Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Elefantinho colorido


A brincadeira começa com a escolha de um líder e, para que todos tenhama mesma chance,o ideal é fazer um sorteio entre os participantes. Pronto? 
O líder grita: “Elefantinho colorido!”,e os demais respondem: “De que cor?”. 
O líder pensa em uma cor e grita, por exemplo, “Azul!” e as crianças correm 
para tocar em algo da cor azul. Mas, logo depois de dar a ordem, o líder
corre para tentar alcançar um participante antes que ele toque na cor escolhi-da.
 Aquele que for capturado sai da brincadeira. Ganha o último a ser pego.

1. Para que serve esse texto?



2. Quanto ao tipo, o texto pode ser classificado como
(A) argumentativo.        (B) narrativo.          (C) descritivo.            (D) procedimental.

3. Segundo o texto, o líder da brincadeira
(A) elimina o participante ao tocá-lo.
(B) reinicia a brincadeira quando todos participantes tocam  cor indicada.
(C) faz o sorteio para escolher os participantes.
(D) obedece a ordem dada como os demais participantes.

4. De acordo com o texto, o número de participantes
(A) vai aumentando no decorrer da brincadeira.
(B) se mantém o mesmo do início ao final da brincadeira.
(C) tem que ser sorteado no início da brincadeira.
(D) vai diminuindo no decorrer da brincadeira.

5. No texto lido, as aspas indicam
(A) o que as pessoas pensam.
(B) as regras da brincadeira.
(C) as cores que as pessoas escolhem.

(D) o que as pessoas dizem.

6. Complete as palavras usando GE, GUE, GI ou GUI.


CE_______IRA                       GEN_______VA                     CARAN_______JO
ASTROLO_______A              _______BI                               MIRA_______M
_______RRA                          _______STO                          _______SSO
PAISA_______M                    ORI_______M                        SE_______NTE

7. Ditado
















8- Pontue o texto, corretamente, usando travessão e doispontos. 
Depois, reescreva-o empregando os parágrafos. ( caderno)

E  estava o menino segurando o rabo do gato e o gato fazendo a maior 
algazarra. Chega sua mãe e diz Pare de puxar o rabo desse gato, menino! 
Ele, sem se alterar, responde Eu não tôpuxando, mãe,   segurando. 
Quem  puxando é ele...

9- Por que foi colocado o sinal de reticencias (...) no final do texto?


Mª Cristina Rodrigues de Ol. Brandão


Um comentário:

  1. Adorei seu blog! É a minha primeira experiência com classes do ensino fundamental, estou meio perdida! Usarei com certeza suas atividades. Obrigada!
    Raquel Lorenti.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!