Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 8 de março de 2011

Por que o linguado é um peixe tão fininho?

Há muito tempo, vivia no oceano um peixinho que adorava fazer perguntas: “Será que existe alguma coisa além do mar e dos peixes? De que tamanho é o oceano. De onde vem toda essa água?”.
            Os outros peixes ficavam tão atrapalhados com tantas perguntas. Mas, um dia, o peixinho encontrou um peixe sábio:
            – O oceano é IMENSO! – ele contou. – Mas também existem rios e riachos, onde se pode ver as duas margens ao mesmo tempo. No oceano, isso é impossível... A água dos rios vem do céu e da terra. A que vem da terra brota das fontes. É uma coisa incrível!
            Desde esse dia, o peixinho cismou que queria ver uma fonte.
            Os outros peixinhos zombavam dele:
            – Você é doido, nunca vai conseguir chegar lá. A água dos rios não tem sal, você vai morrer se tentar.
            Mas o nosso peixinho era teimoso e curioso. Ele nadou, nadou, atravessando o oceano. A viagem durou tanto tempo que ele foi crescendo e ficando mais gorducho!
            Um dia, ele pediu a um cardume de salmões que passava que lhe explicasse como encontrar o caminho da fonte.
            – Basta seguir a gente! – responderam os salmões.
Nadar contra a correnteza não é nada fácil. É preciso lutar contra a força das águas. Felizmente, os salmões encontraram um lugar para ele no elevador de peixes. Mesmo assim, parecia que a viagem nunca ia acabar. O peixinho fazia bolhas e pensava: “Essa água aqui é muito sem graça, não tem sal! Não faz mal, estou chegando perto e daqui a pouco vou ver a fonte”.
De repente, ele pulou de alegria. Acabava de ver as duas margens ao mesmo tempo.
– O peixe sábio tinha razão! – ele disse
Então ele encontrou uma truta e perguntou a ela:
– O que é aquilo na margem do rio?
– Preste atenção. É um pescador. Tome cuidado com o seu anzol. Se ele fisgar você, adeus fonte...
O peixinho se desviou e seguiu o seu caminho.
À medida que ele continuava seu caminho, o rio ia ficando mais estreito e mais raso. Logo sua barriga estava raspando nas pedras do fundo.
– Deve estar quase chegando! – ele pensou.
Então, para não raspar no fundo, o peixinho encolheu a barriga, se esticou e foi ficando tão fino quanto conseguiu. Passou até vários dias sem comer. Queria ficar cada vez mais achatado.
E foi assim que o peixinho gorducho ficou...bem fininho. E conseguiu, enfim, chegar ao lugar maravilhoso onde a água brota da terra como se fosse uma flor.
Desde esse dia, mesmo comendo muito, o nosso peixinho nunca mais engordou.
Dizem que foi buscando a fonte que o linguado se tornou um peixe bem achatado e fininho!

Tira-dúvidas:
Cardume: Bando de peixes

Françoise Bobe. Histórias para devorar. São Paulo: Salamandra,2000,

Responda com atenção:

1- O personagem principal da história é um peixe curioso? Explique.

Sim, o personagem principal, o linguado, era um peixinho que vivia fazendo perguntas; quer queria saber de tudo, sendo considerado curioso.
2- Numere os acontecimentos na ordem em que ocorreram.

(  1  ) O peixinho curioso fazia muitas perguntas aos outros peixes.

(  4  ) Em sua viagem, recebeu ajuda de um cardume de salmões.

(  3  ) O peixinho saiu à procura da fonte.

(  5  ) Chegou a um rio e encontrou a fonte.

(  2  ) Um peixe sábio contou que existem rios, riachos e fontes.

3- Assinale as principais características do peixinho linguado:

(  x ) persistente                          (   x ) curioso           (    ) medroso
(    ) calado                                   (  x  ) gordo             (    ) chorão
(    ) tímido                                   (  x  ) fino  
(Professor (a), no caso das opções GORDO e FINO, os alunos podem considerar os dois, uma vez que, na história, há mudança física desse personagem.)


4- No início do conto, o peixinho é fisicamente de um jeito e, no final, ele é de outro jeito.

a) Faça uma ilustração do peixinho nos dois momentos da história.
                    

No início
 RESPOSTA PESSOAL (É preciso que o peixe representado aqui seja mais gordo e maior que o peixe representado no próximo quadro.)
                                               

No final
RESPOSTA PESSOAL (É preciso que o peixe representado aqui seja mais fino e maior que o peixe representado no quadro anterior.)
b) Explique por que o peixinho mudou sua forma física, segundo a versão dessa história.

Segundo as informações contidas na história, o peixinho mudou sua forma física para que sua barriga não encostasse no fundo do riacho, no caminho para a fonte. As águas do riacho eram muito rasas e o peixinho foi encolhendo a barriga e se esticando para não deixar a barriga tocar no fun

6- Veja os personagens que aparecem no conto:

a) Pinte de azul o peixe que é curioso.

b) Pinte de amarelo os personagens que zombaram do peixinho curioso.

c) Pinte de vermelho o personagem que respondeu as perguntas do peixinho curioso.

d) Pinte de laranja os personagens que ajudaram o peixinho curioso durante sua viagem.

e) Marque um X junto ao personagem que alertou o peixinho curioso sobre o pescador.

7- Escreva a(s) letra(s) correspondente(s) ao tipo de pontuação usado na frase.

I     Interrogação

E     Exclamação

F      Ponto final

T       Travessão

D       Dois pontos

V      Vírgula

 
               – O oceano é imenso!  T / E

                De onde vem toda essa água? I

                Mas o nosso peixinho era teimoso e curioso. F
                Mas, um dia, o peixinho, encontrou um peixe sábio: V / D

                  De repente, ele pulou de alegria. V/ F
                   – O peixe sábio tinha razão! T / E

8- Complete as frases com as palavras do quadro:
curioso – furiosos – grande - magro – fonte
bonito – gostaram - fino - peixes
a) Dizem que os outros PEIXES ficaram FURIOSOS com a partida do peixinho.

b) O peixinho CURIOSO queria conhecer a FONTE.

c) O oceano é muito GRANDE e BONITO.

d) O peixinho passou a ser MAGRO e FINO. (Professor(a), o adjetivo bonito também pode ser aceito aqui. No entanto, não haveria outro adjetivo para inserir na descrição do oceano.)

e) Os peixes não GOSTARAM da partida do peixinho.



9- Imagine a seguinte situação:

Clara não arrumou a sua cama e a sua mãe, ao passar no corredor em frente ao quarto de Clara, observa que a cama está toda bagunçada. Ela diz,com cara séria:

            – Clara, você NÃO arrumou a sua cama? Não acredito!!

Nesse caso, a frase interrogativa nos faz ler o trecho como se estivéssemos perguntando. No entanto, podemos afirmar que esta frase interrogativa contém mesmo uma pergunta?
Você acha que a mãe faz a pergunta porque não sabe mesmo se Clara arrumou a cama? Explique sua resposta.

Espera-se que as crianças expliquem que, apesar de haver uma pergunta, indicada pela marca da interrogação, a frase mostra mesmo é um protesto da mãe. Ela se mostra surpresa e indignada pela atitude de Clara.
 Atividade enviada por Elci Castro.

Um comentário:

  1. Grande postagem eu fico muito agradecido quando eu era criança e ainda suo criança eu fiz também um blog mas já não escrevi mada e sua exselencia tem de escraver vai num grande passo que pode ganhar muito dinheiro se vierem anumcios a sua prcura desculpe pelos erros suo criança não CR7 esse sim é rico mas poderá segar la obrigado

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!