Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Casamento no fundo do mar

Miss Fundo do Mar”, linda “Tainha das Ondas” que vencera um concurso de beleza, ia se casar com Sr. Badejo, e milhares de peixes foram cumprimentá-la.
Como era bonito o palácio da noiva no fundo do mar! Todo feito de conchas, cada qual de uma cor e com uma perola dentro. Os peixes iam e vinham, admirandos os tesouros lá guardados: diamantes, ouro, esmeraldas, espelhos, mil coisas lindas que haviam caído no mar. Até uma porção de aparelhos de televisão eles encontraram em navio afundado, imaginem! O Espadarte, que era muito amigo de “Miss Fundo do Mar”, lá estava com o seu bico fino e comprido, que tanto medo fazia aos outros peixes. Ema comissão de camarões vermelhinhos conversava alegremente com algumas ostras.
– Então, minha senhora – dizia um deles – Como vamos de saúde? Tem fabricado muitas perolas?
– Só uma cor de rosa, senhor camarãozinho.
– Que linda concha a sua, senhorita ostra – dizia outro.
– Bondade sua. O senhor é que está muito charmoso assim com as barbinhas frisadas.
O peixe elétrico dava choque para divertiras as sardinhas, que quase morriam de tanto rir.
“Histórias do Fundo do Mar”!
Lúcia Machado de Almeida – Editora Melhoramentos


Entendimento do texto
1 – Responda:
a) Quem ia casar-se?
b) Que qualidade ela possuía?
c) Com que ela ia casar-se?
d) Onde ficava o palácio da noiva?
e) Descreva o palácio.

4 – Marque com um X o certo:
Os peixes mostravam-se admirados diante:
(    ) da beleza de “Tainha das ondas”
(     ) da riqueza guardada no palácio.
(     ) dos objetos caídos no mar.
5 – Marque V para verdadeiro ou F para falso:
Os tesouros acumulados no palácio eram:


(      ) presentes oferecidos à noiva.
(      ) objetos caídos no mar.
(      ) retirados de navios afundados.
(      ) riquezas próprias do mar.


6 – Que possuía o Espadarte que fazia medo aos outros peixes?
7 – Assinale a ficha da resposta certa:
A conversa entre os camarões e as ostras mostra que eles eram:
curiosos

bons

indiscretos

educados

mal-educados
8 – Como o peixe elétrico divertia as sardinhas?
ATIVIDADES
1 – Substitua a palavra assinalada por uma palavra de sentido oposto:
a)     O Espadarte tem um bico fino e comprido.
       O Espadarte não tem um bico                                  e                                                         .
b)     Isso é bondade.
       Isso é                                                                            .
c)     Eles conversaram alegremente.
       Eles conversaram                                                                                                      .
2 – Retire do texto palavras que dão qualidades a:


concha
bico
barbinhas


3 – Observe:
Eu ganhei uma pérola. Eu ganhei pérola preciosa.
Copie a frase, acrescentando uma qualidade:
a) Os peixes foram cumprimentar a noiva.
b) O palácio da noiva era enfeitado de espelhos.
c) No palácio da noiva havia um tesouro.
4 – Separe em silaba e classifique quanto à silaba tônica:


caído
elétrico
comissão
até
porção
saúde
está
camarões
5 – Faça como o modelo:
Eu comi um camarãozinho gostoso. Nós comemos uns camarõezinhos gostosos.
a) Eu vi um leãozinho bravo.
b) Eu perdi um aviãozinho vermelho.
6 – Complete com X as palavras abaixo:
pei___e
abai___o
fei___e
___ará
li___o
li___eiro
lu___o
pei___inhos
amei___a
amei___eira
___adrez
ro___xo
___arope
lu___uoso
pei___ada
pei___eiro
cai___ote
cai___otinho
me___edor
li___a
lu___ento
pei___aria
en___ada
___ícara
dei___ar
me___er
pu___ão
li___ar


7 – Coloque as palavras em ordem alfabética:
tesouros – televisão – camarões – algumas – saúde – ostra – elétrico – concurso – afundado – diamantes – choque – fino – divertir – sardinhas – palácio – pérola – fundo – peixes.

Um comentário:

  1. Nossa que delícia de atividade, super criativa, vou fazer com a minha turma.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!