Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Girassol e o Vento

         O sol se escondia atrás dos montes e o girassol, todo desfeito, acompanhava, com tristeza o entardecer.
        Quando amanheceu e o sol começou a jorrar seus raios sobre a terra, o girassol encheu-se de vida e jogou fora sua tristeza.
        Sua alegria porém, durou pouco, porque eis que veio o lavrador e colheu quase todas as sementes, para serem esmagadas pelas máquinas dos homens e se transformarem em óleo comestível.
        As poucas sementes que restaram, logo foram arrebatadas pelo vento, que soprava fortemente.
        E o girassol então pensou: “Só me resta um consolo! As sementinhas tocadas pelo vento, vão formar novas plantinhas e quem sabe longe das máquinas ameaçadoras dos homens.
        Bendito seja o vento, que me faz multiplicar!”

1. Pinte os parágrafos do texto usando lápis coloridos diferentes.


2. Quantos parágrafos você pintou?____________

3. Quem é o personagem principal dessa história?

4. Por que o girassol ficou triste?

5. O que o lavrador fez?

6. O que aconteceu com as sementes que sobraram?

7. Por que o girassol gostava do vento?

8. Você já viu um girassol? Você sabe por que ele tem esse nome? Pesquise e escreva abaixo:



9. Separe em sílabas a palavra GIRASSOL.
 



10. Quantas sílabas essa palavra tem?______

11. As palavras são classificadas quanto ao número de sílabas em:
*monossílabas- uma sílaba
*dissílabas- duas sílabas
*trissílabas- três sílabas
*polissílabas- quatro ou mais sílabas

Classifique as palavras abaixo quanto ao número de sílabas usando números:
(  1  ) monossílabas            (  2  ) dissílabas
(  3  ) trissílabas                 (  4  ) polissílabas

(       ) sol          (       ) atrás               (       ) desfeito

(       )tristeza     (       )acompanhava   (       ) sementes

(       ) longe      (       ) restaram         (       ) vento

12. A letra G apresenta sons diferentes de acordo com as vogais que o acompanham!
Com A,O e U forma uma família onde dizemos:
GALO       GAVETA

Com E e I forma uma outra família onde o som é igual a J:
GELO                            GELADEIRA


Também temos um som diferente quando se coloca a letra U entre as letras E e I:
FOGUEIRAGUITARRA

13. Procure no texto o que se pede e preencha os quadros colocando uma letra em cada espaço:
a) O sinônimo de sobraram ( 4º parágrafo):
 

b) Tem o mesmo significado de levadas (5º parágrafo):
 

c) O sinônimo de modificarem. (3º parágrafo)
 

d) O antônimo de anoiteceu (2º parágrafo)
 

14. Qual parágrafo nos fala para onde foram as sementes que ficaram na flor?

Numere de 1 a 4, de acordo com a ordem dos acontecimentos:

______As sementinhas formaram novas plantinhas.

______O Sol chegou e o girassol ficou muito feliz.

______Algumas sementes foram levadas pelo vento, que soprava fortemente.

______Veio um lavrador e colheu quase todas as sementes do girassol.

Numere as ilustrações:


Observe a frase:

        O lavrador colheu as sementes.

Circule o verbo dessa frase.

Em que tempo verbal ele está conjugado?______________

Reescreva essa frase no futuro:

_______________________________________________
 E agora no presente:

_______________________________________________


Professores Solidários - Marta Bernardes


4 comentários:

  1. Olá, adorei seu blog é tudo que estou precisando, as atividades de interpretação de textos são ótimas, você tem o gabarito delas??? Se for possível me envia.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!