O povo brasileiro descende de uma mistura de raças. Colonizadores portugueses, nativos e escravos africanos constituíram nossa base racial. Participaram da formação do povo brasileiro: os brancos vindos da Europa; os negros trazidos da África para o trabalho escravo e os indígenas nascidos no Brasil.
Os índios brasileiros não são todos iguais. Ao contrário, existe uma incrível variedade de tradições, idiomas, manifestações artísticas e modos de vida. O que não muda é o respeito pela natureza que todos eles têm. Afinal é dela que eles dependem para viver: onde caçam, pescam coletam frutos e raízes. Atualmente, há cerca de 300 mil índios no Brasil e estes possuem uma cultura bastante diferente da nossa, sejam eles caiapó, xavante ou tupi, algumas das 210 nações indígenas brasileiras, no qual 53 desses grupos vivem isolados quase como nos tempos da pré-história.
Os nativos brasileiros vivem em 565 áreas espalhadas por todos os estados, com exceção do Piauí e do Rio Grande do Norte. A maior parte das terras e da população está na Amazônia, onde a natureza está sempre presente na vida dos índios, e a água e a terra têm um significado especial, pois pertencem a todos da tribo.
Desde 1988, a Constituição garante o direito dos índios às terras de seus antepassados e diversas áreas vêm sendo demarcadas. Demarcar significa colocar limites para que não haja dúvidas de que aquela terra já tem dono. Em 1910, o governo criou o Serviço de Proteção aos Índios para garanti a posse das terras e em 1967, foi criada a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para prestar assistência médica e educacional ao povo.
Compreensão do texto:
1. Qual o título do texto?
2. Pesquise no texto e responda:
a) Quais as principais diferenças entre os povos indígenas?
b) Por que os índios valorizam tanto a natureza?
c) O que você entende da frase “O povo brasileiro descende de uma mistura de raças”.
Conteúdo gramatical:
3. Coloque as palavras abaixo em ordem alfabética.
nativos – cultura – natureza – grupos – Brasil - Nações – colonizadores –portugueses - Negros – indígenas – Amazônia - descende
1-------------------- 2---------------------- 3--------------------- 4----------------------
5-------------------- 6---------------------- 7--------------------- 8----------------------
9------------------- 10--------------------- 11-------------------- 12---------------------
4. Circule no texto os artigos definidos e sublinhe os artigos que sejam indefinidos.
5. Retire do texto os nomes próprios:
6. Passe as palavras abaixo do plural para singular:
Nativos –
Iguais –
Tradições –
Índios –
Homens –
7. Organize em colunas as palavras acentuadas e com sinal gráfico:
Acento Agudo | Acento Circunflexo | Til |
8. Passe as frases para o feminino:
a) Os nativos brasileiros não são todos iguais.
b) Para os índios a terra é especial.
c) O Brasil descente da mistura de raças: índios, brancos e negros.
9. Organize as palavras abaixo de acordo com o grau :
Aumentativo | Diminutivo |
presente
peixe
povo
faca
tesoura
10. Complete as frases com os pronomes adequados: eu – ele / ela – nós – eles.
a) --------------- somos o resultado da mistura de raças
b) Os portugueses vieram da Europa. ------------só queriam explorar nossas riquezas.
c) --------sou defensor da natureza, pois sem --------a vida acaba.
d) Tiradentes lutou pra livrar o Brasil dos portugueses. ---------é um heroi nacional.
11.Complete o quadro com os verbos que faltam :
Presente | Passado | Futuro |
caçam | ||
cantarão | ||
lutou | protegerão | |
estuda | ||
cuidou | ||
pescam |
11. Retire do texto 3 palavras.
Monossílabas:------------------------------,------------------------,-----------------
Dissílabas:--------------------------------,-------------------------,-------------------
Trissílabas:----------------------------,------------------------------,-------------------
Polissílabas:------------------------,------------------------------,-------------------
12. Circule os encontros de vogais das palavras abaixo e passe dois traços nos encontros de consoantes:
Brasil - iguais - incrível - tradições - brasileiro - tradições - frutos
Piauí - Constituição
Atividade enviada por Cris Santos para Professores Solidários.
Profª Helena, parabéns! Achei ótima está atividade e algumas outras que tive a oportunidade de olhar tb.
ResponderExcluirAbraço e sucesso!
.
ResponderExcluirAchei muito bom, procurei + ou - 20 min na net e não achei nada só aqui obrigado!!!
ResponderExcluirAbraço!!!!
FOI FOI...MAIS QUE BOM QUE VC COMSIGIL NE????
ExcluirProfessora Helena, gostei muito do blog. Precisei pesquisar sobre esta questão dos índios para minha neta que está cursando a 5ª série e adorei, pois foi colocada de maneira simples para o entendimento da mesma.
ResponderExcluirObrigada!
Tânia Luzia
Obrigado
ExcluirPARABÉNS PELA CAPACIDADE DE TRANSMITIR CONTEÚDOS DE MODO TÃO CLARO E OBJETIVO.
ResponderExcluirè muito bom E D+
ResponderExcluirGostei do tipo de atividade da para explora bastante.
ResponderExcluiradorei as atividades, me ajudaram muito.
ResponderExcluirsou do 5 ANO VC ACHA UM BOM TRABALHO
ResponderExcluirObrigada!!!! Fico muito feliz!!! Abraços
ResponderExcluirparabéns gostei obrigada!!!
ResponderExcluirParabéns. o texto está bem objetivo e de fácil entendimento,e suas atividades foram bem exploradas, não só pela interpretação textual, mas também pela gramatical. E vc tem razão ao se referir da dificuldade em se ter atividades propostas para esses anos de escolaridade quando o assunto é cultura indígena.
ResponderExcluirClaudia Leão valeu prof. nossas ideias combinam
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostaria de obter respostas
ResponderExcluirObrigada professora, sua atividade foi muito útil para mim.
ResponderExcluirObrigada professora, sua atividade foi muito útil para mim.
ResponderExcluir