Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 1 de março de 2011

O Espantalho


     Uma vez um pintassilgo foi ferido numa asa por um caçador. Durante algum tempo conseguiu sobreviver com aquilo que encontrava. Depois, terrível e gélido, chegou o Inverno.
Uma fria manhã, procurando alguma coisa para meter no bico, o pintassilgo poisou num espantalho. Era um espantalho muito amigo de todas as aves do céu. Tinha um corpo de palha metida num velho fato de cerimónia; a cabeça era uma grande abóbora laranja e duas nozes como olhos. O espantalho, gentil como sempre, perguntou-lhe:
   Que se passa, pintassilgo?
O pintassilgo suspirou:
     O frio está a matar-me e não tenho onde me refugiar. Para não falar da alimentação. Penso que não chegarei à Primavera.
   Não tenhas medo. Refugia-te aqui debaixo do meu casaco. A minha palha está seca e quente.
E assim, o pintassilgo encontrou uma casa no coração de palha do espantalho. Ficava o problema do alimento. Era cada vez mais difícil para o pintassilgo encontrar sementes.
Um dia em que tudo estava coberto de geada, o espantalho disse-lhe docemente:
   Pintassilgo, come os meus dentes: são óptimos grãos de milho.
   Mas tu ficarás sem boca!
   Parecerei mais sábio.
O espantalho ficou sem boca, mas estava contente porque o seu amigo vivia. E sorria-lhe com os olhos de noz. Alguns dias depois, foi a vez do nariz de cenoura. Disse-lhe:
   Come-o. É rico em vitaminas.
Chegou depois a vez das nozes que serviam de olhos. Disse o espantalho ao  amigo pintassilgo:
   Basta-me escutar os teus contos. Finalmente ofereceu também a abóbora que servia de cabeça.
Quando chegou a Primavera, o espantalho já não existia. Mas o pintassilgo estava vivo e voava no céu azul.


Compreensão do texto

1.    Localize no tempo a ação desta  história.
2.    Descreva o espantalho.
3.    O que fez o espantalho para ajudar o pintassilgo?
4.    O que pensa da atitude do espantalho?
5.    Invente  outro título para o texto.
Atividade enviada por Neuza Ristau para o grupo Professores Ensino Fundamental.

14 comentários:

  1. Que lindo! Sua iniciativa foi ótima! PARABÉNS! Pena que nossas crianças estejam perdendo um pouco o interesse por leitura (livros, revistas...). Pena que o Governo não esteja realmente preocupado em formar cidadãos! Gostaria de fazer uma observação (correção): acima, você escreveu 4º e 5º ano = o correto é anos). BOA SORTE! E CONTINUE COM ESSAS POSTAGENS!
    Uilmara Machado.

    ResponderExcluir
  2. adorei me ajudou na lição de casa muito obrigado a vcs

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Localize no tempo a ação desta historia

      Excluir
    2. Eu já li o texto várias vezes com minha filha, mas ñ encontramos a resposta...

      Excluir
  4. Só quero saber o nome da autora (o) mas me ajudou muito na minha lição.

    ResponderExcluir
  5. Queria resposta do texto tipo
    Retira palavras oxítonas paroxitonas proparoxítonas

    ResponderExcluir
  6. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii parabéns

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!