Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Coração Conta Diferente

         —Ai...
         —O que é que você tem, Tiago?
         Quem falou ai fui eu. Quem me perguntou o que é que eu tinha foi o Renato, que fica sen­tado do meu lado e pode vigiar tudo o que faço. Ele deve ter pensado que alguma coisa estava doendo. Mas esse ai não era de dor.
         Então, suspirei de novo, mas agora sem falar nada. Esse suspiro saiu como um sopro, que balançou as folhas do meu caderno. E pra dentro, baixinho, pra ninguém escutar, eu gemi: Ai, Adriana...
         É que ela levantou para ir ao quadro. Logo hoje que ela soltou o cabelo comprido daquele rabo-de-cavalo que ela costuma usar. O cabelo dela é tão lindo... Parece de seda e tem um brilho que eu ia dizer que parece o Sol. Mas a Adriana tem cabelos pretos e Sol moreno fica meio esquisito.
7x5 =45...
         — Tá errado, tia! Tá errado! — gritou toda esganiçada a Catarina.
         A tia então mandou a Adriana sentar. A Catarina correu e meteu o apagador em cima daqueles números tão bem desenhados, corrigindo com um 35 tão sem graça quanto a sua voz.
         Adriana voltou pro lugar dela e eu nem pude ver se ela estava com a cara muito vermelha. Ela ficou com a cabeça abaixada um tempão. Eu senti que ela estava triste e fiquei muito triste também. Aí, arranquei a beiradinha da última página do meu caderno e escrevi:
         Não liga, Adriana. O 45 que você escreve é tão lindo quanto o seu cabelo.
         Dobrei meu bilhete. Fiz bem depressa uma bolinha com o bilhete dobrado, mirei e joguei. Ela caiu no colo da Adriana.
         Meu coração bateu depressa. Ai, ai, ai, meu coração martelando tantos ais no peito. A Adriana foi desamassando o bilhete bem devagar. Ela leu, depois guardou dentro do estojo. Nem olhou pro meu lado. De repente me lembrei de uma coisa terrível: EU NÃO TINHA POSTO O MEU NOME NO PAPEL!
         Nisso, a tia me chamou. Eu só pensava naquela confusão.
         —Tá errado! Tá errado! Deixa eu fazer, tia?
         Eu olhei pro quadro e entendi... 8 x 6 = 36... A tia me mandou sentar. Fui, morrendo de sem graça.
         Cheguei na minha carteira e vi uma bolinha  de papel bem em cima do meu caderno. Quando ninguém estava mais olhando, eu disfarcei e abri:
         Eu também me amarro no seu 36.
         No cantinho do papel estava assinado: Adriana


Coração conta diferente.Lino de Albergaria São Paulo: Scipione, 1992.

ESTUDO DO TEXTO

1- Analise o texto lido e use V (verdadeiro) ou F (falso):

(      ) O texto é uma narrativa.
(      ) O texto pode ser considerado um poema porque está escrito em versos.
(      ) O autor transcreve as falas das personagens, por meio do discurso direto.
(      ) O narrador é personagem porque participa das ações da história contada.
(      ) O narrador é observador, porque não participa da história contada.

2-      Espaço: indica onde as ações da narrativa acontecem.
          Tempo: indica em qual momento as ações narradas acontecem.
         Assinale com um X as alternativas corretas, observando a explicação dada.
(      ) O espaço é uma praça da cidade.
(      ) O espaço é a sala de aula.
(      ) O espaço das ações é durante a aula de matemática.
(      ) O tempo da narrativa é durante uma aula de Matemática.
(      ) O tempo da narrativa é durante uma aula de Português.

3- Faça a correspondência, de acordo com o texto:
(A) Tiago                    (      ) Tem lindos cabelos pretos.
(B) Renato                 (       ) Narra a história.
(C) Adriana                (       )  Senta-se  próximo ao narrador.
(D) Catarina               (       ) Tem a voz esganiçada.

4- No 2º parágrafo o narrador explica que o “ai” que ele disse não era de dor. De acordo com o texto, o que significa esse “ai”?


5- Como a professora da turma é tratada no texto?

6- O narrador ia comparar o brilho dos cabelos de Adriana com o Sol, mas desiste. Retire do texto a frase que indica porque a comparação não era boa.


7- Qual personagem do texto descobre o erro de Adriana e corrige os números no quadro?


8- Adriana descobriu quem tinha escrito o bilhete para ela? Escreva como você chegou a essa conclusão?

9- Enumere as ações de acordo com o texto:
(      ) Tiago escreve um bilhete e o joga  para Adriana.
(      ) Catarina grita que a reposta de Adriana está errada.
(      ) Tiago observa Adriana escrevendo no quadro e suspira.
(      ) Adriana erra a resposta.
(      ) Tiago vai  ao quadro e também erra a resposta.
(      ) Adriana retorna para sua carteira e fica de cabeça baixa.
(      ) Adriana responde Tiago escrevendo um bilhete para ele.

10-     A gíria é uma forma de expressão oral ou escrita, usada por determinados grupos em situação de intimidade. Ela faz parte da linguagem coloquial.
         As gírias devem ser evitadas em situações formais ou cerimoniosas porque nessas ocasiões deve-se utilizar a linguagem padrão que obedece às regras da Língua Portuguesa.

Ø  A partir das informações dadas acima, responda:

a)- Adriana usa uma gíria no bilhete que escreve para Tiago. Que expressão indica essa gíria?

b)- Por que foi possível o uso da linguagem coloquial no bilhete escrito por Adriana?


c)-   Reescreva o bilhete de Adriana substituindo a gíria por uma expressão da linguagem padrão, sem alterar o sentido da mensagem.

Renata Apta - Professores Solidários


24 comentários:

  1. Parabéns, pelo blog...encontrei textos ótimos com interpretação...vou usá-los e darei os devidos créditos...Grande abç!!!

    ResponderExcluir
  2. amei essa liçao e meus alunos tambem

    ResponderExcluir
  3. ameiii seu blog vc está de parabens

    ResponderExcluir
  4. você devera colocar gabaritos

    ResponderExcluir
  5. como eu vou saber a resposta certa?

    ResponderExcluir
  6. Professora tem como você me enviar o gabarito, sou mãe e estou ensinando interpretação de texto para meu filho
    e-mail: claudia_geniffer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Professora tem como você me enviar o gabarito, sou mãe e estou ensinando interpretação de texto para meu filho
    e-mail: cinhaleo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. cadê o gabarinto ???

    ResponderExcluir
  9. Poderia me enviar o gabarito e-mail:
    luciana08demaio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto gostaria que enviasse o gabarito para o meu email tmbd83@yahoo.com.br desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  11. A MINHA PROFESSORA MANDOU UM DEVER DE CASA NA FOLHA IGUAL A ESSE

    ResponderExcluir
  12. professora tem como vc me passa o os verbos do terceiro paragrafo do modo indicativo desse texto ? email : giselecamargo1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Professora, poderia me enviar o gabarito para eu corrigir o que minha filha fez? ela está estudando para a prova de sexta-feira.
    e-mail normacuryqueirozpinto@gmail.com
    obg, Norma

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse texto.Gostaria de receber o gabarito.:renata-cmc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei esse texto.Gostaria de receber o gabarito.:renata-cmc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá gostaria por gentileza o mais rápido possivel receber o gabarito pelo email: Maxuelmax_cp@hotmail.com. Muito obrigadooo agradecidooo

    ResponderExcluir
  17. Olá! tem como me enviar o gabarito? clarinha_nava@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Me envia as respostas
    adrianasantosraminelli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de ver o gabarito

    ResponderExcluir
  20. Professora por gentileza poderia enviar o gabarito do texto coração conta diferente.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!