Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Simulado

O burro que vestiu a pele de um leão

            Um burro encontrou uma pele de leão que um caçador tinha deixado largada na floresta. Na mesma hora o burro vestiu a pele e inventou a brincadeira de se esconder numa moita e pular fora sempre que passasse algum animal. Todos fugiam correndo assim que o burro aparecia. O burro estava gostando tanto de ver a bicharada fugir dele correndo que começou a se sentir o rei leão em pessoa e não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação. Ouvindo aquilo, uma raposa que ia fugindo com os outros parou, virou-se e se aproximou do burro rindo:
    Se você tivesse ficado quieto, talvez eu também tivesse levado um susto. Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!
Moral: Um tolo pode enganar os outros com o traje e a aparência, mas suas palavras logo irão mostrar quem ele é de fato.

Fábulas de Esopo. Tradução Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1.994. p. 70

01. No trecho “Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira”, a palavra sublinhada refere-se à brincadeira:
(     ) do burro.
(     ) do caçador.
(     ) do leão.
(     )da raposa.

02. O burro “não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação” quer dizer que o burro soltou um som de:
(     ) alegria.
(     ) desanimo.
(     ) dúvida
(     ) espanto.

03. Para entender o texto, é preciso saber que o burro é um animal:
(     ) bravo.
(     ) esperto.
(     ) tolo.
(     ) feroz.
  
04. O burro assustou os bichos quando:
(     ) encontrou uma pele de leão.
(     ) estragou a pele de um leão.
(     ) segurou a pele de um leão.
(     ) vestiu a pele de um leão.

05. Todos os bichos fugiam correndo porque tinham medo de:
(     ) burro.
(     ) caçador.
(     ) leão.
(     ) raposa.

06. O ponto de exclamação em “Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!”, indica que a raposa está:
(     ) chorosa.
(     ) gozadora.
(     ) irritada.
(     ) quieta.

SAPOS, RÃS E PERERECAS

            Antes de se tornarem adultos, os sapos são girinos no início da vida. A transformação pela qual eles passam também ocorre com outros anfíbios e insetos, e tem nome: metamorfose!
            Sapos, rãs e pererecas, por exemplo, passam por uma transformação extraordinária: seu corpo, seu comportamento e até a forma como esses animais se relacionam com o meio em que vivem passam por uma reestruturação. Não que eles virem príncipes ao serem beijados por uma princesa. Mas a mudança é tão radical quanto à das fábulas. Afinal, os girinos são larvas de sapos, rãs ou pererecas e não se parecem em nada com os bichos que irão se tornar quando adultos!
            Suas características comprovam isso: em geral, os girinos são aquáticos. Estão em riachos, lagos, poças ou na água acumulada em bromélias, um tipo de planta. Têm, acredite, algo em comum com os peixes. Sim, com peixes!!! Adaptados a viver na água, os girinos possuem, no corpo, estruturas semelhantes às desses animais, como brânquias, que retiram o oxigênio da água. Por meio delas, eles respiram!
            Uma das grandes diferenças entre girinos, sapos, rãs e pererecas está na boca. Embora o formato dela varie com a alimentação e a espécie, muitos girinos têm um bico feito da mesma substância que forma as unhas e os dentes. Basta que a fase de girino chegue ao fim, para que a larva se pareça cada vez mais com o sapo, com a rã ou com a perereca que será no futuro!
(SAPOS, rãs e pererecas. Ciências Hoje das crianças, Rio de Janeiro, out. 2.003. Adaptação.)

07. Antes de se tornarem adultos, sapos, rãs e pererecas são:
(     ) animais que vivem muito.
(     ) bichos que não se transformam.
(     ) filhotes de peixes do rio.
(     ) larvas chamadas girinos.

08. Em “... e até a forma como esses animais se relacionam”, a expressão esses animais está substituindo:
(     ) rãs e pererecas.
(     ) rãs e sapos.
(     ) rãs e pererecas.
(     ) sapos, rãs e pererecas.

09. Em “Sapos, rãs e pererecas passam por uma transformação extraordinária”, a palavra grifada significa:
(     ) fantástica.
(     ) muito leve.
(     ) normal.
(     ) pequena.

10. O texto trata:
(     ) da maneira como muitos filhotinhos vivem nas bromélias.
(     ) da mudança profunda que acontece na vida de alguns animais.
(    ) do modo como vivem principalmente animais aquáticos.
(     ) dos alimentos preferidos dos sapos.

11. Os girinos podem viver na água porque têm:
(     ) bico.
(     ) brânquias.
(     ) pulmões.
(     ) unhas.

12. O texto que você leu:
(     ) ensina como alguns bichos se transformam.
(     ) explica como são os sapos dos contos de fada.
(     ) informa como sobrevivem sapos, rãs e pererecas.
(    ) mostra como os sapos conseguem virar príncipes.

13. Os sapos, rãs e pererecas são animais classificados como:
(     ) mamíferos.
(     ) aves.
(     ) peixes.
(     ) répteis.
(     ) anfíbios.

14. Em “Sapos, rãs e pererecas passam por uma transformação extraordinária”. Esta transformação é chamada de:
(     ) girinos.
(     ) metamorfose.
(     ) fases da vida.
(     ) vida do sapos, rãs e pererecas.

O mal da vaca louca

            O mal da vaca louca voltou a assustar o mundo na semana passada. Mas isso não tem nada a ver com as vaquinhas fazendo maluquices pelas fazendas do planeta, viu? O mal da vaca louca é uma doença que atinge não só as vacas, mas bois e ovelhas também. Nos anos 90, o mal atingiu muitos animais na Europa. Eles podem ter adoecido por causa da ração que comiam. Os fazendeiros tiveram que matar os bichos e sua carne não pôde ser vendida para evitar que as pessoas também ficassem doentes. Antes acreditava-se que as pessoas ficavam doentes comendo a carne de animais doentes. Mas hoje sabe-se que o mal pode passar também de uma pessoa para outra.
(O MAL da vaca louca. O Globo, Rio de Janeiro, 2 out. 2.004. Globinho.)

15. O texto mostra que o mal da vaca louca atinge:
(     ) ovelhas e bois.
(     ) vacas e bois.
(     ) vacas, bois e ovelhas.
(     ) vacas somente.

16. A palavra eles em “Eles podem ter adoecido por causa da ração que comiam” diz respeito aos:
(     ) animais da Europa.
(     ) animais da África.
(     ) fazendeiros da Europa.
(     ) bois e ovelhas.

17. O assunto do texto é:
(     ) a doença que atinge o gado.
(     ) as maluquices das vaquinhas.
(     ) as pessoas que ficam doentes.
(     ) os fazendeiros que matam os bichos.

18. O mal da vaca louca voltou a virar notícia porque descobriu que:
(     ) existe apenas na Inglaterra.
(     ) existe somente no Brasil.
(   ) pode passar também de uma pessoa para outra.
(     ) só quem é fazendeiro pega.

Mirthis Hayashida - Professores Solidários

14 comentários:

  1. Olá professora Helena, sou professora do 5 ano e gostei muito do seu blog, estarei sempre visitando-a para apreciação das novidades. Um abraço fraterno. Professora Edi da Paraiba

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é muito bom! Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. PODERIA ME DAR AS RESPOSTAS DAS PERGUNTAS, POIS QUERO APLICAR EM MEUS ALUNOS E GOSTARIA DAS RESPOSTAS

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ,continue assim

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Prof. Helena, Agradeço em meu nome e dos nossos filhos, pela ótima contribuição que por você foi dada a educação brasileira.
    Almira Acioli
    Maceió(AL)

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Helena, temos um impasse com relação a pergunta 2. Poderia por gentilezar me enviar a resposta e uma breve explicação sobre esta questão?

    Ficarei mto agradecida.
    cristiana.gomes@g2tecnologia.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá.parabéns pelo blog trabalho com o 5°ano muito útil,pode colocar em seu blog algumas coisas produzidas pelos meus alunos? bjs

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá Helena! Também trabalho com alunos dos mesmos anos. Muito boas as atividades e já estou usando-as em minhas aulas.

    ResponderExcluir
  10. Olá Helena...
    Somente agora eu tomei conhecimento do seu blog e achei excelente! Eu trabalho com alunos de 1° ao ensino ao 9° Ano, mas ultimamente eu estou só com 5° Ano e achei excelente o seu material. Tem algum meio de acessarmos os gabaritos das suas questões? Ou você pode nos enviar?
    Fico muito grata.

    ResponderExcluir
  11. Como o burro começou a se vestir ao ver que toda a bicharada corria dele

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!