Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Ratinho, o Gato e o Galo

O ratinho, o gato e o galo
            Certa manhã um ratinho saiu do buraco pela primeira vez. Queria conhecer o mundo e travar relações com tantas coisas bonitas de que falavam seus amigos.
            Admirou a luz do sol, o verde das árvores, a correnteza dos ribeirões, a habitação dos homens. E acabou penetrando no quintal de uma casa da roça.
            ___Sim, senhor. É interessante isto!
            Examinou tudo minuciosamente, farejou a tulha de milho e a estrebaria. Em seguida notou no terreiro um certo animal de belo pelo que dormia sossegado ao Sol. Aproximou-se dele e farejou-o  sem receio nenhum.
            Nisto aparece um galo que bate as asas e canta.
            O ratinho por um triz que não morreu de susto. Arrepiou-se todo e disparou como um raio para a toca. Lá contou à mamãe rata as aventuras do passeio.
            ___Observei muitas coisa interessante _ disse ele_ mas nada me impressionou tanto como dois animais que vi no terreiro. Um, de pelo bem macio e ar de bondoso, seduziu-me logo. Devia ser um desses bons amigos da nossa gente, e lamentei que estivesse a dormir, impedindo-me assim de cumprimentá-lo. O outro... Ai, que ainda me bate o coração! O outro era um bicho feroz, de penas amarelas, bicos pontudos, crista vermelha e aspecto ameaçador. Bateu as asas barulhentamente, abriu o bico e soltou um có-ri-có-có tamanho  que quase caí de costas. Fugi. Fugi com quantas pernas tinha, percebendo que devia ser o famoso gato que tamanha destruição faz no nosso povo.
            A mamãe rata assustou-se e disse:
            ___ Como te enganas, meu filho! O bicho de pelo macio e ar bondoso é que é o terrível gato. O outro, barulhento e espaventado, de olhar feroz e crista vermelha,  é o galo, uma ave que nunca nos fez mal nenhum.
            As aparências enganam meu filho! Quem vê cara não vê coração.
Monteiro Lobato
Responda:
a.Que tipo de texto é este?
b.Para você, qual ensinamento é transmitido na fábula O ratinho, o gato e o galo?
c.Quais os animais que impressionaram o ratinho?
d.Qual  orientação a mamãe rata deu ao filhote?

1.    Retire do texto: 
a.    Uma palavra monossílaba: ______________________
b.    Uma palavra dissílaba: _________________________
c.    Uma palavra trissílaba: _________________________
d.    Uma palavra polissílaba: ________________________
e.    Uma palavra oxítona: ___________________________
f.     Uma palavra paroxítona; ________________________
g.    Um adjetivo: __________________________________
h.    Um substantivo comum: _________________________
i.      Um verbo: ____________________________________
j.      Uma palavra no diminutivo: ______________________

2.    Releia a fábula e numere os fatos na ordem em que aconteceram: 
(    ) O rarinho entrou no quintal de uma casa.
(    ) Apareceu um galo batendo as asas e cantando.
(    ) O ratinho saiu do buraco pela primeira vez.
(    ) O ratinho notou um animal de pêlo.
(    ) Chegando à toca, contou as aventuras a sua mãe.
(    ) O ratinho assustou-se e fugiu.
(    ) Mamãe rata explicou ao filho o engano que ele cometeu.

  1. Complete com L ou U
cana__                      lenço__                     a__mofada                           perni__
fla__ta                       ba__de                      sa__dade                             co__ve
                                                          
  1. Forme uma frase interrogativa  com as palavras RATO e GALO: 
RATO
GALO

5.    Numere corretamente: 
( 1 )  enxame                       (    )  árvores frutíferas
( 2 )  flora                              (    )  flores
( 3 )  fauna                           (    )  plantas de uma região
( 4 )  pomar                           (    )  abelhas
( 5 ) matilha                          (    )  cem anos
( 6 )  século                          (    )  cães
( 7 )  ramalhete                    (    )  filhos
( 8 ) prole                              (    )  animais de uma região

6.     Classifique as palavras grifadas: 
a.    Naquele time tem bons jogadores.
(    )   substantivo comum     (    ) substantivo próprio    (   ) substantivo coletivo

b.    O ratinho fugiu com medo.
(   ) verbo     (   )  substantivo comum    (   )   adjetivo

c.    O galo cantou alto.
(   )  artigo definido    (   )  adjetivo   (   )  substantivo comum

d.    Quem escreveu esta fábula foi  Monteiro Lobato.
(    )  substantivo comum   (   )  substantivo próprio   (   ) substantivo coletivo

e.    A florista guardou a flor.
(   )  substantivo próprio   (   )  substantivo derivado   (   )  adjetivo
Michele Porto




8 comentários:

  1. Amo,amo,amo!!!!!! Estas atividades são muito boas.

    ResponderExcluir
  2. Professora Helena, parabéns pelo seu espaço. Estou encantada com suas atividades, estão me ajudando muitooooooooo!
    Sabe como o que quero ser quando crescer?
    Assim! igual a você.
    Tia Néia/ Taiobeiras- MG

    ResponderExcluir
  3. linda fabula amei continue assim!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da atividade utilizei em sala. obrigada

    ResponderExcluir
  5. gostei muito do saite meu nome e isabella tenho 9 anos

    ResponderExcluir
  6. gostei desta página,seu trabalho é incrivel parabéns

    ResponderExcluir
  7. este site me ajudou muito,meus alunos melhoraram muito depois que passei esses exercicios para eles melhoraram muito

    ResponderExcluir
  8. legal seu blog, as vezes passo aqui para pegar umas folhinhas pro Matheus estudas, bjs passa no meu blog tb

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!