Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Algumas dicas para viver bem com os outros


1. Tenho o direito de expressar minhas opiniões e o dever de ouvir a opinião dos outros.
2. Tenho o direito de ter horas para brincar e o dever de me esforçar nos estudos.
3. Tenho o direito de ser como sou, desde que isso não interfira no bem estar dos outros, e o dever de respeitar as 
diferenças dos outros.
4. Tenho o direito de discordar de opiniões diferentes da minha e o dever de expressar isso de modo civilizado.
5. Tenho o direito de ter adultos que se responsabilizem por mim e o dever de respeitá-los.
6. Tenho o direito de frequentar espaços públicos que permitam a entrada de crianças e o dever de respeitar as regras 
desses espaços.
7. Tenho o direito de ficar sozinho ou junto com meus colegas e o dever de ser solidário com quem quiser
companhia.       
8. Tenho o direito de frequentar ambientes pacíficos e estimulantes e o dever de colaborar para que isso aconteça.
Folha de São Paulo, 02 de setembro de 2004. Folhinha.

1. Quanto ao tipo, o texto pode ser classificado como
(A) narrativo.                        (B) argumentativo.
(C) poético.                          (D) descritivo.

2. A finalidade do texto é
(A) descrever um comportamento.
(B) contar uma história de personagens com bons modos.
(C) convencer as pessoas sobre seus direitos e deveres.
(D) definir o que é direito e dever.

3. A que tipo de público se destina o texto?
(     ) Crianças.                                      (     ) Jovens.                                         (     ) Adultos.

Justifique a sua resposta.


Frase é a palavra ou o conjunto organizado de palavras, com sentido completo, que estabelece comunicação entre 
duas ou mais pessoas.

Existem vários tipos de frases:
a) Frase Afirmativa - Afirma alguma coisa. Termina com um ponto final (.).

b) Frase Interrogativa - Faz uma pergunta. Termina com um ponto de interrogação (?).

c) Frase Exclamativa - Indica admiração, espanto, alegria; expressa uma emoção. Termina/com um ponto de exclamação (!)

d) Frase Negativa - Nega alguma coisa. Termina com um ponto final (.).

e) Frase Imperativa -  uma ordem, faz um pedido. Termina com um ponto final (.) ou um ponto de exclamação (!).

4. Indique o tipo de frase, relacionando as colunas.

(A) Frase Afirmativa.
(B) Frase Negativa.
(C) Frase Interrogativa.
(D) Frase Exclamativa.
(E) Frase Imperativa.

 ) O cachorro estava correndo ou brincando?
(  ) Prove um pedaço do bolo!
(  ) Vou comprar uma barra de chocolate.
 ) Ela não gostou do filme.
 ) Que menina esperta!

                                                                                                                  

Mª Cristina Rodrigues de Ol. Brandão



9 comentários:

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!