            Um menino subiu, deu uma cambalhota e recitou um versinho. O público aplaudiu. Aí aplaudiu um velho, tirou uma cartola de um coelho, lá pelo rabo do coelho, foi um delírio. O público gritava: - Bis! Bis! O Velho tirou um baralho do nariz e cada carta virou uma pomba. As pombas voaram, fizeram “puf”, viraram guarda-chuvas e choveram. Todo mundo ficou molhado e encantado.

       HISTÓRIAS CURTAS E BIRUTAS  Sylvia Orthof  Editora Codecri Ltda.
       São Paulo – 1982

VOCABULÁRIO
1 – Leia e copie:

Um delírio  –  uma agitação; uma loucura
Representar  –  participar de um espetáculo, como personagem
Respeitável  –  importante; que merece respeito
Tablado  –  palco; estrado de madeira

Um anjo

“Respeitável público” – o palhaço falou,
Dando cambalhotas e reviravoltas
Em cima de um tablado quadrado.
Aí, um pintor muito pirado
Desenhou um menino com asas.
Ele era tão doce,
Que, para representar um anjo,
Para o céu voou.
O público, em delírio, chorou.

2 – Agora, escreva frases com as palavras que você aprendeu.

COMPREENSÃO DO TEXTO


1 – Escreva os nomes das personagens da história.

PERSONAGEM é cada uma das pessoas que participa de uma história. Também podem ser animais ou coisas que participam da história, como se fossem pessoas.


2 – Escreva com suas palavras como Tato é.

3 – Agora, escreva sobre Minduim.

4 – Copie:

a) o que a boca de Miduim falou?

b) o que Tato respondeu?

5 – Copie as frases, de acordo com a sequência do texto:

            O velho tirou uma cartola do rabo do coelho.
            Um menino deu uma cambalhota.
            As pombas voaram e viraram guarda-chuvas.
            O velho tirou um baralho do nariz.
            Cada carta virou uma pomba.

6 – De que parte do texto você mais gostou? Escreva sobre ela.

GRAMÁTICA

Ortografia

SÍLABAS  TERMINADAS  EM  R

1 – Copie as palavras na seguinte ordem:

ar – er – ir – or - ur

borboleta                                          garfo                                      circo                                       curva
barco                                                 cerca                                     corpo                                     carteira
caderneta                                         Mirtes                                    martelo                                  Airton
curto                                                  urso                                       esquerda                              Marcos


2 – Copie, escrevendo r no final das palavras:

CantΔ                                                           professoΔ                             jogadoΔ                                laΔ
vendeΔ                                             cantoΔ                                              dizeΔ                                     doutoΔ
dormiΔ                                              teΔ                                         estudaΔ                                doΔ

3 – Agora, coloque um círculo somente nas sílabas terminadas em r.

4 – Relacione os números e as sílabas e forme palavras:

1
       co
2
     man
3
     dou
4
     na
5
    por
6
     co
7
    bar
8
     cor
9
       can
10
       gor
11
      pin
12
      da
13
      tor
14
      bor
15
      cir
16
       dar

a) 3, 13                      e) 4, 16                      i) 6, 16
b) 5, 1                        f) 10, 12                     j) 14, 16
c) 8, 12                      g) 15, 1                      l) 9, 13
d) 2, 16                      h) 11, 13                    m) 7, 1

5 – Faça como o modelo

                jogar                                                                           varrer
   jogar – jogo – jogador                                         varrer – varro – varredor

cortar                         vender                                                          plantar                                   correr

6 – Leia, copie e sublinhe toas as palavras com r:

A porta

A porta fica aberta                                                  Eu passei peal porta aberta,
para quem quiser passar.                                     mas deixei fora o meu amor!
Passa um professor,                                              Um dia, uma ventania,
um guarda e um doutor.                                        a porta, ela fechou.
Também passa um vendedor,                              E eu acabei sozinho,
conversando com o lavrador.                               sem o meu querido amor!

7 – Agora, você canta o texto com a música “O cravo e a rosa”.

8 – Copie as palavras com r da história, na ordem:

er e or
no início e meio das palavras
R no final das palavras
porta
passar

ALFABETO

1 – Leia:

O alfabeto é um conjunto de letras. O alfabeto tem:

5 vogais
18 consoantes

 Maiúsculas
minúsculas
maiúsculas
minúsculas


A – E – I – O – U

a – e – i – o – u
B – C – D – F – G – H – J –K -  L – M – N – P – Q – R – S -T – - V – W _X _ Y– Z
b – c – d – f – g – h – j – l – k -m – n – p – q – r – s – t – v – w -x –y -  z


O alfabeto tem 26 letras.

As letras podem ser maiúsculas ou minúsculas.

2 – Copie o alfabeto, completando as letras que estão faltando:

a b Δ d Δ Δ g Δ Δ j Δ m Δ o Δ Δ r Δ Δ u v Δ z

3 – Copie as palavras, completando com as vogais:

m Δ c Δ c Δ               p Δ t Δ c Δ                 s Δ p Δ                                  t Δ rt Δ r Δ g Δ


5 – Copie as palavras na sequência alfabética:

a)  bola                      b) galinha                 c) orelha                   d) tarefa
     dia                             igreja                         quilo                           unha
     elefante                    janela                        nariz                           xadrez
     abelha                      hora                           sapato                        vovó
     casa                          língua                        papagaio                   zebra
     farofa                        macaco                     roda

6 – Leia:

 As letras maiúsculas são usadas nas palavras que iniciam a frase, em nome de pessoas, animais, cidades, Estados, ruas, rios, escolas etc..

7 – Você dá os exemplos no caderno:

a) Escreva os nomes de:

papai
mamãe

vovô
vovó
 
irmãos

tios

cidades

escola

professor

amigos

b) Escreva os nomes de:

ruas

lojas

rios

brinquedo

8 – Leia:

           As letras K (ca), W (dáblio) e Y (ípsilon) aparecem em palavras estrangeiras ou em abreviaturas. Assim:

Milk Shake                                      Kombi                                  Walt Disney
kg (quilo)                                          km (quilômetro)
  
Atividade enviada por Márcia Ferreira da Silva para Professores Ensino Fundamental.

9 comentários:

  1. Adorei essa atividade!
    seu seu blog é maravilhoso e tem me ajudado bastante.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!! Fico muito feliz que esteja sendo útil para você!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. meus parabéns pelo seu blog minha tia é professora e achou
    ótimo sucesso !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não tenho!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. eu adorava ler essa história,ainda me lembro dela e fiquei super feliz de achá-la tbm gosto da histórinha do gato xadrez.bjoss

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela ajuda, adorei essa atividade. Todos os anos na primeira semana procuro trabalhar atividades tipo flash back para o aluno recordar e o alfabeto e muito importante que o aluno domine.Adorei...

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela ajuda, adorei essa atividade. Todos os anos na primeira semana procuro trabalhar atividades tipo flash back para o aluno recordar e o alfabeto e muito importante que o aluno domine.Adorei...

    ResponderExcluir
  8. Legal gostei...Serve muito para os meus irmãos e eu ainda leio esse livro kkkkk parabéns

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!