O porco e os espinhos
Tem sempre uma pedra
no caminho
do amigo porco-espinho.
Ele corre no mato,
até se diverte,
dá susto nos outros
e tem namorada.
Mas, coitadinho,
não pode dar
abraço apertadinho.
PIMENTEL, Luís. Novas idéias. São Paulo: Brasil.
1- O porquinho não pode dar um abraço apertado porque ele:
( A ) corre no mato.
( B ) dá susto nos outros.
( C )tem namorada.
( D )tem espinho.
2- O narrador considera que o porco espinho é:
( A ) infeliz.
( B ) amigo.
( C ) agressivo.
( D ) indelicado.
Saudade
Filisbino Matoso andava que era uma tristeza só. Não queria nada com a vida nem aceitava o consolo de ninguém.
Quem passasse lá pelas bandas do Sítio da Purunga Sonora ia ouviu os lamentos do moço.
_ Ai! Como sofro! Sem minha querida Florisbelta não posso viver. De que me vale este lindo sítio com lago, se estou nadando em lágrimas?
Todos que moravam no Purunga Sonora e nos arredores sabiam da história da Florisbelta. Era o grande amor de Filisbino Matoso. A choradeira havia começado com o raiar do sol, quando a tal Florisbelta, sem avisar ninguém, resolvera tomar o caminho da cidade.
SALLOUTI, Elza Césari. O bilhete que o vento levou. São Paulo: Salesiana Dom Bosco, 1991.
3- “Filisbino Matoso andava que era uma tristeza só...”. Qual é o motivo da tristeza de Filisbino?
( A ) A falta que Florisbelta fazia.
( B ) Estar nadando em lágrimas.
( C ) Ter um sítio com lago e não aproveitar.
( D ) Todos dos arredores sabem da história.
4 – Como foi o final de Filisbino Matoso?
( A ) Florisbelta tomou o caminho da cidade e não voltou.
( B ) Florisbelta voltou ao sítio para rever seu grande amor.
( C ) Filisbino contou a história para todos os arredores.
( D ) Filisbino foi atrás de Filisbelta e a encontrou.
O lobo e a cabra
Um lobo, tendo visto uma cabra pastando numa montanha escarpada, e como não pudesse chegar até lá, pediu-lhe que descesse, pois, sem perceber, ela poderia cair de lá de cima. Disse ainda que o pasto onde ele estava era melhor, que a relva estava florida. Mas a cabra lhe respondeu : “ Não é em meu benefício que me chamas para o pasto, mas porque tu próprio estás sem alimento”.
Esopo: Fábulas completas. Tradução, introdução e notas de
Neide Cupertino de Castro Smolka. São Paulo: Moderna, 1994, p. 125.
5- De acordo com o texto, em relação ao lobo, pode-se afirmar que:
( A ) podia chegar até a montanha.
( B ) queria acompanhar a cabra.
( C ) estava sem alimento.
( D ) queria ajudar a cabra.
6 – A cabra não atendeu a sugestão do lobo porque:
( A ) fingiu que não ouviu o lobo.
( B ) não concordou que o pasto era melhor.
( C ) percebeu que o lobo falava de uma coisa, mas queria outra.
( D ) ela não conseguiu descer do monte.
A costureira das fadas
Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era um aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.
_ Dona Aranha – disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.
Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou a fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se possa imaginar. Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio – até carretéis de linha de seda ela fabricou.
MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho.
São Paulo: Brasiliense, 1973.
7- O príncipe quer dar um vestido para Narizinho porque:
( A ) Narizinho deseja tem um vestido de baile.
( B ) vai se casar com Narizinho.
( C ) Narizinho desejava um vestido cor-de-rosa.
( D ) fará uma festa para Narizinho.
8- Os acontecimentos narrados se passam:
( A ) em um reinado.
( B ) em Paris.
( C ) na corte.
( D ) em uma floresta
9- No trecho “ uma fazenda cor-de-rosa...”, a palavra destacada tem o sentido de:
( A ) conjunto de bens.
( B ) extensa propriedade rural.
( C ) pano, tecido.
( D )mercadoria, gêneros.
As palavras destacadas no têm sentido de pertencimento, exceto em:
( A ) “Nossas várzeas...”
( B ) “Nosso céu tem mais estrelas”.
( C ) “Minha terra tem palmeiras.”
( D ) “Essa era a palmeira.”
O autor desses quadrinhos pretendeu chamar a atenção para a :
( A ) necessidade de se preservar as árvores.
( B ) poesia “ Canção do Exílio”, que fala da terra.
( C ) vida de passarinho solitário.
( D ) volta do sabiá pra sua casa.
Texto do caipira
O caipira andava ao longo da estrada seguido de dez cavalos. Nisso veio um automóvel e o motorista gritou para o caipira:
_Você tem dez. Mas eu tenho duzentos e cinqüenta cavalos! – E – vrruuum! – saiu em disparada!
O caipira continuou seu passo. E lá na frente estava o carro virado dentro do rio, ao lado da ponte.
Aí, o caipira falou pro motorista:
_Oi, compadre! Dando água pra tropa, é?
Ziraldo. As últimas anedotinhas do bichinho da maçã, São Paulo: Melhoramentos 1988.
O que a expressão “vrruuum! representa no texto?
( A ) O som do carro.
( B ) A voz do caipira.
( C ) O som do cavalo.
( D ) A voz do motorista.
Os rios precisam de um banho
A população das cidades esquece a importância dos rios e os utilizam como cestas de lixo. O resultado muita gente já deve conhecer: enchentes! Com tanto entulho, os canais de drenagem - isto é, o caminho que as águas percorrem morro abaixo – acabam ficando entupidos e causando inundações em dias de chuvas fortes. Para evitar as enchentes – que além da destruição, trazem doenças - , a solução é não jogar lixo nos rios. O lugar das coisas que não queremos mais, sejam chinelos, garrafas ou até eletrodomésticos, é a lata de lixo!
TORRES, João Paulo Machado. Ciência Hoje das Crianças.
Rio de Janeiro, nº 98, p. 21, dez 1999. (Fragmento)
O título do texto é uma linguagem:
( A ) figurada.
( B ) científica.
( C ) coloquial.
( D ) resumida.
A poluição dos rios pode causar:
( A ) chuva.
( B ) enchente.
( C ) desmatamento.
( D ) lixo.
Curupira
É um menino peludo, com os pés virados para trás. Protege as árvores e mora na mata. Sua diversão é fazer o pessoal se perder na floresta, com assobios e ruídos falsos. Para não cair na armadilha do Curupira, é preciso deixar penas, flechas e outros presentes pelo caminho.
ROCHA, D.M. et alii . Produzindo leitura e escrita 2. p. 123.
O Curupira tem as seguintes características, exceto :
( A ) um menino com o corpo de um ser imaginário.
( B ) agressivo com as pessoas que entram na mata.
( C ) morador da floresta e seu protetor.
( D ) brincalhão, confundindo quem anda na mata.
Obrigada por partilhar essas atividades conosco, pois com certeza será de grande valia no dia a dia de uma sala de aula.
ResponderExcluirObrigada pelo seu comentário. Utilize o blog sempre que precisar. Abraços
ResponderExcluirPrazer ter encontrado seu blog. Tudo mastigadinho....E ainda queremas respostas?rindo... Parabéns pela seleção de atividades.Venha conhecer os linguagens,será um prazer recebê-la por lá.Sou pedagoga aposentada e fico por aqui navegando,buscando mais e mais...Tenho algumas postagens específicas de literatura infantil,quem sabe vc encontra algo para suas turminhas.Outras bem interessantes são os Pintores e Afins.Passe por lá. e tem projetos tb...
ResponderExcluirgostei muito do quadrinho com base no poema de Gonçalves Dias. Adorei seu blog.
ResponderExcluirParabéns pelo belíssimo trabalho e pela atenção com nós professores, nos ajudando no dia a dia em sala de aula. Seu blog é referência em educação fundamental. Parabéns!
ResponderExcluirDébora Ramos
professora estou em dúvida da resposta letra a e letra d da história vida de pássarinho
ResponderExcluirbom dia professora tudo bem qual é a resposta
ExcluirAdorei seu blog! Obrigada por compartilhar suas atividades conosco.
ResponderExcluirAbraço.
Esse texto vida de passarinho e uma fábula???
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