1- Leia o texto com atenção!
— O que você está fazendo, Guga? - perguntava a vovó de vez em quando.
__ Estou fazendo ecologia. - respondia a menina.
__ E você sabe o que é ecologia?
__ Sei, sim. Meu pai me ensinou. A gente deve cuidar das plantas e dos animais. Senão, o mundo pode acabar
__ Ah, sim? E você está cuidando do quê?
__ Estou afofando a terra pra ajudar as minhocas. A senhora não sabe que as minhocas arejam a terra e também adubam a terra? Depois, vou plantar umas sementes. E, depois-depois, vou regar as sementes todos os dias.
E continuava a cutucar a terra.
Um dia descobriu uma coisa muito esquisita. Ao revolver o terreno junto de uma grande árvore, encontrou um objeto que parecia ser um ovo. Retirou toda a terra em volta daquela coisa e, de fato, viu que era mesmo um ovo. Mas era um ovo enorme, maior que uma dúzia, duas dúzias de ovos de galinha juntos. Tinha mais ou menos o tamanho de urna pequena melancia.
__ Que é isso, Guga? - quis saber a vovó.
__ Acho que é um ovo.
__ Será ovo de avestruz, de ema?
__ Isso não sei. Mas que é ovo, é. Por isso, vou chocar o ovo. Assim a gente fica sabendo de que bicho é o meu ovo. - respondeu a menina.
__ Chocar, Guga? Você disse chocar?! - exclamou a vovó.
__ Isso mesmo: chocar. Que é que tem? Se o ovo fosse pequeno, eu pedia pra uma galinha chocar. Mas, como ele é grande, eu mesma choco.
__ Nunca vi uma coisa dessa: uma menina chocando um ovo!
Vovó achou graça, mas deixou a Guga fazer o que queria. E, assim, a
menina estudava suas lições, lia livros e brincava com as bonecas sempre
sentadinha sobre o ovo. Só largava o ovo nas horas de comer e de dormir.
Mesmo assim, quando tinha de abandonar o ovo, cobria-o com seu cobertor.
menina estudava suas lições, lia livros e brincava com as bonecas sempre
sentadinha sobre o ovo. Só largava o ovo nas horas de comer e de dormir.
Mesmo assim, quando tinha de abandonar o ovo, cobria-o com seu cobertor.
Nasceu alguma coisa? Não, não nasceu nada. Pelo menos durante aqueles quinze dias de férias, não nasceu nem um pintinho.
__ Guga, você não vai mais afofar a terra para as minhocas? Elas devem estar sentindo falta...- dizia a vovó.
__ Agora não posso. As minhocas podem esperar mais um pouco. Estou chocando o meu ovo - respondia a Guga muito séria.
__ Então, você deixou de ser ecologista?
__ Não, vovó. Agora estou ajudando um bicho a nascer. Estou sendo ecologistíssima! - E repetiu, soletrando: E-co-lo-gis-tís-si-ma.
Mário Donato
O ovo da Guga
Livraria Pioneira Editora, São Paulo
2- Leia as frases, e em seguida marque o sinônimo da palavra em destaque:
a) Meu quarto é bem arejado.
Arejar é o mesmo que: ( )mofar ( ) fechar ( ) ventilar
b) A menina revolvia a terra. ( ) cavar ( ) entupia ( ) tampava
3- Responda de acordo com o texto:
a- O que Guga gostava de fazer quando estava no sítio da vovó?
b- O que Guga respondia quando a vovó lhe perguntava o que estava fazendo?
c- O que o pai ensinou à menina sobre ecologia?
c- O que Guga falou para a vovó sobre a utilidade das minhocas?
d- O que Guga encontrou enterrado junto a uma grande árvore?
e- O que Guga resolveu fazer com o ovo?
f- Por que Guga não deixou de ser ecologista quando parou de afofar a terra para as minhocas?
h- O que você achou da Guga?
i- Dia 05 de junho, é dia do meio ambiente. Devemos seguir o exemplo da Guga e cuidar do meio ambiente. O que você pode fazer para cuidar do meio ambiente?
4- Complete as frases com por que, porque, por quê ou porquê:
a- Marina esta chorando. Posso saber _______________________?
b- ________________ você chegou atrasado hoje?
c- Estou alegre ____________________ hoje vou ao circo.
d- Qual será o __________________ daquela confusão.
e- Sua mãe não deixou você ir ao cinema _________________?
f- ___________________ Júlia está tão contente?
g- Bruna não foi a escola ___________________ está doente.
h- ________________ as folhas das árvores estão caindo?
5- Pontue o texto e organize-o usando letras maiúsculas quando necessário:
Pedro ouviu alguém chama-lo/ pedro pedro / pedro perguntou/ quem é/ é luiz seu vizinho/trouxe um presente para você /o menino abriu a porta e exclamou/que lindo cachorrinho
6- Acentue corretamente as palavras:
Parabens – plastico – buque – memoria – geleia – infancia - transito – jacaranda – obediencia – virus – organico – fregues – esquimo – relampago – estomago – tunel
7- Numere de acordo:
1- vantagem ( ) decidiu
2- sugerir ( ) privilégio
3-encontrado ( ) propor
4- resolveu ( ) achado
8- Dê o antônimo das palavras;
Quem não arruma, _________________. Quem não é mal é ________________.
9- Escreva se é substantivo próprio ou comum:
Europa: _____________ Letícia: _______________ menina: _______________
cachorro:_____________ Brasil: ______________ Rex: __________________
10- Escreva se é substantivo simples ou composto:
Passatempo: ____________ guarda – sol: ___________ flor: _______________
Beija-flor: ____________sobremesa: ____________ porta-retrato: ______
11- Escreva 3 substantivos derivados para:
Chuva: _____________________________________
Livro: ______________________________________
Papel: ________________________________________
12- Dê o substantivo primitivo para os seguintes derivados:
Terremoto: _________ jardinagem: ____________ roseira: _________________
Chaveiro: ___________ maremoto: ____________ jornalista: _______________
13- Escreva os substantivos nos quadros correspondentes:
Agradecimento – tênis – telefone – ansiedade – pobreza – pião – bondade – coragem – alegria – tristeza – folha – lápis – bolsa – caderno – navio – inocência – inteligência – raiva – saudade – escola – computador – desconfiança – casamento.
ABSTRATO CONCRETO
Professores Solidários - Alexandra
As respostas na questão 4 .
ResponderExcluir