Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sábado, 12 de março de 2011

A caixinha de segredos


Silvia tinha uma caixinha de segredos. Era uma caixinha quadrada onde guardava uma porção de coisas: um botão dourado, uma tampa de caneta, um pedaço de papel celofane azul, uma bala de hortelã, um alfinete bem pequenininho.
Essas coisas ficam bem apertadinhas, uma de encontro às outras, por causa das três histórias que também moravam dentro da caixinha.
Tinha história de passarinho. Tinha história de gruta. E tinha história do lago de chocolate.
Eram histórias que Silvia tinha inventado para ela e que ninguém podia saber. De noite, quando a casa inteira dormia, Silvia, sem fazer barulho, abria a gaveta trancada onde ficava a caixinha e entrava numa das histórias.

Responda
1-    O que Silvia tinha em sua caixinha?
2-    Por que as coisas ficavam apertadinhas dentro da caixinha?
3-    Por que ninguém podia saber das histórias de Silvia?
4-    O que Silvia fazia, à noite, quando todos já estavam dormindo?
5-    Do que eram as histórias que moravam dentro da caixinha?
6-    Como era a caixinha de segredos?
7-    Em que lugar Silvia guardava sua caixinha  de segredos?
8-    Assinale a única alternativa correta:
         No texto, o narrador:
(   ) dá informações sobre a caixinha de segredo
(   ) conta uma história
(   ) dá opinião sobre o comportamento de Silvia

PRODUÇÃO DE TEXTO
Conte uma história você também, onde o assunto seja  sobre um SEGREDO. Solte sua imaginação e crie um lindo texto, coloque título, faça parágrafos e capriche na letra. Após finalizar seu texto releia-o com atenção e faça as correções necessárias.

ATIVIDADES GRAMATICAIS
1- Retire do texto A caixinha de segredos:

a)    Um substantivo próprio
b)     Três substantivos comuns
c)    Uma palavra monossílaba
d)    Uma palavra dissílaba
e)    Uma palavra trissílaba
f)     Uma palavra polissílaba
g)    Uma palavra com acento circunflexo
h)   Uma palavra com acento agudo
i)     Uma palavra com til
j)     Duas palavras no plural
k)    Duas palavras no singular
l)     Dois verbos.

2- Releia o trecho a seguir:
“... um botão dourado, uma tampa de caneta, um pedaço de papel celofane azul, uma bala de hortelã, um alfinete bem pequenininho.”
Observe as palavras em destaque no trecho acima e separe-as no quadro abaixo:
Substantivo feminino
Substantivo masculino







Atividade enviada por Vida para Professores Solidários.

4 comentários:

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!