Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Uma história eu vou contar

            Já fui cabo de vassoura. Sou cavalo-de-pau. Estive quase a ser lenha. Ou lixo, que ainda é mais triste. Sem falar no meu passado mais antigo, de quando fui árvore.
            Vida incerta é a de madeira, explorada e escravizada pelo bicho homem. Onde estivermos nós, subindo em árvore, com tronco, folha e ramos vários, lá chega o homem.
             E quando o homem chega, quase sempre “dá galho...” Feliz é a planta ou árvore carregada de frutos ou flores. Em geral é poupada, embora roubada nas flores e frutos... Mas, nos outros casos, machado e fogo nos perseguem... E nada podemos fazer. O bicho homem, que se intitula, vaidoso, de “homo sapiens”, palavras de uma língua esquecida, cuja tradução é “cara sabido”, é orgulhoso, convencido e, muitas vezes, cruel.
            Mas tem realmente, uma força contra a qual nada podemos. Até hoje não entendi bem esse estranho poder desse bicho terrível.

            (Orígenes Lessa, Napoleão em parada de Lucas – Aventuras de um ex-cabo de vassoura, 7ª ed., Edições de Ouro, 1970, p.13-14.).


      1. Responda:
a)    A opinião do cabo de vassoura a respeito do homem é que ele é explorador da natureza e muitas vezes cruel. Você concorda com a opinião dessa personagem? Por quê?

b)    O que o narrador-personagem já foi? E o que ele é agora?

c)    Qual é a opinião do autor sobre a vida de madeira?

d)    Qual é a opinião do narrador sobre o homem?

e)    Imagine que você pudesse conversar com esse cabo de vassoura. O que você diria a ele?

f)     O que você diria para defender o homem de tudo o que o cabo de vassoura falou a seu respeito?

2. Assinale um x na resposta certa:
a)    Os personagens que aparecem no texto são:
(   ) um cavalo-de-pau                         (   ) uma flor
(   ) o homem                                         (   ) um animal da floresta
(   ) um menino                                     (   ) uma lata de lixo

b)    Quem conta a história é:
(   ) narrador-personagem ( conta a história e faz parte dela)
(   ) narrador-observador ( conta a história e não participa dela)

c)    Este texto é narrado segundo a opinião do:
(    ) homem                               (   ) do cavalo-de-pau.

3. Escreva uma bonita frase exclamativa com o conjunto de palavras;
semente – árvore – madeira para fogueira
4. Marque a alternativa que contém o mesmo significado da frase em destaque;

            E quando o homem chegam, quase sempre “dá galho”...
(   ) Com a vinda do homem, quase sempre é chato.
(   ) Com a chegada do homem, quase sempre dá problema.
(   ) Com o aparecimento do homem, quase sempre vem boas novas.

5. Marque x na alternativa que destaca o antônimo das palavras destacadas:
a)    Vida certa é a de madeira.
(   ) falsa                                      (   ) incerta                            (   ) correta

b)    O bicho homem é humilde e, muitas vezes, bondoso.
(   ) malvado                   (   ) caridoso                         (   ) esperto

c)    E quando o homem chega quase sempre dá galho.
(   ) todas as vezes                    (   ) nunca                             (   ) de vez em quando

6. Imagine que você é uma árvore. O que faria para não virar lenha?
    Pense a respeito e escreva um pequeno texto falando sobre o assunto.

Atividade enviada por Olga Lúcia para Professores Solidários.

3 comentários:

  1. respostas do texto as aventuras de um ex cabo de vassoura

    ResponderExcluir
  2. Olá Helena, saudações! Leciono também no 4º e 5º ano, História e Geografia em ambos. Saberia me informar algum site, ou blog bacana contendo atividades e principalmente historinhas para eu contar? Queria explorar mais as historinhas pois tenho facilidade de criar e interpretar personagens, me falta só as histórias.

    ResponderExcluir
  3. Helena,gostaria que vc me indicasse alguns livros, para eu trabalhar história com os alunos de 5º ano!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!