Na escola da bicharada, dona Corujinha, por ser muito sabida, é a professora.
O Burro ainda não sabe ler. A Preguiça dorme o tempo todo e até hoje nada aprendeu.
A Hiena só dá risadas. O Macaco só faz palhaçadas.
O aluno que dá mais trabalho é o vaidoso Pavão. Ele não fica quieto na carteira, passeia o tempo todo, pra lá e pra cá, com sua cauda colorida.
Um dia o Pavão falou:
- Como sou belo! Vejam minhas penas!
O Macaco deu uma pirueta e respondeu:
- Ó vaidoso animal! Olhe para seus pés. Veja como são feios.
O Pavão olhou para os pés, levou um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula.
(Adaptação da Fábula de Esopo)
1. Qual é o título do texto?
2. Quem são os personagens?
3. De onde o texto foi retirado?
.4. Quem é a professora da escola e por que?
5. O que o texto informa sobre o Burro?
6. Por que o Pavão é o aluno que dá mais trabalho?
7. Em quantos parágrafos o texto foi escrito?
8. Retire do texto a frase que mostra o que o Macaco respondeu ao Pavão:
.9. Em sua sala de aula existe algum aluno que se parece com as descrições do texto. Não escreva nomes, mas diga com quem (do texto), a pessoa se parece e o que ela faz.
10. Justifique a letra maiúscula:
Rio de Janeiro.............................................................
Brasil............................................................................
Corujinha......................................................................
11. Na frase “Olhe para seus pés.”A quem a palavra destacada se refere?
.....................................................................................
12. Este texto é:
( ) informativo ( ) poético
( ) narrativo ( ) instrucional
13. Observe atentamente e classifique as palavras abaixo em (S) singular ou (P) plural:
( ) carteira ( ) pé
( ) escola ( ) risadas
14. Separe corretamente em sílabas as palavras abaixo:
escola........................................................
trabalho......................................................
respondeu..................................................
15. Dê o diminutivo dos substantivos abaixo:
Coruja..........................................................
Macaco........................................................
Burro.............................................................
carteira.........................................................
16. Escreva o antônimo das palavras:
não.....................................todo..................................
mais...................................belo...................................
17. Invente rimas para:
escola.....................................................
carteira....................................................
tempo......................................................
Professores Solidários - Marta Bernardes
Obrigada Professora Helena, tenho uma filha que está no 5º ano do ensino fundamental e está com difuldades em interpretação texto, e tenho tido dificuldades para encontrar textos adequados, para poder trabalhar com ela. Mas hoje, graças à Deus encontrei o seu blog, e aqui encontrei o que realmente estava procurando. Um grande abraço
ResponderExcluiròtimo!!!!
ResponderExcluirmuito bom parabéns pelo texto é otimo, porque é pequeno, vou trabalhar na minha sala.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa em favorecer o trabalho das colegas professoras. Os textos e atividades ttêm sido muito úteis.
ResponderExcluirAtt. Leda M, Ribeiro(Volta Redonda-RJ)
Adorei o blog,parabéns!!!!!!!!!!
ResponderExcluirProfessora Helena, parabéns pelo blog, ele é de muita serventia para mim e meu filhinho de 10 anos que está no 4° ano
ResponderExcluirOI
ResponderExcluirKETELEIN
ResponderExcluirProfessora Helena onde está o gabarito do texto A Escola da Bicharada.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirqual é o genero texto
ResponderExcluirnarrativo
Excluirmuito bom.
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirParabéns
ResponderExcluirE O TEXTO A ESCOLA DA VIDA PORFAVOR ME MANDA SE TIVIR
ResponderExcluirMeu whatsapp é 84998977774, entre em contato que compro e você manda pelo e-mail.
ResponderExcluir