Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 8 de março de 2011

O Povo Brasileiro

         O povo brasileiro descende de uma mistura de raças. Colonizadores portugueses, nativos e escravos africanos constituíram nossa base racial. Participaram da formação do povo brasileiro: os brancos vindos da Europa; os negros trazidos da África para o trabalho escravo e os indígenas nascidos no Brasil.
          Os índios brasileiros não são todos iguais. Ao contrário, existe uma incrível variedade de tradições, idiomas, manifestações artísticas e modos de vida. O que não muda é o respeito pela natureza que todos eles têm. Afinal é dela que eles dependem para viver: onde caçam, pescam coletam frutos e raízes. Atualmente, há cerca de 300 mil índios no Brasil e estes possuem uma cultura bastante diferente da nossa, sejam eles caiapó, xavante ou tupi, algumas das 210 nações indígenas brasileiras, no qual 53 desses grupos vivem isolados quase como nos tempos da pré-história.
Os nativos brasileiros vivem em 565 áreas espalhadas por todos os estados, com exceção do Piauí e do Rio Grande do Norte. A maior parte das terras e da população está na Amazônia, onde a natureza está sempre presente na vida dos índios, e a água e a terra têm um significado especial, pois pertencem a todos da tribo.
Desde 1988, a Constituição garante o direito dos índios às terras de seus antepassados e diversas áreas vêm sendo demarcadas.  Demarcar significa colocar limites para que não haja dúvidas de que aquela terra já tem dono. Em 1910, o governo criou o Serviço de Proteção aos Índios para garanti a posse das terras e em 1967, foi criada a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para prestar assistência médica e educacional ao povo.


Compreensão do texto:
1.    Qual o título do texto?

2.    Pesquise no texto e responda:
a) Quais as principais diferenças entre os povos indígenas?
b) Por que os índios valorizam tanto a natureza?
c) O que você entende da frase “O povo brasileiro descende de uma mistura de raças”.
Conteúdo gramatical:
3.    Coloque as palavras abaixo em ordem alfabética.
nativos – cultura – natureza – grupos – Brasil - Nações – colonizadores –portugueses - Negros – indígenas – Amazônia - descende
1--------------------        2----------------------        3---------------------       4----------------------
5--------------------       6----------------------       7---------------------       8----------------------
9-------------------      10---------------------      11--------------------       12---------------------
4.    Circule no texto os artigos definidos e sublinhe os artigos que sejam indefinidos.

5.    Retire do texto os nomes próprios:

6.    Passe as palavras abaixo do plural para singular:
Nativos –
Iguais –
Tradições –
Índios –
Homens –
7.    Organize em colunas as palavras acentuadas e com sinal gráfico:

Acento Agudo
Acento Circunflexo
Til




8.    Passe as frases para o feminino:
a) Os nativos brasileiros não são todos iguais.
b) Para os índios a terra é especial.
c) O Brasil descente da mistura de raças: índios, brancos e negros.
9.    Organize as palavras abaixo de acordo com o grau :

Aumentativo
Diminutivo



 presente
peixe
povo
faca
tesoura
10. Complete as frases com os pronomes adequados: eu – ele / ela – nós – eles.
a)    --------------- somos o resultado da mistura de raças
b)    Os portugueses vieram da Europa. ------------só queriam explorar nossas riquezas.
c)    --------sou defensor da natureza, pois sem --------a vida acaba.
d)    Tiradentes lutou pra livrar o Brasil dos portugueses. ---------é um heroi nacional.
11.Complete o quadro com os verbos que faltam :

Presente
Passado
Futuro
caçam




cantarão

lutou
protegerão



estuda



cuidou

pescam




11. Retire do texto 3 palavras.
Monossílabas:------------------------------,------------------------,-----------------
Dissílabas:--------------------------------,-------------------------,-------------------
Trissílabas:----------------------------,------------------------------,-------------------
Polissílabas:------------------------,------------------------------,-------------------
12. Circule os encontros de vogais das palavras abaixo e passe dois traços nos encontros de consoantes:

Brasil    -    iguais   -    incrível   -   tradições -   brasileiro -   tradições  - frutos
Piauí   -   Constituição
Atividade enviada por Cris Santos para Professores Solidários.

19 comentários:

  1. Profª Helena, parabéns! Achei ótima está atividade e algumas outras que tive a oportunidade de olhar tb.
    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bom, procurei + ou - 20 min na net e não achei nada só aqui obrigado!!!
    Abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FOI FOI...MAIS QUE BOM QUE VC COMSIGIL NE????

      Excluir
  3. Professora Helena, gostei muito do blog. Precisei pesquisar sobre esta questão dos índios para minha neta que está cursando a 5ª série e adorei, pois foi colocada de maneira simples para o entendimento da mesma.
    Obrigada!
    Tânia Luzia

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS PELA CAPACIDADE DE TRANSMITIR CONTEÚDOS DE MODO TÃO CLARO E OBJETIVO.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do tipo de atividade da para explora bastante.

    ResponderExcluir
  6. adorei as atividades, me ajudaram muito.

    ResponderExcluir
  7. sou do 5 ANO VC ACHA UM BOM TRABALHO

    ResponderExcluir
  8. parabéns gostei obrigada!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns. o texto está bem objetivo e de fácil entendimento,e suas atividades foram bem exploradas, não só pela interpretação textual, mas também pela gramatical. E vc tem razão ao se referir da dificuldade em se ter atividades propostas para esses anos de escolaridade quando o assunto é cultura indígena.

    ResponderExcluir
  10. Claudia Leão valeu prof. nossas ideias combinam

    ResponderExcluir
  11. Obrigada professora, sua atividade foi muito útil para mim.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada professora, sua atividade foi muito útil para mim.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!