Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Avaliação de Português

1) Observe a sequência abaixo e responda:


 história – amigo – língua –caderno- chinelo

Em relação a sílaba tônica, o que essas palavras têm em comum?

_____________________________________________________________
  
2) Na tirinha abaixo há duas palavras oxítonas acentuadas e uma proparoxítona. Identifique-as e copie na linha abaixo:

Oxítonas__________________ , _____________________

Proparoxítona_________________________


3) Escreva as palavras correspondentes as abreviações

a) prof._____________________
b) adj.______________________
c) m_______________________
d) h.________________________
e) cm__________________
f) esc.__________________
g) méd.________________
h) min._________________

4) Acrescente o prefixo “in” ou “im” e diga o que significa a palavra formada

_____perfeito______________________________________

_____justiça_______________________________________

_____certo________________________________________

_____possível_____________________________________

_____puro_________________________________________


5) Complete:
a) O substantivo relaxamento é derivado de _________________ , portanto esse substantivo é chamado de _____________________.

b) “Churrasco” é um substantivo_____________________ e dele podemos derivar os substantivos ____________________ , ____________________ , _______________________.

c) chavear, chaveado e chaveiro são substantivos__________________do substantivo_____________ que é chamado de substantivo _______________.

d) Paixão é um substantivo_____________________.

e) livraria é um substantivo _____________________do substantivo _____________. Esse substantivo é chamado de substantivo______________.

6) Complete com “X” ou “CH”

bai____o

enfai___ar

fi___a

col___a

co___a

cai____a

borra____a

_____iclete

____ute

rela___ar


7) Separe as palavras abaixo escritas com “X”, porém com sons diversos, em suas devidas colunas.

faixa – expectorante – caixa – exaltar – táxi – tóxico – exemplo – abaixo –

explicar – fixo – exame – enxame – enxada – texto – explicação - complexo

êxito – exausto – expediente – exército - caxumba

 



Som de Z
Som de S
Som de CH
Som de CS






















8) Classifique as interjeições:

a) Ei! Ande logo senão vamos perder o ônibus________________________

b) Você conseguiu passar no concurso! Viva!__________________________

c) Vou embora, já está tarde. Até logo!________________________________

d) Ufa! Consegui chegar antes da loja fechar.___________________________


9) Observando a cena acima diga qual é a interjeição usada nessa situação.

_____________________________________________________


Adirene Santos - Professores Solidários



6 comentários:

  1. Parabéns!Gostei muito dessas atividades.Está me auxiliando na elaboração das minhas avaliações.

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  2. Anônimo

    Gostei mto do seu blog. Suas atividades são mto boas. Vai me ajudar mto, pois leciono p/ o 4º e 5º ano tb.
    Abraços

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  3. me emocionei ao ver uma prova minha no seu blog, Helena! kkkkkk emt feliz em ver q ela esta ajudando outros profs.
    Bjs
    Adirene

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  4. MUITO BOM!!!!!!! GOSTEI BASTANTE.

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  5. Gostei muito dos exercícios.Vai me ajudar muito na prova!!!

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