Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Exercícios de acentuação gráfica



1- Transforme os substantivos em adjetivos . Lembre-se: Os paroxítonos terminados em L devem ser acentuados.
amabilidade => amável
   subst.               adj.
facilidade:_______
fragilidade:_______
dificuldade:_______
utilidade:_________
habilidade:______
agilidade:________

2- Acentue os paroxítonos terminados em ditongo:
dicionario , magoa , area , serio , serie , espontaneo , exercicio , agua , patio .

3- DIVERSÃO: Nestas oito palavras, está escondido um provérbio muito conhecido . Você poderá descobri-lo  copiando a silaba tônica de cada uma das palavras pela ordem.
a) barracão
b) pequeno
c) sólido
d) bolacha
e) quadrado
f) anão
g) amor
h) delicado


 PROVÉRBIO: _______ ______ _______ _______ ________ _________
                         A          B           C           D+E         F             G+H

b) Ele te

4- Escreva a regra de acentuação  das palavras proparoxítonas:
5- São acentuadas as palavras paroxítonas terminadas em:

6- São acentuadas as palavras oxítonas terminadas em:

7- Quando é que acentuamos os hiatos?

8- Quando é que acentuamos os ditongos? 9- Acentue quando necessário:
bonus - faceis - orgão - limpido - urubu - horario - tenue  - historia - parabens - armazens - cipo - hifen - canoa -  flores - nuvem - homens - arvore - passaro - passarinho - reporter - taxi - europeu - moi - ceus - destroi- boi- reu - saida - saude - bau - saiste - caiste - moinho - moeda - palido - atraves - Marcio - boia - orfãs - juri  - voo -abençoo - raiz  -raizes  - tres - graudo - facil  frances - reune - papeis - portugues- portuguesa

9- Complete o quadro com as palavras que você acentuou no nª 6:

Proparoxítonas
Parixítonas
Hiato
Oxítonas
Ditongo aberto


















                                                                      Sílvia Zamar

37 comentários:

  1. No exercício de número 3, a sílaba tonica da palavra delicado é o /ca/. Mas o exercícios foi ótimo, eu substituí a palavra por outra.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI VOU PEGAR ESSES EXERCICIOS E FASER MEU TRABALHO DE ESCOLA =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bom vc FAZER muito para aprender que FAZER É C/ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

      Excluir
  3. Professora Helena estou encantada com o seu site! É maravilhoso! Aqui eu encontrei tudo o que estava precisando . Valeu Mto o brigada e parabéns!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  4. ameiiiiiiiiiiiiii
    mas tá faltando as respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um professor que pede respostas......é final de carreira........A educação está um fiasco.....

      Excluir
    2. Caro Anônimo, tenho um colega que me pede sempre para digitar as provas para ele e com gabarito,,,rssssssssssssss
      Eu sou professora de português e inglês e ele de história e geografia.Fiz o que ele me pediu e enviei as respostas no email, ele não soube usar salvar e perdeu a mensagem.Não aplicou a prova ainda porque não sabe corrigir.Estes são alguns dos professores que estão no estado ocupando a vaga de quem de fato quer trabalhar, os chamados Efetivos.Devemos chorar ou rir?

      Excluir
  5. adorei me ajudou a estudar para a prova
    estaria perdido sem este site

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas atividades!!!
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  7. até que gostei de participar da aula foi d+

    ResponderExcluir
  8. ajudaria mas me tevesse as resposta!!

    ResponderExcluir
  9. ADMIRO VC. MUITO ...DEUS TE ABENÇOE NA SUA CAMINHADA DE TRABALHO E MUITO SUCESSO NA SUA VIDA COLEGA .QUE CORAÇÃO BOM TU TEM ?

    ResponderExcluir
  10. Francisca Mar 16,2012, 20;13 RO
    Parabéns! Vc. é gente que faz.

    ResponderExcluir
  11. Vcs me ajudaram muito com o meu teste para eu estudar, beijos e muito obrigada

    ResponderExcluir
  12. Este blog foi criado para compartilhar ou só p/ apreciar....
    fundo verde,amiga ninguém merece......

    ResponderExcluir
  13. MARAVILHOSO é esse seu blog estou conseguindo ajudar meus filhos em suas dificuldades só tenho a agradecer blogs como o seu pois todos sabemos que o ensino no Brasil é bastante pobre,mas fica enriquecido quando pessoas como vc decide dividir essas preciosidades conosco que queremos ver nossas crianças progredirem.Parabéns mil vezes!!!

    ResponderExcluir
  14. As suas atividades foram ótimas. Ajudou-me muito!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante a questão 3 sobre acentuação, mas a última resposta está errada. Ficou MORCA, e não, MORDE.
    Parabéns por postar ótimas sugestões e nos ajudar na elaboração de atividades e avaliações.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada.
    Este blog é muito bom ,continue postando ,pois é de grande ajuda para tds nós professores.

    ResponderExcluir
  18. Valeu!!!!!!
    Se não for pedir muito. Poderia postar também o GABARITO.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. esses exercícios ajudam meu filho a aprende

    ResponderExcluir
  21. Oii gostaria de saber se vc tem outros tipos de gráficos para o 5 ano

    ResponderExcluir
  22. pode me ajudar ,passar mais exercício ajudo meu filha em casa

    ResponderExcluir
  23. linda ele vai para a 6? serie e não sabe nada, estou ajudando ele em casa , mais não sei muita coisa ,não sei como passar exercícios plizzzzzzzzzzzzzzz um grande bjus
    alinebortaliero@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. aff!!!! Meu Deus o que é isso. Exercícios mais frívolo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!