Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

domingo, 20 de março de 2011

A Espera


Quando chega o domingo, 
pulo cedinho da cama, 
Tomo mingau com banana, 
nem quero ficar dormindo.

Fico olhando na janela, 
esperando a minha vó, 
Sei que sou seu xodó. 
Dou aquele abraço nela!

Vamos juntas à igreja. 
Lá ficamos de mãos dadas. 
Penso na torta de cereja, 
que vovó deixou lá em casa.

Quando chegamos famintas, 
quero comer toda a torta, 
mamãe diz: "te comporta!" 
Ai! Meus ouvidos tilintam.

Mas logo, toda faceira, 
corro a brincar lá fora. 
Nem vejo passar a hora. 
Tantas são as brincadeiras!

O domingo passa depressa, 
quase num piscar de olhos. 
Vovó vai embora, eu choro, 
mas já espero outra festa!

                                      Dorcila Garcia



Interpretação do Poema

1) A menina do poema fica á espera de quem?

• a vó  
• a mãe  
• a tia  

2) Qual é o titulo deste poema?

• esperando na janela  
• a espera  
• esperando a vovó  

3) Como é o nome da autora?

• Dorcila  Alves  
• Dorcila Amaral  
• Dorcila Garcia   

4) Quantas estrofes têm no poema A espera?

• seis  
• três  
• oito  

5) Quantos versos têm em cada estrofe?

• cinco  
• quatro  
• três 

Atividade enviada por Silvana para o grupo Pedagogia dos Sonhos Possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!