Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar.

sábado, 13 de novembro de 2010

O gato, o galo e o ratinho


         Um ratinho vivia num buraco com sua mãe. Depois de sair sozinho pela primeira vez, contou a ela:
         - Mãe, você não imagina os bichos estranhos que encontrei! Um era bonito e delicado, tinha pêlo muito macio e um rabo elegante, um rabo que se movia formando ondas. O outro era um monstro horrível. No alto da cabeça e debaixo do queixo ele tinha pedaços de carne crua, que balançavam quando ele andava. De repente os lados do corpo dele se sacudiram e ele deu um grito apavorante. Fiquei com tanto medo que fugi correndo, bem na hora que ia conversar um pouco com o simpático.
        - Ah!, Meu filho! – respondeu a mãe. – Esse seu monstro era uma ave inofensiva; o outro era um gato feroz, que num segundo teria te devorado. (Fábulas de Esopo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1.994. p. 46)

1-Quanto ao gênero, o texto é
(a) uma fábula    
 (b) um conto tradicional 
 (c) um conto moderno 
 (d) uma carta

2-No texto há quatro personagens:
(a)rato, gato, mãe rata e o gavião.
(b)Rato,gato, mãe gata e o pássaro.
(c)Rato,mãe rata,  gato e o pássaro.
(d)Rato mãe pata, gato e o pássaro.

3-As palavras em negrito no texto são  sinônimo de
( a) medroso, valente e culposo.                  (c) medroso, simples e valente                                                                                                                                                                                              
 (b) valente, meigo e caridosa.                     (d) medroso, bondosa e valente
   
 4- O moral da historia poderia ser
(a) Jamais engane alguém.                     (c) Jamais faça mal alguém.
(b) Jamais confie nas aparências           (d) Jamais seja amigo dos animais.

5-No trecho: “Um era bonito e delicado, tinha pêlo muito macio e um rabo elegante.” As palavras sublinhadas no texto indicam
(a) verbo                  
(b) adjetivo          
(c) advérbio         

6-No trecho: “Esse seu monstro era uma ave inofensiva; o outro era um gato feroz, que num segundo teria te devorado.” Expressa que

(a) O monstro não faria mal algum e que o gato seria o animal perigoso.
(b) O monstro seria um animal feroz e o gato um animal dócil.
(c) O monstro não traria medo e o gato também não.
(d) O monstro devoraria e o gato o trataria bem.
 7-“...ele deu um grito apavorante.” A palavra sublinha no trecho está referindo-se
 (a) ao gato           (b) ao rato              (d) ao pássaro      (c) a mãe rata

 8- “- Ah! Meu filho! – respondeu a mãe.” Os sinais de pontuação que aparecem no trecho são respectivamente

(a) ponto final, travessão e virgula, ponto de interrogação.                 
(b) aspas, travessão, ponto de exclamação,  travessão, ponto final e aspas.                                          
(c) travessão, ponto de interrogação, ponto de exclamação e aspas.

3 comentários:

  1. Exelente , estava precisando de um texto precioso assim,Obrigada
    abraços

    ResponderExcluir
  2. gostei das pergutinhas

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!