Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

domingo, 13 de março de 2011

Dorme ruazinha, é tudo escuro


Dorme, ruazinha... É tudo escuro...
E os meus passos, quem é que pode oivi-los?
Dorme o teu sono sossegado e puro,
Com teus lampiões, com teus jardins tranqüilos...

Dorme... Não há ladrões, eu te asseguro...
Nem guardas para acaso persegui-los...
Na noite alta, como sobre um muro,
As estrelinhas cantam como grilos...

O vento está dormindo na calçada,
O vento enovelou-se como um cão...
Dorme, ruazinha... Não há nada...

Só os meus passos... mas tão leves, são,
Que até parecem, pela madrugada,
Os da minha futura assombração....

                                                                           Mário Quintana



  1. Assinale a opção que completa a frase abaixo:
O poeta fala à ruazinha com:
a) ironia                                             c) respeito
b) ternura                                          d)desprezo
                                                                             
  1. Por que a ruazinha pode dormir em paz?

  1. A que o poeta compara as estrelinhas?

  1. Explique a comparação: “ O vento enovelou-se como um cão...”

  1. Qual a única coisa que pode perturbar o sossego da ruazinha?

  1. Com base na resposta anterior por que nem eles chegariam a fazê-lo?
  2. No texto o poeta utiliza um substantivo abstrato, indique-o:

  1. Dê substantivos derivados das seguintes palavras (pelo menos 3)
a)      jardim _________________________________________
b)      vento ___________________________________________
c)      assombração_____________________________________

  1. Classifique os substantivos abaixo em simples, composto, abstrato, concreto, primitivo, derivado:
a)      Progresso                                                                f)  terra
b)      Ruazinha                                                                g) bilheteria
c)      Estrelas                                                                  h) guarda-roupa
d)     Passos                                                                    i) tranqüilidade
e)      carta-bilhete                                                           j) tabela
                                                       
  1. Dê o feminino das seguintes palavras:
a)      Ancião                                                                  f) anfitrião
b)      Réu                                                                      g) genro
c)      Hóspede                                                               h) parente
d)     Cônsul                                                                  i) ator
e)      Herói                                                                    j) cliente
                                                                 
  1. Reescreva as frases abaixo, passando para o plural as palavras em destaque  e efetuando as alterações necessárias:
a)      O Órfão não tem quem lhe dê amor.

b)      O girassol e a madressilva enfeitam qualquer jardim.

c)      Ele, como bom cristão, antes de partir para a guerra, pediu a benção do sacerdote.

d)     O garrafão estava escondido no sótão.

e)      Segundo o cirurgião, o ladrão de mal incurável.

f)       O anel com pedra de ônix foi encontrado sob o tapete.

g)      O bacharel mostrou-nos o álbum de sua formatura.

h)      O coronel afirmou que o inimigo era desprezível.

i)        Nosso vizinho mostra-se muito amigável.

j)        O caminhão levou o barril.

Atividade enviada por Sheila Mendes para Professores Solidários.

5 comentários:

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!