Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Simulado

Querido Pai,
Não deu para eu cumprir a promessa. A Mãe foi mesmo embora. Mas a mala dela ficou. E eu acho que assim, sem mala, sem roupa pra trocar, sem escova de dente, não vai dar pra Mãe ficar muito tempo sem voltar. Não sei. Vamos ver. Eu arrastei a mala e escondi ela debaixo da sua cama, viu?
Um beijo da Rebeca.  

     Fonte: NUNES, Lygia Bojunga. Tchau. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2003. (excerto)

1-Para Rebeca, o fato de a mala a Mãe ter deixado a mala em casa, indica que ela
A) pode voltar.    B) quer voltar.  C) decidiu voltar.  D) não voltará.
 
2-  Na frase :   Escondi  ela.   O pronome  ELA refere-se:
A)   Menina    B) a mãe       C) a mala    D) roupa

3- A palavra “viu?” indica que Rebeca faz uma pergunta para
A) o Pai.          B) a Mãe.                C) a menina.                D) a mala.

4-O trecho da carta que traz a opinião de Rebeca sobre o fato de sua mãe poder voltar para casa é:
A) Assim sem mala não vai dar pra Mãe ficar muito tempo sem voltar.
B) Não deu pra eu cumprir a promessa.
C) A Mãe foi mesmo embora.
D) Eu arrastei a mala e escondi ela debaixo da cama, viu?

.Trem de ferro  -  Manuel Bandeira
Café com pão
Café com pão   
Café com pão
Virgem  Maria que foi isso maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça

Fonte: BANDEIRA, Manuel. Trem de ferro.

 5-O poema apresenta um ritmo muito forte e a repetição de sons que pretendem representar um trem
A) em movimento.        B) parado.       C) cheio de pessoas.  D) quebrado.

. PAPAGAIO SALVA FAMÍLIA

Papagaio salva família de incêndio no Reino Unido  da France Presse, em Londres  Francis Hall, 59, está pensando em recompensar  seu papagaio-cinza africano após o animal ter salvado a  vida de sua família. Apavorada com o fogo que começou  dentro da casa localizada em Hampshire, a mascote  gritou até acordar os moradores.  Bob, de três anos, deve até ganhar uma  companhia depois do feito, ocorrido na manhã do último domingo (20). As chamas tomaram conta da cozinha e,  ao chegar perto do local onde o papagaio ficava, ele começou a gritar, despertando Hall e seus dois filhos.  Considerada a mais inteligente das aves, papagaio-cinza pode aprender 5.000 palavras  "Com certeza ele terá alguns mimos - brinquedos novos, um balanço, um sino e um  espelho", afirmou o dono do animal ao jornal "Southern Daily Echo". "E parece a hora certa para
lhe dar uma companhia", completou Hall.  A família sofreu intoxicação por fumaça, mas Bob não se feriu.  "Eu achava Bob muito chato, com esses gritos e barulhos. Mas agora não. Ele é uma lenda. Salvou nossas vidas", disse Sam, 8, filho de Hall.

Fonte: PAPAGAIO salva família... Folha Online, São Paulo, 22 jul. 2008.

6-O papagaio- cinza é   :   
 A) barulhento e inteligente.   B) medroso e jovem.    C) barulhento e vaidoso. D) velho e chato.

Poluição: o homem é o grande vilão

Veja só que coisa triste: o homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Nenhum outro habitante do  planeta polui o ar, contamina a água, devasta florestas.  As cidades são os centros de trabalho e moradia da  maioria das pessoas do mundo. Algumas chegam a ter milhões  de habitantes! Para abastecer e abrigar esse mundão de  gente, consumimos energia, exploramos muitos recursos  naturais e produzimos um montão de lixo.
É aí que mora o problema. A ação do homem é  perigosa, pois é feita em grandes proporções. A fumaça das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades  enchem o céu de gases tóxicos. Os esgotos não-tratados e o   lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas   contaminam a água e o solo. 
  Fonte: Disponível em: canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluicao.htm

7- As ilustrações do texto destacam :
A) os efeitos da poluição no planeta Terra.
B) os milhões de pessoas que habitam o planeta Terra.
C) a moradia das pessoas no mundo.
D) o tratamento dos esgotos nas cidades

O  leão e o ratinho -Esopo

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore. Vieram
uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão
prendeu debaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e
deixou que fosse embora. Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não
conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso apareceu o
ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e soltou o leão.
Moral: uma boa ação ganha outra.  

fonte: ESOPO. O leão e o ratinho.

10-O final da história começa quando:
A) o ratinho apareceu e conseguiu soltar o leão.
B) o leão urrava de raiva, fazendo a floresta tremer.
C) o leão ficou preso numa rede de caçadores.
D) o ratinho pediu ao leão que o soltasse.

11- Assinale a alternativa que apresenta em ordem os acontecimentos da fábula.

A) Um leão descansa e os ratinhos vêm perturbá-lo. Um ratinho negociou sua liberdade e
prometeu ajudar o leão quando fosse necessário. Um dia isto acontece: o leão está preso
numa rede e o ratinho salva-o.

B) Um leão, ao descansar, é perturbado por uns ratinhos que passeiam em seu corpo. Um ratinho,
que ficou preso nas patas do leão, recebeu dele a misericórdia. Um dia é o leão que está preso
numa rede de caçadores e o ratinho salva-o, roendo as cordas.

C) Um leão descansa depois de caçar. Uns ratinhos perturbam-no. O leão fica preso numa rede
de caçador, mas um dos ratinhos, que é seu amigo, vem ajudá-lo, roendo as cordas e
libertando-o.

D) Um leão, ao ficar preso, numa rede de caçadores, pediu ajuda a um dos ratinhos que já tinha
sido salvo pelo felino, quando eles passeavam nas costas do mesmo que descansava após
uma caçada.

Pássaros
As mãos que dizem adeus são pássaros
Que vão morrendo lentamente...

Fonte: QUINTANA, Mário. Pássaros. In: ______. A cor invisível. São Paulo: Globo, 1994. p. 119.

 12-O poeta compara as mãos que dizem adeus com
A) a morte das pessoas .                 B) a morte dos pássaros.
C) outras mãos.                                D) a vida dos pássaros.

Pequenos tormentos da vida

De cada lado da sala de aula, pelas janelas altas, o azul convida os meninos, as nuvens
desenrolam-se, lentamente, como quem vai inventando preguiçosamente uma história sem fim...
Sem fim é a aula: e nada acontece, nada... Bocejos e moscas. Se ao menos, pensa Lili, se ao
menos um avião entrasse por uma janela e saísse pela outra.

Fonte: QUINTANA, Mário. Pequenos tormentos da vida.

13- O texto dá a impressão que Lili está
A) imaginando coisas durante a aula.
B) prestando atenção na aula.
C) esperando um avião chegar.
D) conversando com os colegas.

O Bibliotecário que mediu a terra

Há mais de dois mil anos, um bebê muito esperto veio ao mundo. Chamava-se Eratóstenes.
Seus pais eram gregos e moravam em Cirene, uma cidade grega situada em um ponto da costa da
África onde hoje é o país que se conhece como Líbia.
Mesmo quando muito pequeno, Eratóstenes espantava-se com tudo o que via. Engatinhava
pelo chão da cozinha para seguir as trilhas das formigas. E, à noite, quando olhava pela janela de
seu quarto, admirava-se com a maneira como as estrelas ficavam presas no céu.
Quando ele aprendeu a falar, começou a fazer centenas, milhares de perguntas: O sol fica
muito longe? De que ele é feito? De onde vêm os ventos? O que faz as estrelas mudarem de lugar?

Fonte: LASKY, Kathryn. O bibliotecário que mediu a terra. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001.

14-Qual frase do texto indica que as informações que serão apresentadas ocorreram em um tempo
passado?
A) “Há mais de dois mil anos, um bebê muito esperto veio ao mundo.”
B) “Chamava-se Eratóstenes.”
C) “Seus pais eram gregos e moravam em Cirene.”
D) “O que faz as estrelas mudarem de lugar?”

Floresta Amazônica

Um imenso tapete verde formado por árvores. É assim que se vê a Amazônia do céu.
Mas se formos chegando mais perto, mais perto e mais perto (devagarinho para não assustar
ninguém), teremos surpresas entre as árvores da floresta: ali moram onças, macacos, araras,
tucanos, tamanduás. Ali nascem plantas e flores raras. Ali existem rios enormes, cheios de peixes.
É tanta riqueza natural que o homem ainda nem conseguiu descobrir tudo que existe na
Amazônia!   São milhões de espécies que ainda não foram catalogadas, um tesouro único no mundo. Isso  sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios, com quem não cansamos de aprender.            
               
   Fonte: FLORESTA amazônica. Disponível em: <http://www.canalkids.com

 15-No trecho “Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios...”, o termo
sublinhado refere-se :
A) a toda a riqueza natural da Amazônia.
B) à parte da floresta que pode ser vista.
C) às diferentes espécies de aves.
D) aos rios enormes, cheios de peixes.

Saúde lança campanha para incentivar aleitamento materno-  Agência Brasil

BRASÍLIA - Para marcar a 17ª Semana Mundial de Amamentação, que começa nesta sexta-feira,
o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria lançam, às 10h, na sede da
Fiocruz, uma campanha de incentivo ao aleitamento materno.
Estudos revelam que as crianças amamentadas têm menos chances de ter diarréia,
pneumonia - doenças responsáveis por boa parte da mortalidade infantil, principalmente em regiões
mais carentes - diabetes, câncer ou de desenvolver alergias.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL. Saúde lança campanha... Brasília, DF, 2008.

16-Na notícia, qual é o evento citado que iniciará a 17ª Semana Mundial de Amamentação?
A) A campanha de prevenção ao câncer infantil.
B) A campanha de incentivo ao aleitamento materno.
C) A campanha de proteção contra várias doenças.
D) A campanha de esclarecimento sobre a mortalidade infantil.


O Rio Tietê

O Rio Tietê percorre o estado de São Paulo de leste a oeste. Nasce em Salesópolis, na Serra
do Mar, a 840 metros de altitude e não consegue vencer os picos rochosos rumo ao litoral. Por
isso,ao contrário da maioria dos rios que correm para o mar, segue para o interior, atravessa a
Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1.100 quilômetros, até o município de Itapura, em
sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

Fonte: O Rio Tietê. Rede das águas, São Paulo, 2002.


17-O Rio Tietê nasce
A) no litoral do estado de São Paulo.
B) na Região Metropolitana de São Paulo.
C) na cidade de Salesópolis, em São Paulo.
D) no estado do Mato Grosso do Su

O gato, o galo e o ratinho 

    Um ratinho vivia num buraco com sua mãe. Depois de sair sozinho pela primeira vez, contou
a ela:
   - Mãe, você não imagina os bichos estranhos que encontrei! Um era bonito e delicado, tinha
um pelo muito macio e um rabo elegante, um rabo que se movia formando ondas. O outro era um
monstro horrível. No alto da cabeça e debaixo do queixo ele tinha pedaços de carne crua, que
balançavam quando ele andava. De repente os lados do corpo dele se sacudiram e ele deu um grito
apavorante. Fiquei com tanto medo que fugi correndo, bem na hora que ia conversar um pouco com
o simpático.
   - Ah, meu filho! – respondeu a mãe. – Esse seu monstro era uma ave inofensiva; o outro era
um gato feroz, que num segundo teria te devorado.

Fonte: ESOPO. O gato, o galo e o ratinho. In:______. Fábulas de Esopo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994.

18-A moral adequada a essa fábula é
A) Jamais confie nas aparências.
B) Quem tudo quer tudo perde.
C) Quem ama o feio, bonito lhe parece.
D) Uma boa ação ganha outra.

CUIDADOS AO BRINCAR DE PIPA

1. Não empine perto da rede elétrica, em cima de lajes e telhados e em lugares movimentados;
2. Nunca use cerol: machuca os motociclistas e corta a camada de borracha dos fios de
eletricidade;
3. Não use fios metálicos para empiná-las nem faça rabiolas de fita cassete: são condutores de
energia e dão choques terríveis;
4. Não tente pegar nenhuma pipa que esteja enroscada em um fio elétrico;
5. Também não tente recuperá-las se tiverem caído em Estações Transformadoras de
Distribuição (ETDs) ou em subestações da rede elétrica.

Fonte: DICAS e reportagens. Folha de S. Paulo, São Paulo, 19 jul. 2008. Folhinha.

19-Além de machucar motociclistas, o texto afirma que o uso de cerol pode ser prejudicial quando ele
A) conduz energia a quem empina pipa.
B) dá choque em quem empina pipa.
C) ajuda a cortar a pipa do outro.
D) corta a borracha dos fios elétricos.

Encurtando o caminho 

Tia Maria, quando criança se atrasou na saída da escola, e na hora em que foi voltar para
casa já começava a escurecer. Viu outra menina passando pelo cemitério e resolveu cortar, fazendo
o mesmo trajeto que ela.
Tratou de apressar o passo, até alcançá-la e se explicou:
- Andar sozinha no cemitério me dá um frio na barriga. Será você se importa se nós formos
juntas?
- Claro que não. Eu entendo você – respondeu a outra. – Quando estava viva, sentia
exatamente a mesma coisa.

Fonte: LAGO, Ângela. Sete histórias para sacudir o esqueleto. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002.

20-O trecho do texto em que o narrador diz que a história que irá contar aconteceu no passado é:

A) “Tia Maria, quando criança se atrasou na saída da escola, e na hora em que foi voltar para casa
já começava a escurecer.”
B) “- Andar sozinha no cemitério me dá um frio na barriga.”
C) “-Será você se importa se nós formos juntas?”
D) “- Claro que não. Eu entendo você – respondeu a outra.”

Em harmonia com a natureza

Todas as manhãs, Laila Soares, 17, entra na internet para ver qual é a lição de casa do dia.
De dentro de sua casa no interior de Goiás, feita de barro, areia e palha, ela se comunica com seus professores na Austrália e discute com outros alunos os tópicos do fórum da semana. Além das aulas convencionais, como biologia e matemática, ela estuda mitologia e a condição da mulher na sociedade.  À tarde, se dedica a tocar violão, pintar ou cuidar das plantas. Duas vezes por semana, ela visita escolas onde dá aula para alunos e professores com o intuito de promover a sustentabilidade.
Sustentabilidade significa gastar menos do que a natureza consegue repor. Este é o conceito
por trás das ecovilas, comunidades nas quais as ações sustentáveis vão muito além da reciclagem do lixo. Ela mora no Ecocentro Ipec (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado), uma ecovila a
três quilômetros de Pirenópolis criada há dez anos por seu pai, brasileiro, e sua mãe, australiana.
Atualmente, há cerca de 20 pessoas morando no local. Mas na época dos cursos o número
de residentes pode subir para 150. “Recebemos gente do mundo inteiro. Estou sempre conhecendo culturas novas e fazendo novos amigos.”
Mas não é só no ecocentro que Laila expande seus horizontes. Freqüentemente, acompanha
os pais em trabalhos ao redor do mundo. “Por isso optamos pela escola a distância”, explica. “Assim, posso viajar e continuar estudando.”

Fonte: VILLAC, Luana. Em harmonia com a natureza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 jun. 2008. Folhateen, p.6.

21- De acordo com as informações contidas no texto, é possível se dizer que
A) Laila estuda em uma escola pública e mora na Austrália.
B) Laila estuda pela televisão e mora em Pirenópolis.
C) Laila estuda pela Internet e mora em uma ecovila.
D) Laila não estuda e mora na Austrália.

Pescaria  

Um homem
que se preocupava demais
com coisas sem importância
acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas.
Um amigo lhe deu então uma idéia
de usar as minhocas
numa pescaria
para se distrair das preocupações,
O homem se distraiu tanto
pescando
que sua cabeça ficou leve
como um balão
e foi subindo pelo ar
até sumir nas nuvens.
Onde será que foi parar?
Não sei
nem quero me preocupar com isso.
Vou mais é pescar.

Fonte: PAES, José Paulo. Pescaria. In: ______. Palavra de poeta. São Paulo: Ática, 2002.

22-No verso “acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas” , a expressão grifada poderia ser
substituída por
A) minhocas penduradas nos cabelos.
B) muitas dores na cabeça.
C) a cabeça cheia de preocupações.
D) muitas preocupações com as minhocas.

23-A cabeça do homem ficou leve. A pescaria contribuiu para ele
A) livrar-se dos problemas.
B) livrar-se das minhocas.
C) aprender a pescar.
D) esquecer quem ele era.

Jaguatirica

Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Nome popular: Jaguatirica
Nome científico: Leopardus pardalis
Habitat: Florestas
Hábitos alimentares: Carnívoro
Período de vida: Aproximadamente 20 anos
A jaguatirica é um felino de médio porte, podendo pesar entre 11.3 a 15.8 kg. O seu pêlo é denso e curto de cor amarelo claro a castanho ocráceo e é todo pintado exceto na região ventral, em que a coloração é esbranquiçada. Estas manchas negras formam rosetas e seguem até a cauda. Os machos são maiores que as fêmeas.

Fonte: São Paulo (Estado). Animais: mamíferos: jaguatirica.

24- O texto tem por finalidade
A) discutir a importância do animal.
B) dar informações sobre a jaguatirica.
C) contar histórias sobre a jaguatirica.
D) orientar como cuidar da jaguatirica.

A bolsa amarela 

Eu tenho que achar um lugar pra esconder as minhas vontades. Não digo vontade magra,
pequenininha, que nem tomar sorvete a toda hora, dar sumiço da aula de matemática, comprar um sapato novo que eu não agüento mais o meu. Vontade assim todo mundo pode ver, não tô ligando a mínima. Mas as outras – as três que de repente vão crescendo e engordando toda a vida – ah, essas eu não quero mais mostrar. De jeito nenhum.
Nem sei qual das três me enrola mais. Às vezes acho que é a vontade de crescer de uma
vez e deixar de ser criança. Outra hora acho que é a vontade de ter nascido garoto em vez de
menina.  Mas hoje tô achando que é a vontade de escrever.

 Fonte: NUNES, Lygia Bojunga. A bolsa amarela. Rio de Janeiro: Agir, 1997.

25-Quem narra o trecho é
A) um garoto.                    B) uma menina.                  C) uma professora.     D) uma jovem.
  
26-  A personagem  cita três vontades que mais a perbuba:
A)   De tomar sorvete, sumir da aula de matemática e de escrever.
B)   De crescer,engordar e comprar um sapato novo.
C)   De crescer, de nascer  garoto e de escrever.
D)   De crescer, de nascer menina e de escrever.

Texto I
11/09/2008
Júlio e seus amigos estréiam espetáculo "Cocoricó em uma Aventura" nos palcos
Da Redação

O garotinho Júlio e seus amigos da fazenda vão parar nos palcos em "Cocoricó em uma Aventura". O espetáculo, que estréia neste sábado (13) no Teatro Shopping Frei Caneca,
tem o elenco original do programa da TV Cultura, ou seja, os mesmos bonecos e manipulares.
A história mostra a turminha diante de um mistério: um objeto estranho visto no céu em Cocorilândia. Em torno deste enigma gira a trama e conversas entre Lilica, Astolfo, Zazá e o
resto da turma. Júlio e sua turma estréiam aventura no teatro.
O programa da TV Cultura surgiu 1996 e tem como protagonista o garotinho Júlio, de oito
anos, que mora com os avós da fazenda e convive com os bichos que moram lá. Neste ano o
programa estreou nova temporada e teve como novidade a entrada de celulares, computadores e outras tecnologias no universo da fazenda.

Texto II
13/06/2008

Júlio e seus amigos ganham aventuras em livros da "Turma do Cocoricó"
Da Redação
Muitas brincadeiras e comidas gostosas agitam as aventuras de Júlio e seus amigos em "O
Piquenique", um dos livrinhos da coleção da "Turma do Cocoricó". Os personagens da TV Cultura aparecem em história simples, com linguagem voltada para os leitores mais novinhos que estão aprendendo a ler. As ilustrações também são bastante atrativas e ocupam, com muita cor, toda a página.

27-Os dois textos apresentam informações sobre um famoso programa da TV Cultura, denominado “Turma do Cocoricó”, sendo que
A) o Texto I informa que o programa está sendo adaptado para teatro e o Texto II informa que o
programa está sendo adaptado para livro.
B) o Texto I informa que o programa está sendo adaptado para livro e o Texto II informa que o
programa está sendo adaptado para teatro.
C) os dois textos informam que o programa está sendo adaptado para livro.
D) os dois textos informam que o programa está sendo adaptado para teatro.

Cida Trindade - Professores Solidários

7 comentários:

  1. Amei encontrar este site.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar parabenizo pelo blog. Adoro visitar.mas,deixo uma sugestão.por que tu não postas também o gabarito das interpretações dos textosas vezes sinto dúvidas quanto as opções.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, professora Helena! Me chamo Denize e sou professora do ensino fundamental II. Por incontáveis vezes já utilizei atividades e ideias do seu blog. Acho-o maravilhoso e tenho-o registrado na minha lista de favoritos. Parabéns por ser tão competente e solidária em compartilhar suas atividades. Sucesso sempre!(Denize Nogueira (deniliteraria@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. olá professora parabéns!!! muito bom seu blog...

    entre no meu tbm Deusdeteee@gmail.com (Deusdete Fernandes)
    nao é sobre educação infantil mais abordo sempre sobre informatica e entre outros assuntos...

    abraços att..

    ResponderExcluir
  5. OLÁ. GOSTEI MUITO DE SUAS ATIVIDADES. ESTOU SEMPRE VISITANO. VISITE O MEU TAMBÉM:TIADUCARMO.BLOGSPOT.COM.tCHAU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que site maravilhoso, vcs são demais, não sabem como nós como vcs que não tem muito tempo para elaborar muitas provas é importante esses modelos de avaliações ou até mesmo ideias de como elaborar, muito obrigada! Profª Adriana-5°ano

      Excluir
  6. Preciso da resposta do texto floresta Amazônica.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!