Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Homem Dignifica o Trabalho


         Fui professora primária e aprendi numa escola rural uma das mais maravilhosas lições de vida. Era uma classe anexada formada por crianças cinzentas que não sabiam brincar no recreio. No final de abril recebi instruções do Inspetor Escolar – era obrigatório comemorar o “Dia do Trabalho”. Achei que não ia dar tempo para conseguir poesias, nem para preparar o canto; o trabalho era feito às pressas, no desconforto da inexperiência pessoal e dos meios, a lousa deste tamanhinho, giz contado. Enquanto o segundo ano tinha leitura, o terceiro resolvia problemas. E eu corria aflita de uma turma a outra, apavorada no despreparo para ser uma, quanto mais duas. Resolvi fazer uma preleção sobre as profissões para liqüidar a tarefa. A dedicação, apliquei passando a noite em cima de três cativantes cartazes sobre o médico, o engenheiro, o advogado . . .
            No dia primeiro cheguei na escolinha, as três obras-primas pintadas a lápis de cor. Que fiz acompanhar por comprido blablabá sobre o tema: O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM.
            Com cinco minutos de discurso notei que meu ibope estava baixo. Tive a decência de recolher os cartazes e de virar a mesa:
- Hoje é o Dia do Trabalho. Quem de vocês trabalha?
Gritaria geral. Todos trabalhavam. Não é um servicinho maneiro como o meu, de giz na mão e ditado no bico. Na enxada. O Zé Honório, comumente mudo, gritou:
-Eu até tenho calo!
Fui lá, apalpei-lhe a mãozinha, magra e fria. Dura, meu Deus, dura como a tábua de minha mesa!
Fiquei morta de vergonha. Todo o tempo da festa passei apalpando mãos, todos tinham calos. Como se fosse pouco, quando, extenuada, esperava a jardineira na sombra do entre-café, chegou correndo Gentil, que tinha faltado à aula. Suado, a mão escura e falou aliviado:
- Eu vim mostrar. Também tenho calo, de horta.
Aí eu chorei. Por minha ignorância, pela Escola Normal, pelas crianças calejadas do Brasil, pelo DIA DO TRABALHO . . . E aprendi o óbvio: O homem dignifica o trabalho!

                            (Dinorah do Vale)

Vocabulário:

sala anexada – duas séries dirigidas por uma professora (no texto).

Estudo do texto

1)    Em que local se passa a história?    (0,5)

2)    Pelo texto podemos concluir que se trata de um ambiente pobre. Indique palavra ou expressões que comprovem o fato.        (0,5)

3)    Aponte as personagens principais do texto.           (0,5)
4)    a) Cite as características físicas que a professora indica de seus alunos.      (0,5)
      b) Cite as características interiores que a professora indica de seus alunos. (0,5)
5)    O que a professora quis dizer quando chamou seus alunos de “cinzentos”? (0,5)
6)    A professora preparou uma palestra sobre o médico, o engenheiro e o advogado. Você acha que ali alguém estava interessado nessas profissões? Por quê? Justifique sua resposta. (0,5)
7)    Você acha que há trabalhos mais importantes e outros menos importantes? Justifique. (0,5)

Gramática

8)    Complete com os verbos indicados no modo indicativo. (2,0)

a)    Os alunos _________________o problema. (compreender – pretérito perfeito)
b)    Nós não _________________ nada com aquela preleção. (aprender – futuro do pretérito)
c)    Eles _________________muito e  tinham suas mãos calejadas. (trabalhar – pretérito imperfeito)
d)    A professora ______________ profundamente abatida. (sair – pretérito perfeito)
e)    A escola ainda ______________ a realidade do aluno. (alcançar – futuro do presente)

9)    Observando o tempo verbal, modifique as frases de acordo com o que se pede.     (4.0)

a)    A professora aprende uma grande lição.
Pretérito perfeito:_____________________________
Pretérito imperfeito:______________________________
Futuro do presente:______________________________
Futuro do pretérito:______________________________

b)    Os meninos ensinam  uma grande lição de vida.
Pretérito perfeito:________________________________
Pretérito imperfeito:_____________________________
Futuro do presente:_____________________________
Futuro do pretérito:_____________________________
                                                         Professora Nádia Aparecida
Atividade enviada por Susana Felix para Professores Solidários.

3 comentários:

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!