Fiquei muito admirado quando um desconhecido falou minha língua.
__ Como é teu nome? – perguntou ele.
__ Tibicuera.
Começou, então, para mim uma nova vida. O homem desconhecido era o padre jesuíta José de Anchieta. Tinha vindo ao Brasil com o segundo governador geral, Duarte da Costa. Estávamos em 1554, na aldeia de Piratininga.
Morava Anchieta com outros padres numa pobre casinha de barro e paus, coberta de palha. Era ali que os jesuítas recebiam os índios e procuravam ensinar-lhes coisas úteis e belas. Essa casa tinha uma única sala, duns quatorze passos de comprimento por dez de largura. Servia ao mesmo tempo de escola, enfermaria, dormitório, cozinha, despensa e refeitório. Chegavam até ela índios de todas as tribos. Entravam desconfiados, ariscos, olhando para os lados. Anchieta recebia-os como um pai. E falava-lhe em Deus. No Deus único, que fez o mundo e que o governa.
Se aparecia algum índio doente, ele lhe dava remédio e conforto. Se surgiam entre os selvagens, brigas, questões, disputas, Anchieta resolvia tudo como o melhor e mais justo dos juízes.
Érico Veríssimo, As aventuras de Tibicuera, Editora Globo
1- Responda às perguntas com atenção:
a) Para quem começou uma vida nova?
b) Quem era o homem desconhecido?
c) Com quem veio ao Brasil?
d) Como morava Anchieta e com quem?
e) Quem os jesuítas recebiam e o que procuravam lhes ensinar?
f) De que servia a sala onde moravam Anchieta e os outros padres?
g) Como os índios chegavam?
h) Como Anchieta os recebia e de que lhes falava?
i) Que acontecia aos índios doentes?
j) Como Anchieta resolvia as brigas e questões entre os selvagens?
2- Retire do texto três:
Substantivos proprios:___________________________________
Substantivos comuns: _______________________________
Monossílabas: _________________________________________
Dissílabas: ___________________________________________
Trissílabas: _________________________________________
Polissílabas: ________________________________________
Oxítona: ___________________________________________
Paroxítona: ________________________________________
Ditongos: _______________________________________
Hiatos: __________________________________________
Dígrafos: __________________________________
Encontro consonantal: ________________________
3- Escreva as palavras do grupo em ordem alfabética:
a- ninho, camelo, razão, último, amor, sol, queijo, flauta, ensino, hoje, vagão, livro, dourar, jabuti: __________________________________________
b- ajuda, abraço, aumento, arco, água, ácido, aeróbica, alto, avião, americano, arvore, atleta, azedo:
______________________________
c- camelo, cauda, cabelo, capa, carne, cavalo, cão, caixa, coco, coelho, coalhada:
_______________________________
4- Escreva os substantivos abaixo no quadro correspondente:
Atlântico – Mariana – Paraguai – Roraima – bermuda – Diamantina – água – Urano – abelha – Nilo – espada – rua – chuva – verão – bola – globo – Belém – Marajó – pessoa – Pedro – Bahia Carlos – sapato – amor
Substantivos comuns _________________________ ______________________________ ___________________________ ________________________ | Substantivos próprios __________________________ __________________________ ________________________ ____________________________ |
5- Identifique as palavras abaixo numerando-as:
1- transportar 2- monstro 3- constituir 4- instrumento 5- transparente 6- inscrever
( ) monstruoso ( )constituição ( )transporte ( )transparecer ( )transparência
( )instrumental ( )inscrição ( )constituinte ( ) monstruosidade
6- Ditado:
Bom dia,Prof. Helena!
ResponderExcluirA interdiciplinaridade no meu ponto de vista ficou perfeita principalmente para as avaliações de Junho.
aamu.2002@yahoo.com
Olá
ResponderExcluirQue bom que você gostou e foi útil. Fico feliz quando recebo retorno de vocês que passam pelo blog. Utilize-o sempre que precisar!
Abraços
ola profª Helena...vou usar essa avaliaçao nas minhas turmas de 5° ano....obg
ResponderExcluirprof. helena ajudou muitooo!
ResponderExcluirBoa tarde, você tem o gabarito dos exercícios.
ResponderExcluirSou mãe, e não me recordo de tudo., rsrss
Obrigada
Boa noite noite professora.
ResponderExcluirExcelente!!!
Trabalhando Período Colonial com meu 5º ano, será de grande valia!!!
Parabéns <3
Tem essa atividade respondida?
ResponderExcluir