Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sábado, 12 de março de 2011

Liberdade


            Deve existir nos homens um sentimento, profundo que corresponde a essa palavra LIBERDADE, pois sobre ela se tem escrito poemas e hinos, a ela se tem levantado estátuas e monumentos, pôr ela se tem até morrido com alegria e felicidade.
            Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que a morte é preferível à falta de liberdade; que renunciar à liberdade é renunciar à própria condição humana; que a liberdade é o maior bem do mundo; que a gritavam: “Liberdade!  Liberdade, Igualdade e Fraternidade”; nossos avós cantaram – “0u ficar a pátria livre / ou morrer pelo Brasil”; nossos pais pediam: “Liberdade! Liberdade! /abre as asas sobre nós”, e nós recordamos todos os dias que o “sol da liberdade em raios fúlgidos brilhou no céu da Pátria...”em certo instante.
            Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposição de cantá-la, amá-la, combater e certamente morrer por ela.
            Ser livre – como diria o famoso conselheiro... – é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho.
                                                                                  Cecília Meireles

Refletindo sobre o texto

  1. 0 que significa a palavra liberdade para você?
  2. Explique o segundo parágrafo do texto.
  3. Segundo o texto, o que significa um país livre?
  4. Você acha que o nosso País, o Brasil, é uma nação livre hoje? Por que?
  5. Comente: “Ser livre é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho”.

Aplicando a Gramática

1)    Assinale a alternativa em que as palavras estão em ordem alfabética:
a)    Sentimento, corresponde, liberdade, igualdade, fraternidade.
b)    Corresponde, fraternidade, igualdade, liberdade, sentimento.

2)    Na frase: “Deve existir nos homens um sentimento..., a palavra destacada é:
a) dissílaba                     b) trissílaba                           c) polissílaba

3)    A palavra que tem encontro vocálico é:
a) fraternidade               b) poemas                c) nutridas

4)    A palavra que tem encontro consonantal é:
a) hinos               b) Pátria                    c) coração

5)    Dígrafo é:
a)    Encontro de 2 letras que representam dois sons.
b)    Encontro de 2 letras que representam um único som.

6)    As palavras que têm dígrafos são:
a) Brasil, Pátria              b) fúlgidos, morrido            c) corresponde, conselheiro.

7)    A última sílaba tônica chama-se:
a) proparoxítona                        b) paroxítona                        c) oxítona

8)    Assinale a alternativa em que a palavra é paroxítona:
a) fúlgidos                      b) disposição                       c) liberdade

9)    A palavra “fúlgidos” é:
a) oxítona                       b) paroxítona            c) proparoxítona

10) Assinale a alternativa em que a palavra apresenta ditongo:
a) poemas                      b) estátuas                c) condição

11) Assinale a alternativa em que a palavra apresenta hiato:
a) renunciar                   b) coração                 c) condição

12) A frase: “... onde não há liberdade, não há pátria...”, é:
a)    Uma frase declarativa negativa.
b)    Uma frase declarativa exclamativa.
13) Assinale a frase em que está correto o feminino de “cavalheiro”:
a)    A amazona ficou assustada.
b)    A dama ficou assustada.

14) Coloque um X na frase que está correta no plural:
a)    Diz-se que os homens nasceu livre.
b)    Diz-se que os homens nasceram livres.
c)    Dizem-se que os homens nasceram livres.

15) Coloque um traço na frase que está correta no singular:
a)    Ser livre – como diriam o famoso conselheiro...
b)    Ser livre – como diria o famoso conselheiro...
c)    Ser livres – como diria o famoso conselheiro...

Atividade enviada por Vida para Professores Solidários.

5 comentários:

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!