Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pronomes


1.     Troque a palavra destacada por uma do quadro:
 
ele - elas - nós - eles

a) Júlio não quer mais um irmão menor. __________________________
b) Eu e Lúcia temos quatro irmãos.  ___________________________
c) Juliano, Paulo e Afonso foram ao parque. ________________________
d) As meninas vieram ver o bebê. _______________________________

2.     Complete as frases com uma das palavras: eu - tu - eles – nós
a)     ___________________ vão se comportar melhor.
b)    ___________________ jogamos todo o campeonato.
c)     ___________________ vieste saber da mudança?
d)    ___________________ não quero brincar com vocês.

3.     Passe as frases para o plural, observando as palavras destacadas:
a)     Ela é minha amiga. _____________________________________
b)    Eu estudo na parte da manhã. ___________________________
c)  Ele esqueceu a caneta na escola.  _________________________

4. Sublinhe os pronomes pessoais do caso reto das frases abaixo e indique a pessoa gramatical, conforme modelo:
 
Eu quero morar com vocês. / Eu: ® 1ª pessoa do singular – a que fala.

a)     Nós queremos muitos irmãos. ______________________________
b)    Eu e tu vamos conversar com eles sobre o assunto. ____________
c)     Vós quereis brincar conosco? ____________________________________
d)  Tu vais comigo ao cinema hoje?  _________________________________

5.     Substitua os termos destacados pelo pronome pessoal do caso reto adequado:
a)     Ana e Cláudia vão passear. ___________________ vão ao cinema.
b)  Papai chegou atrasado. ___________________ perdeu o trem.
c) As canetas estão no estojo. ___________________ são pretas.
d)    Aquela mulher é delicada. ___________________ tem muitos amigos.

6. Una as frases, usando um dos pronomes: eles - elas - nós

Paulo foi ao sítio. Eu fui ao sítio. Nós fomos ao sítio.

a)     A menina toma sorvete. O menino toma sorvete. ___________ tomam sorvete.
b)    Meus amigos estão atrasados. Eu estou atrasado. ___________ estamos atrasados.
c)     Eunice é minha amiga. Célia é minha amiga. ___________ são minhas amigas.
d)    Ricardo joga bola. Plínio joga bola. ___________ jogam bola.
e)     Eu vou à escola. Tu vais à escola. ___________ vamos  à escola.
f)      Fátima tem medo de barata. Eu tenho medo de barata. ___________ temos medo de barata.

7. Associe:
( a ) nós               ( b ) eles               ( c ) elas

       (    ) eu + ele     (    ) eu + ela     (    ) eu + tu          (    ) eu + eles ou elas
     (    ) ele + ele     (    ) ele + ela      (    ) ela + ela

8. Complete as frases com pronomes: Você – senhor – senhorita – senhora
a)     ________________ é meu melhor amigo.
b)    A ________________ quer que eu a ajude.
c)     O ________________ precisará esperar um pouco.
d)    A ________________ quer se casar comigo?

9. Complete com o pronome de tratamento adequado:
a)     Vovô, o ________________ virá para a festa?
b)    Flávio, ________________ não quer doce? — perguntou a mãe ao menino.
c)     Sei que Ana é solteira, por isso a trato por ________________.
d)    ________________________ não vai repousar? — perguntaram à rainha.

10. Substitua os substantivos em destaque pelo pronome pessoal de tratamento adequado. Repare que estamos falando sobre as pessoas (3ª pessoa) e não com elas:
a) O rei não gosta de sair do castelo. ____________________________
b)    O Papa  vive no Vaticano em Roma. _________________________
c)     O presidente inaugurou a usina ontem. ____________________

11. Complete as frases usando uma das palavras: meu - nossa – teu – sua
a)     Nós temos uma linda casa. Ela é  ________________ casa.
b)    Ele tem uma bicicleta. É ________________ bicicleta.
c)     Eu tenho um bom amigo. É ________________ amigo.
d)    Tu tens um grande anel. É ________________ anel.


12. Complete com um pronome possessivo:
a)     Nós não sabemos onde está ________________ cachorro.
b)    Eu perdi a ________________ caneta nova.
c)     Ele está com a ________________ bicicleta?
d)    Por que tu não trouxeste as ________________ primas?


13. Troque as palavras destacadas por: dele, dela, delas ou delas:
a)     Não quero mais a opinião de Ana. _____________________________
b)    Comprei o carro de André.  _____________________________________
c)     Luís vai pintar a casa de Lúcia e Pedro. __________________________
d)    Nós vamos ao baile de Fernanda e Carla. _____________________

14. Troque o termo destacado pelo pronome possessivo, como no modelo:

É o carro dele. É seu carro.

a)     É o lápis dela. É _________________________
b)    É a vizinha dele. É  _________________________
c)     São as coisas dele. São _______________________

15.Circule os pronomes pessoais:
a)     Eu e Luís vamos visitar você.
b)    Ele só quer saber de brincar.
c)     A senhorita vai ao passeio que eles planejaram?

16.           Complete com um pronome possessivo adequado:
a)     Ganhei esses brinquedos de vovô, eles são _______________.
b)    Rui, pegue as balas. Agora elas são _______________.
c)     Ana, não mexa nas bolas dos meninos. Elas não são _______________ bolas.

17.Complete as frases com um pronome pessoal de tratamento:
a)     Papai, o _______________ não quer sentar-se?
b)    _______________ não é mais meu amigo.
c)     Estamos falando com _______________________, o rei da Espanha.
d)    Estamos falando sobre ______________________, o Papa.

18.           Passe as frases para o plural e pinte os pronomes:
a)     Meu irmão é meu melhor amigo. _____________________
b)    Você não pode fazer caretas para ela. __________________
c)     Por favor, senhor, sente-se. ____________________________
d)    Eu não poderei chegar a sua casa a tempo.____________________

Flávia Carias - Professores Solidários

66 comentários:

  1. Muito bom. Permita-me apenas uma pequena observação. Um pouco de desenho, acho que ficariam mais dinâmicas as atividades! Amiga, o site está de parabéns!
    Um grande abraço, e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho!!! Vou considerar sua observação!!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah eu to conseguindo responder

      Excluir
    2. Amei, o seu blog é tudo de bom.

      Excluir
    3. Adorei o seu blog, ajudou-me bastante.

      Excluir
  3. Helena amei suas atividades estão sendo muito útil para mim bjs ........

    ResponderExcluir
  4. Otimas atividades, estou em estágio desde a semana passada e suas atividades me dão uma ajuda incrivel! Parabéns ... Se puder postar algo a mais a respeito de pronomes ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita e pede também dicas de acentuação gráfica... Ótimas / incrível

      Excluir
    2. bom adorei show de bola

      Excluir
  5. qujero prasempre se voce qui ser o prono me voce me liga 87430987

    ResponderExcluir
  6. PROFESSORA:HELENA SUBLINHE OS PRONOMES PESSOAL DO CASO RETO E CLASIFIQUE-OS

    ResponderExcluir
  7. TODOS NOS IREMOS AO BAILE SUBLINHE E CLASIFIQUE-OS

    ResponderExcluir
  8. adorei suas atividades pena que nao tem as respostas

    ResponderExcluir
  9. ESTA ATIVIDADE ESTA ILEGÍVEL TODA EM CÓDIGOS PORQUE?
    NÃO CONSIGO VER...AH COLOCA RESPOSTA MEU ANJO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa do seu pc, mas dá para ver.

      Excluir
  10. seus exercicios esta sendo muito util para min obgad tirei um 10 na prova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. correção: seus exercícios estão sendo muito úteis para mim. Obrigada, tirei um 10 na prova.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Correção: Teus exercícios estão sendo muito úteis para mim. Obrigada, tirei 10 na prova!

      obs¹.: Pronome na 2ª pessoa do singular: com quem se fala (Teus)

      obs².: Ninguém obtém mais que UM 10 na prova, portanto, basta colocar "tirei 10 na prova".

      obs³.: Se é para corrigir quem está começando, então vamos corrigir direito, certo? Afinal, sempre haverá UM que sabe mais do que nós... (fica a dica).

      Excluir
  11. beijoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  12. Parabéns! Adorei as atividades.

    ResponderExcluir
  13. 1) Escreva os pronomes PESSOAIS RETOS

    1 PESSOA SINGULAR
    2 PESSOA SINGULAR
    3 PESSOA SINGULAR
    1 PESSOA PLURAL
    2 PESSOA PLURAL
    3 PESSOA PLURAL


    2) Escreva os pronomes PESSOAIS RETOS OBLIQUOS

    1 PESSOA SINGULAR
    2 PESSOA SINGULAR
    3 PESSOA SINGULAR
    1 PESSOA PLURAL
    2 PESSOA PLURAL
    3 PESSOA PLURAL


    3) Reescreva as frases de acordo com o modelo:

    Modelo: Trouxeram alguns livros. Eu vou lê-los.
    Trouxeram alguns livros para eu ler.

    a) Fizeram algumas propostas. Eu vou analisá-las.


    b) Enviaram alguns documentos. Eu vou arquivá-los.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------


    c) Recomendaram alguns procedimentos. Eu vou adotá-los.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------

    ResponderExcluir
  14. Prof Helena vc me ajudou bastante com seus exercícios foram muito bons pra mim

    ResponderExcluir
  15. Adorei as atividades, me ajudou bastante a ensinar meu filho antes da prova dele na escola.
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  16. suas atividades me ajudaram bastante. obrigada

    ResponderExcluir
  17. OBRIGADO POR COMPARTILHAR..SEMPRE PESQUISO PARA AJUDAR MEUS FILHOS NOS ESTUDOS...SEU BLOG JÁ ESTA FAVORITADO NO MEU PC! ABÇS

    ResponderExcluir
  18. eu sei de tudo eu so a filha da dioma

    ResponderExcluir
  19. amei o seu blog helena

    ResponderExcluir
  20. eu consegui responder todas e acertei todas

    ResponderExcluir
  21. muito obrigada helena por mi ajudar nessa prova de gramatica viu!!!bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Helena, por me ajudar nessa prova de gramática, viu?!!! bjão

      Excluir
    2. Muito obrigada, Helena, por ajudar-me nessa prova de gramática. viu?!
      bijão.

      Excluir
  22. aquele texto foi um maximo ,devo tirar um bom numero nesta prova de hoje.E o seu texto foi um maximo professora helena tichal


    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Muito bommmmmmmmmmmmmm!!!!! vc está de parabéns!!!!!!! sempre estarei fazendo uma visitinha.
    Erica, Pernambuco

    ResponderExcluir
  25. o contéudo muitoo bom d+++++++

    ResponderExcluir
  26. Por que tá escrito,tipo

    a) A menina toma sorvete. O menino toma sorvete. ___________ tomam sorvete.
    b) Meus amigos estão atrasados. Eu estou atrasado. ___________ estamos atrasados.
    c) Eunice é minha amiga. Célia é minha amiga. ___________ são minhas amigas.

    ResponderExcluir
  27. Site muito bom !
    Parabéns !!
    Vou usar o exercício acima, próxima segunda na minha turma !!
    Obrigada !
    Tudo de bom !
    BeijuS :*

    ResponderExcluir
  28. Muito bom os exercícos, usarei com minha turma amanhã!!!

    ResponderExcluir
  29. cara professora Helena,aqui quem esta falando e o Lucas Rosário,eu gostei muito das suas atividades,elas estimulam muito o celebro,eu tenho 10anos de idade,e estou no 5ºANO51,VOU USAR O QUE APRENDI PARA TIRAR A NOTA TOTAL NA PROVA DE POTUGUES DE DE AMANHÃ,ESPERO QUE MERESPONDA LOGO, Thao!!!!!!!.

    ResponderExcluir
  30. Oi, Lucas!!!! Fiquei feliz que o blog tenha sido útil para você. Espero que sua nota seja ótima amanhã!!! Abraços, querido!!!

    ResponderExcluir
  31. gostei muitooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  32. Obrigada pela sua generosidade em partilhar atividades tão bem feitas e criativas!!! Parabéns pelo seu blog...

    ResponderExcluir
  33. Adorei... Me ajudou muito em minhas provas e tudo mais!!! Amei seu blog!!! Vou visitar toda a vez que eu tiver prova...

    ResponderExcluir
  34. De pessoas e generosas assim é que o mundo precisa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  35. minha mae adorou tudo aposto que tiro 10

    ResponderExcluir
  36. site legal tirei todas asduvidas

    ResponderExcluir
  37. parabéns Helena pelas suas atividades. gostei muito! professora Ruth

    ResponderExcluir
  38. cara prof vc deve ser uma otima professora pois o seu exercicios e bom so que poderia ser mais dificeis ta bjs e um abraço

    ResponderExcluir
  39. adorei seu blog e munto bom para os pequenos que estao aprendendo os pronomes a mei eu tb vou me formar en breve como prof particolar do estado bjs

    ResponderExcluir
  40. Adore seu blog ele é perfeito para eu e minha turma!

    ResponderExcluir
  41. Olá. Teu bloco foi muito útil para eu ajudar minha filha com algumas atividades. Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde, cara colega! Amei seu blog!!! Tem sido muito útil para o enriquecimento das minhas aulas! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  43. eu gostaria que ficaria melhor se todos os exercícios tivessem gabarito assim eu saberia se eu acertei. mas eu to amando seus exercícios :-)

    ResponderExcluir
  44. eu acharia melhor se todos os exercícios tivessem gabarito mas eu amei exercícios obrigada ;-))

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!