Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Acentuação Gráfica

Recebem  acento gráfico

PROPAROXÍTONAS

todas
veículo, lâmpada
MONOSSÍLABOS TÔNICOS
terminados em  A - E - O (S)
pá , pás, só, sós,  pé, mês
OXÍTONAS
terminadas em : A - E - O ( S) - EM - ENS
babá, babás, café, cafés, vovó, vovós, também, parabéns
Observe o quadro atentamente e responda:

a) Quais são as palavras mais fáceis de serem acentuadas. Por quê?

b) Qual é a única diferença na regra de acentuação dos oxítonos e dos monossílabos tônicos?

c) O que significa ( s), que aparece na coluna dos monossílabos tônicos e dos oxítonos?

2. Observe as palavras abaixo:

     lâmpada - veículo        mês  - pé        vovô - vovó

Por que umas palavras têm acento agudo ( ‘) e outras têm acento circunflexo ( ^) ?


3.Veja agora o mesmo quadro simplificado:

Proparoxítonas
todas
Monossílabos tônicos
a - e - o  ( s)
Oxítonas
a - e - o  ( s ) - em - ens

è Escreva no caderno, o quadro acima, sem olhar na folha. Faça isso até acertar.
Agora vamos fazer uma série de exercícios para você aprender a aplicar o quadro.

4. Todas as palavras abaixo são proparoxítonas. Coloque acento na sílaba  adequada:
     silaba  ,  lampada ,  transito   ,   palido    ,   rapido  ,   paralelepipedo  ,   Hercules

5. Das palavras abaixo, algumas são proparoxítonas, outras não. Acentue as proparoxítonas:
    amava , amavamos , andarei , limpidos , facilidade , queriamos , queremos , quilometro , nuvens.


6. Todos os monossílabos abaixo são tônicos. Acentue quando for necessário:
     pe , po , pa , mi , re , tu , nem , pai , quem , vou , Deus , sol , la, ca.

7. Veja as palavras oxítonas abaixo:

     café, será, vovô , feroz, ipês, Pererê, parabéns, andarei, jabuti, alguém, urubu, trenós, jiló
Copie:
a) As palavras oxítonas acentuadas são:
b) As  palavras oxítonas não acentuadas  são:

8. Por que  trenós leva acento e feroz não leva?

9. Veja se consegue decifrar o enigma:

     Oxítona e paroxítona são proparoxítonas.
     Proparoxítonas também são.


10. Abaixo estão misturados monossílabos tônicos e átonos. Acentue quando for necessário:
      ve, for, le, lhe, cem, sem, te, Ze, fez, flor, mau, mal, grau, tras, traz, fe, já, pos, há ,  ma.

11. Por que alguém leva acento e bem não leva?

12. Por que urubu não leva acento?


13. Acentue as  palavras oxítonas abaixo quando necessário:

      Saci, querer, cipo, tatu, angu, veloz, falara, ninguem , degrau, frances, toto, tatu, atraves,. Vaivem .

14. Separe as palavras em 3 grupos: proparoxítonas, oxítonas e monossílabos tônicos  ( acentue-as se for necessário): Ines, alem, Africa, trem, angu, arvore, passaro, ingles, onibus, Satanas, po, porem, vi, re

proparoxítonos:
oxítonos:
monossílabos tônicos

15. ATENÇÃO:  As formas verbais OXÍTONAS  terminadas em a, e, o seguidas de lo, la, los las, são acentuadas. Ex.:  carre-la  ,  ven-lo 

è Acentue apenas as formas verbais terminadas em  a, e,o.

termina-las                             traduzi-los                                                  escreve-los
pedi-lo                                     leva-la                                                        compo-lo
escreve-lo                              ouvi-la                                                        entende-la
vende-lo                                 ampara-lo                                                  deve-lo

16. PESQUISA:
      Os monossílabos tônicos e as palavras oxítonas estão  por toda parte. Selecione 5  livros ou revistas que você tem em casa. Copie de cada um as 5 primeiras palavras oxítonas ou  monossílabos tônicos que você encontrar. Não vale repetir.

26 comentários:

  1. OLÁ HELENA, TUDO BEM?
    SOU SEGUIDORA DO SEU BLOG. ACOMPANHO TODAS AS NOVIDADES. GOSTARIA QUE SE POSSIVEL, SE CASO VOCÊ TIVER ATIVIDADES COM ANUNCIOS, POSTAR NO SEU BOLG.
    OBRIGADO POR AJUDAR....
    PORT. MG

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. como saberemos se esta certo...
    por que não posta o gabarito?

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    1. boa idea mas eu acho que eu acertei tudo.SOU DEMAIS

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  4. amei gatinha o seu blog eu quero mais beijo me liga

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  5. QUE DA ORA GOSTEI DO CEU BLOGUI

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  6. Seu blog é ótimo!!!! Só faltou as respostas.

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  7. muito boa essas atividades.... tive que arrumar umas coisinhas mas vou fazer muito bom proveito na minha turminha de 4º ano..... parabéns

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  8. Muito bom só que eu preciso do gabarito para mim corrigim

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  9. Muito bom só que eu preciso do gabarito para mim corrigim

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    1. ANÔNIMO "MIM" NÃO CORRIJE NADA! QUEM CORRIJE É O "EU"!

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  10. prof tem jeito de vc fazer um atividade com resposta de acentuaçao grafica de oxitonas fasendo o favor........

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  11. Gosto de acompanhar de perto o desenvolvimento de minhas filhas e achei excelente o conteúdo de seu blog. Foi muito fácil ver todas as respostas com clareza. Entretanto, não ficou claro pra mim. Por que "bem" não leva acento. Fico grato pela influência de seu material didático. Parabéns, continue assim!

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    1. Simples! "Bem" é monossílabo e de acordo com a regra, só os monossílabos tônicos terminados em a(s), e(s) e o(s) recebem acento. "Bem" não possui nenhuma dessas terminações, logo não deve ser acentuado. <3

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