- “Papai, o que é um herói?
Eu pergunto porque tenho grande vontade
De ser herói também . . .
Será que posso ser herói sem entrar numa guerra?
Será que posso ser herói sem odiar os homens
E sem matar alguém?”
O homem que já sofrera as mais fundas angústias
E as mais feias misérias
Trabalhando a aridez de uma terra fecunda
Para que não faltasse o pão no pequenino lar;
O homem que as mais humildes ilusões perdera
No seu cotidiano e ingrato labutar;
Aquele homem, ao ouvir a pergunta do filho:
- “Papai, o que é um herói?”
Nada soube dizer, nada pôde explicar ...
Tomou de uma peneira
E cantando saiu, outra vez a semear!
(Judas Isgorogota)
1) Na segunda estrofe, o menino descreve um tipo de herói. Que herói é esse?
2) De acordo com o texto, que dificuldades o pai do menino enfrentou?
3) O trabalho do pai tem um objetivo. Retire do texto o verso que o apresenta.
4) O objetivo do herói descrito pelo menino e o objetivo do pai são semelhantes? Justifique sua resposta.
5) O pai respondeu à pergunta do filho? Justifique sua resposta.
6) Identifique o sujeito e o predicado das orações abaixo. Não se esqueça de nomear o tipo de sujeito e o tipo de predicado.
a) Aquele homem trabalha como lavrador.
b) Muitos heróis permaneceram pacíficos durante toda sua vida.
c) Homens e mulheres, crianças e jovens, realizam grandes ações no seu dia-a-dia.
d) Muitas pessoas andam assustadas com tanta violência.
Atividade enviada por Susana Felix para Professores Solidários.
Muito obrigado por este texto! Minha turma estava precisando muito.
ResponderExcluirManú
esse poema tem resposta
ResponderExcluirNão
Excluir