Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Era uma vez


Atividade enviada por Angela Nakonechen Strechar para Professores Solidários.

Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada                           
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada
Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade
( REFRÃO )
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia

                                                                                           ( Composição: Toquinho )
                                                                                          ( Interpretação: Sandy e Junior)

Interpretando o texto


1. Quem compôs a musica acima? ________________

2. Quem são os  o intérpretes? ________________

3. Na sua opinião, para uma pessoa ser feliz ela precisa ser rica? Por quê?

4. O que o autor do texto diz que é preciso fazer para a gente ser feliz?

5. Você se considera feliz? Por quê?

6. “ Um lugarzinho no meio do nada”  quer dizer:

(    ) Um lugar que não existe.
(    ) Um lugar que só existe na nossa imaginação.

5. Retire do texto:

a) dois substantivos comuns: __________________________
b) dois substantivos abstratos: _________________________
c) dois substantivos concretos: _________________________
d) dois substantivos derivados: ________________________
e) dois substantivos primitivos: ________________________

6. Pinte os substantivos pedidos:

a) epicenos:

gato
jacaré
leão
tubarão

b) simples:

chuva
guarda-roupa
couve-flor

c) compostos

arco
arco-íris
parque
guarda-parque

d) comuns de dois gêneros

pintor
desenhista
criança
motorista

e) sobrecomuns

pessoa
sambista
jovem
testemunha

6. Marque o substantivos primitivo destes coletivos.

aglomeração    (   ) de pessoas    (   ) de espigas
biblioteca         (   ) de leis            (   ) de livros
bagagem         (   )  de roupas      (   ) de objetos de viagens
constelação     (   ) de ilhas          (   ) de estrelas
bando              (   ) de aves          (   ) de músicos
esquadra         (   ) de ladrões      (   ) de navios
elenco             (   ) de atores        (   ) de trabalhadores 
serra               (   )  de espigas     (   ) de montanhas

1. Circule os encontros vocálicos das palavras abaixo.

   iguais         leite       saudade            papai        choveu

2. Destaque os encontros consonantais.

frango ........ e ..........      fraco .........     cravo .........    
encontro ....... e .........     biscoito ..........     grande ......... e ..........

3. Separe as palavras  abaixo conforme a sua classificação.

Uruguai   primeiro    saúde    céu     lua    partiu    ensaiou   maestro    meu    iguais     país     enxaguou
ditongo
tritongo
hiato















4.Sublinhe os encontros consonantais e escreva se há encontro consonantal ou dígrafo.

farinha .......................................................
Páscoa .....................................................
absurdo .................................................
chapéu ....................................................           
excelente ...................................................
diante ....................................................
piadinha ..............................................


5. Circule os numerais do texto abaixo e depois classifique-os.

Mamãe preparou cento e cinquenta docinhos e duzentos salgadinhos para a festa de aniversário de Mariana.
O primeiro convidado a chegar foi Davi. Ele fez o dobro de travessuras que costuma fazer e, sozinho,comeu um quarto do bolo. 
 
cardinal


multiplicativo

fracionário

ordinal
  

8 comentários:

  1. Adorei, estava precisando uma interpretação para essa música e estava sem ideias.Aproveitei também exercícios para revisão dos conteúdos.

    ResponderExcluir
  2. eu quero a reposta agora era uma vez alvoro socci e claudio matta

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!! Eu queria essa interpretação juntamente com algumas atividades sobre numerais.

    ResponderExcluir
  4. corrigindo :muito boa suas atividades.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo o Trabalho! Suas atividades são muito boa

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Amei sua atividades. Parabéns! Eu gostaria de deixar uma sugestão. Você poderia deixar as resposta das atividades no final de cada atividades? Eu gostaria de fazer com meus filhos essas atividades mas, não tem a respostas. Desde já agradeço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!