Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sementinhas

            Era uma semente pequena mas a sua curiosidade era grande, e fazia perguntas e mais perguntas à sua companheira.
            - Eu fui trazida pelo vento…
            - Eu vim agarrada às patas de uma pomba branca.
            - De uma pomba branca? Pomba branca não quer dizer paz?
            - Quer dizer, sim. Foi ela que me trouxe.
            - E quando vamos ser árvores?
            - Não sei… Vamos crescer lentamente. Só anos depois seremos árvores!
Sidónio Muralha


Compreensão do texto. Responda no caderno.

1 – Por que é que a semente pequena era muito curiosa?

2 – Uma semente viajou no vento. Onde viajou a outra?

3 – Que significado tem a pomba branca para as duas sementinhas?

4 – Uma semente perguntou: - “Quando vamos ser árvores?” Como lhe respondeu a sua companheira?

5 – “A semente fez muitas perguntas”
            Reescreve a frase de acordo com as indicações:
            Tu, ontem, _____________________________
            Elas, amanhã, ___________________________
            Nós, hoje, ________________________________

6- Faça um diálogo entre duas árvores. No caderno.

7- Retire do texto:
a- Dois adjetivos
b- Dois substantivos comuns
c-  Uma frase interrogativa

8- Responda:
a-    Quantos parágrafos tem o texto?
b-    Qual é a palavra que termina o terceiro parágrafo?
c-   Qual é a palavra que inicia o sexto parágrafo?

Atividade enviada por Nara Beatriz para Professores Solidários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!