Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sábado, 4 de junho de 2011

Meu amigo Anchieta


Fiquei muito admirado quando um desconhecido falou minha língua.
__ Como é teu nome? – perguntou ele.
__ Tibicuera.
Começou, então, para mim uma nova vida. O homem desconhecido era o padre jesuíta José de Anchieta. Tinha vindo ao Brasil com o segundo governador geral, Duarte da Costa. Estávamos em 1554, na aldeia de Piratininga.
Morava Anchieta com outros padres numa pobre casinha de barro e paus, coberta de palha. Era ali que os jesuítas recebiam os índios e procuravam ensinar-lhes coisas úteis e belas. Essa casa tinha uma única sala, duns quatorze passos de comprimento por dez de largura. Servia ao mesmo tempo de escola, enfermaria, dormitório, cozinha, despensa e refeitório. Chegavam até ela índios de todas as tribos. Entravam desconfiados, ariscos, olhando para os lados. Anchieta recebia-os como um pai. E falava-lhe em Deus. No Deus único, que fez o mundo e que o governa.
Se aparecia algum índio doente, ele lhe dava remédio e conforto. Se surgiam entre os selvagens, brigas, questões, disputas, Anchieta resolvia tudo como o melhor e mais justo dos juízes.

Érico Veríssimo, As aventuras de Tibicuera, Editora Globo

1-    Responda às perguntas com atenção:

a)    Para quem começou uma vida nova?

b)    Quem era o homem desconhecido?

c)    Com quem veio ao Brasil?

d)    Como morava Anchieta e com quem?

e)    Quem os jesuítas recebiam e o que procuravam lhes ensinar?

f)     De que servia a sala onde moravam Anchieta e os outros padres?

g)    Como os índios chegavam?

h)    Como Anchieta os recebia e de que lhes falava?

i)     Que acontecia aos índios doentes?

j)     Como Anchieta resolvia as brigas e questões entre os selvagens?

2-    Retire do texto três:
Substantivos proprios:___________________________________
Substantivos comuns: _______________________________
Monossílabas: _________________________________________
Dissílabas: ___________________________________________
Trissílabas: _________________________________________
Polissílabas: ________________________________________
Oxítona: ___________________________________________
Paroxítona: ________________________________________
Ditongos: _______________________________________
Hiatos: __________________________________________
Dígrafos: __________________________________
Encontro consonantal: ________________________


3-    Escreva as palavras do grupo em ordem alfabética:
a-    ninho, camelo, razão, último, amor, sol, queijo, flauta, ensino, hoje, vagão, livro, dourar, jabuti: __________________________________________
b-    ajuda, abraço, aumento, arco, água, ácido, aeróbica, alto, avião, americano, arvore, atleta, azedo:
______________________________
c-    camelo, cauda, cabelo, capa, carne, cavalo, cão, caixa, coco, coelho, coalhada:
         _______________________________

4-    Escreva os substantivos abaixo no quadro correspondente:
Atlântico – Mariana – Paraguai – Roraima – bermuda – Diamantina – água – Urano – abelha – Nilo – espada – rua – chuva – verão – bola – globo – Belém – Marajó – pessoa – Pedro – Bahia Carlos – sapato – amor
Substantivos comuns
_________________________
______________________________
___________________________
________________________
Substantivos próprios
__________________________
__________________________
________________________
____________________________

5-    Identifique as palavras abaixo numerando-as:
1- transportar 2- monstro 3- constituir 4- instrumento 5- transparente 6- inscrever
(  ) monstruoso (  )constituição (  )transporte (  )transparecer (  )transparência
(  )instrumental (  )inscrição ( )constituinte (  ) monstruosidade

6-    Ditado:

Professores Solidários - Alexandra

6 comentários:

  1. Bom dia,Prof. Helena!
    A interdiciplinaridade no meu ponto de vista ficou perfeita principalmente para as avaliações de Junho.
    aamu.2002@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Que bom que você gostou e foi útil. Fico feliz quando recebo retorno de vocês que passam pelo blog. Utilize-o sempre que precisar!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. ola profª Helena...vou usar essa avaliaçao nas minhas turmas de 5° ano....obg

    ResponderExcluir
  4. prof. helena ajudou muitooo!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, você tem o gabarito dos exercícios.
    Sou mãe, e não me recordo de tudo., rsrss
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Boa noite noite professora.
    Excelente!!!
    Trabalhando Período Colonial com meu 5º ano, será de grande valia!!!
    Parabéns <3

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!