Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sábado, 13 de novembro de 2010

O JOVEM CARANGUEJO

O JOVEM CARANGUEJO
         Um jovem caranguejo pensou: "por que é que na minha família todos andam para trás? Quero aprender a andar para a frente, e que a cauda me caia se eu não conseguir."
            Começou a exercitar-se às escondidas, entre os seixos do ribeiro natal, e nos primeiros dias a tarefa causou-lhe uma enorme estafa. Chocava contra tudo, machucava a carapaça e atropelava as pernas uma na outra. Mas, a pouco e pouco, as coisas começaram a correr melhor, pois tudo se pode aprender, quando se quer.
            Quando se sentia bem seguro de si, apresentou-se à família e disse:
            _Vejam isto.
            E deu uma magnífica corridinha em frente.
            _Meu filho, _ desatou a chorar a mãe _ deram-te a volta ao miolo? Reconsidera, anda como o teu pai e a tua mãe te ensinaram, anda como os teus irmãos, que te querem tanto.
            Os seus irmãos, porém não faziam outra coisa senão troçar.
            O pai, depois de ter estado a observá-lo severamente por um bocado, disse:
            _Basta. Se queres continuar conosco, anda como os outros caranguejos. Se queres fazer as coisas à tua maneira, o ribeiro é grande: vai-te e nunca mais voltes.
            O bravo caranguejinho estimava os seus, mas estava demasiado seguro da sua justiça para ter dúvidas: abraçou a mãe, despediu-se do pai e dos irmãos e partiu ao encontro do mundo.
            A sua passagem logo despertou a surpresa de um grupo de rãs que, como boas comadres, se haviam reunido para dar dois dedos de conversa em volta de uma folha de nenúfar branco.
            _O mundo anda às avessas _ disse uma rã. _ Olhem-me para aquele caranguejo e digam lá se não tenho razão.
            _Já não há respeito _ disse uma outra rã.
            _Arre! _ disse uma terceira.
            Mas o caranguejo seguiu em frente, é mesmo caso para dizê-lo, no seu caminho. A certa altura, ouviu chamar por ele: era um velho caranguejo solitário, de expressão melancólica, que se encontrava encostado a um seixo.
            _Bom dia _ disse o jovem caranguejo.
            O velho observou-o prolongadamente, depois disse:
            _Onde pensas tu que vais chegar com isso? Também eu, quando era jovem, pensava ensinar os caranguejos a andar para frente. E eis o que recebi em troca: vivo completamente só, as pessoas preferiram cortar a língua a dirigir-me a palavra. Presta atenção ao que te digo, enquanto é tempo: resigna-te a fazer como os outros e um dia agrader-te-ás o conselho.
            O jovem caranguejo não sabia o que responder e ficou calado. Mas dentro de si pensava: "Eu tenho razão".
            E despedindo-se do velho com gentileza, retomou orgulhosamente o seu caminho.
            Irá longe? Fará fortuna? Endireitará todas as coisas tortas deste mundo? Não sabemos, porque ele ainda não parou de caminhar com a coragem e a firmeza do primeiro dia. Apenas lhe podemos desejar de todo o coração:
            _Boa viagem!
Gianni Rodari

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1-    Na sua opinião, por que o caranguejo resolveu andar para a frente? Qual o significado dessa decisão?

2-Você concorda com a afirmação "...tudo se pode aprender, quando se quer"?

2-   Quem foi mais intolerante com o filho ao ver a novidade: o pai ou a mãe? Justifique sua resposta.

3-   Como o velho caranguejo explica o fato de ter ficado só?

5- Você acredita que é possível consertar todas as coisas deste mundo? Justifique sua resposta.
GRAMÁTICA
1- Cada linha contém apenas um verbo. Faça um círculo ao redor dele.
a) construção - construir - construtor
b) trovão - trovejar - trovoada
c) pescador - pescaria - pescar
d) risonho - risada - rir
e) salvar - salvação - salvador

2- Escreva os verbos abaixo no infinitivo.

andava _______________________________
escorreguei ___________________________
encontrou ____________________________
beberá ______________________________
sorriste ______________________________

3- Complete as frases usando corretamente por que, por quê, porque e porquê.

a) Não reclames, ________________________ é pior.
b) _______________________ você fez isso comigo?
c) Cristane não saiu? _______________________?
d) Não entendi o ______________________ de tanta reclamação.
e) Faltou à aula ___________________ estava doente.

4- Você aprendeu sobre os parônimos neste bimestre. Complete os espaços com a palavra adequada.

a) Só na ______________________ tentativa o motorista conseguiu estacionar o veículo. (sexta - cesta)
b) Coloquei os alimentos na ______________________ (despensa - dispensa)
c) O ___________________ do banheiro quebrou. (acento - assento)
d) Não se esquceça do _______________________ao encontrar seu avô. (comprimento - cumprimento)
e) Seja ________________________ com sua mãe. (cavaleiro - cavalheiro)

5- Sublinhe e classifique os advérbios das frases abaixo:

a) Ontem você agiu com sabedoria. Parabéns! _____________________________________
b) Possivelmente chegarei atrasado no encontro. _______________________________________
c) Tenho trabalhado demais no escritório. _________________________________________
d) Não posso continuar aqui neste lugar. ______________________________________
e) Augusto sempre me dá um presente no meu aniversário. ______________________________________
           



7 comentários:

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!