Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Dicionáro - Ordem Alfabética

1. Coloque as palavras de cada grupo em ordem alfabética:
I.     livro   dado   rua  Carlos   violão
 ______________________________________________

II.   baleia   ilha   Marcelo   peteca   unha
________________________________________________

III.  salada   xarope   escova   Fábio   galo
________________________________________________

IV.   zebra   Thales   amarelo   quiabo   navio
________________________________________________

V.    panela   pipoca   pudim   pente   pomada
________________________________________________

VI.   clero   clone   classe   clima   clube
_________________________________________________

2. Em cada grupo de palavras, há uma que não está corretamente colocada na ordem alfabética. Sublinhe-a usando lápis verde.

a. elefante – fazenda – jardim – grama – herói – infantil

b. loja – mercadoria – restaurante – teatro – cinema – urso

3. Escreva V para verdadeiro ou F para falso:
         No dicionário:    a. Disfarce vem depois de distraído. ( )
      b. Pastel vem antes de pássaro. ( )
      c. Grade vem depois de grande. ( )
      d. Pedreiro vem depois de pedra. ( )

4. Assinale as palavras que se encaixam entre leilão e lente:

( ) lei ( ) lençol ( ) lento ( ) leque ( ) ler ( ) leite ( ) lenda ( ) lenha ( ) lembrar ( ) leve

5. João estava em dúvida quanto à grafia da palavra “caridosa”. Não se lembrava se escrevia com “s” ou “z”. Decidiu procurar no dicionário, mas não encontrou.
Explique por que ele não a encontrou.
_______________________________________________________

Os exercícios abaixo se referem à variedade de significações que uma palavra pode ter.
 Use o dicionário para realizá-los.

6. Observe os significados da palavra planta e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.


a. O prego entrou na planta do meu pé.
b. D.Joana rega a planta todo dia. 
 c. A planta da casa foi feita pelo engenheiro.
d. O homem planta a árvore no quintal.
 e. A menina planta-se na porta esperando o namorado.
 ( ) vegetal
 ( ) plano detalhado de imóvel
 ( ) coloca-se
 ( ) parte do pé que assenta no chão
 ( ) fincar na terra


7. Observe os significados da palavra bater e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.


      a. Frederico bateu as botas.
      b. De manhã, o menino batia o queixo.
      c. O sol bate nesta sala.
      d. A mulher bateu toda a roupa.
( ) lavar dando pancadas
( ) iluminar
( ) morrer
( ) tremer

39 comentários:

  1. Olá! Feliz Dia das Mulheres! Tem "Selinho" no meu blog pra você. Vai lá e trás pra cá! Bjka

    Eleúzia
    http://varaldeatividades.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. nossa adoreiii essa atividade!!! parabéns

    ResponderExcluir
  3. Adorei o se blog! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  4. Profª Helena suas atividades são excelentes! Parabéns!!! Vou usá-las nas muinhas aulas

    ResponderExcluir
  5. adorei seu blog...sou professora do 4ºe5º ano e vou usar essas atividades....são otimas.

    ResponderExcluir
  6. Suas atividades são excelentes e vou usar para minha turma do 3 ano também. beijos.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelas atividades e obrigada pela ajuda!!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabens adorei as atividades continua fazendo esse bem para podermos trocar informações

    obrigada querida amiga!

    bjsssssssss!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei do trabalho. Era o que estava procurando. Valeu a ajuda!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Professora!
    Peguei os seus exercícios que achei o máximo para meu filho fazer. Só que ao chegar no exercício número 5.Ele ficou com duvida e eu não soube explicar.será que a Senhora teria as respostas ou poderia me auxiliar?!?
    Obrigada desde já!
    bjs

    Ex.:
    5. João estava em dúvida quanto à grafia da palavra “caridosa”. Não se lembrava se escrevia com “s” ou “z”. Decidiu procurar no dicionário, mas não encontrou.
    Explique por que ele não a encontrou.

    ResponderExcluir
  11. Kizzi, ele não encontrou no dicionário porque procurou caridosa com z. Ele foi ao lugar errado no dicionário. Esta seria a resposta. Abraços, querida!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. wtf ? fuk you --> .|. <---

      Excluir
    2. poderia responder a pergunta
      Assinale as palavras que se encaixam entre leilão e lente:




      ( ) lei ( ) lençol ( ) lento ( ) leque ( ) ler ( ) leite ( ) lenda ( ) lenha ( ) lembrar ( ) leve

      Excluir
    3. por favor poderia responder todas as perguntas meu filho está pesquisando isso não acho em lugar algum

      Excluir
  12. É um blog bom digamos muito bom voi o que escreveo CR7 se quer saber lese Cristiamo Romaldo desculpe pelos erros estou muito abresado obrigado
    Eu não so robô isto é brircadeiro não e CR7

    ResponderExcluir
  13. Excelente! Parabéns! me ajudou de mais.

    ResponderExcluir
  14. Me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Profª Sua atividade foi muito bem elaborada. Nota 10

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns!! Excelente trabalho e ainda por cima, uma ação multiplicadora,com certeza tem auxiliado muitos professores!!!

    ResponderExcluir
  18. Era para ter sucesso reposta das perguntas pra ajudar mas as crianças. .pra gente revela juntos pra ver as respostas dos filhos

    ResponderExcluir
  19. Adorei as atividades! Poderia disponibilizar o gabarito. Estou recorrendo a internet para elaborar atividades para minha filha, já que as aulas estão suspensas
    Grata

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!