Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sábado, 12 de março de 2011

Assembleia dos Ratos


        Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria duma casa velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome.
        Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos mios pelo telhado, fazendo sonetos à lua.
        ––Acho, disse um deles, que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo.
        Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra um rato casmurro, que pediu a palavra e disse:
        ––Está tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de Faro-Fino?
        Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro, porque não era tolo. Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação.
(Monteiro Lobato)

1) Todo texto é produzido com uma intenção: expressar um ponto de vista, apresentar informações sobre um assunto qualquer, etc.. Nessa perspectiva, o assunto principal do texto em estudo é:
 (    ) A esperteza;           (    ) Uma casa velha;
 (    )  Um gato poeta;     (    )  O medo.

2) Pelo modo como se aborda o assunto, pode-se dizer quanto à tipologia textual que o texto “Assembleia dos Ratos” é certamente:
 (    ) Uma fábula;   (    ) Uma crônica;
 (    )Um conto;       (    )Um artigo;

3) Adjetivo é uma palavra que caracteriza, qualifica os seres. O adjetivo, entre os citados abaixo, que caracteriza o rato que discordou da “luminosa ideia” é:
(    ) Inteligente;
(    ) Bravo;
(    ) Casmurro;
(    ) Animado;
(    ) Malvado.

4) Na frase “Silêncio geral” (último parágrafo), a expressão destacada foi empregada no sentido de:
 (    ) Apresentar um fato real, acontecido entre animais;
 (    ) Os ratos caíram na realidade e ficaram frustrados;
 (    ) Os ratos mantiveram-se em silêncio para ouvir o rato casmurro falar;
 (    ) Os problemas difíceis não têm solução;
 (    ) Toda reunião (assembleia) exige silêncio geral.

5. Observe a expressão “...deu de fazer tal destroço na rataria...” (primeiro parágrafo). O item que serve de sinônimo para a palavra destacada é:
(    ) Versos;
(    ) Rataria;
(    ) Roubalheira;
(    ) Destruição;
(    ) Sineta.

6) As sílabas da palavra “destroço” e “silêncio” estão corretamente separadas em:
(    ) Des-tro-ço; si-lê-ncio;
(    ) Des-tro-ço; si-lên-cio;
(    ) De-str-oço; si-lê-ncio;
(    ) Des-troç-o; si-lên-ci-o;
(    ) Des-tro-ço; si-lê-nc-io.

7) A palavra “guizo” escreve-se com “z”. Qual das palavras abaixo está escrita corretamente?
(    ) Avizo;
(    ) Atrazo;
(    ) Atravéz;
(    ) Pouzada;
(    ) Azia.

Atividade enviada por Adriana Carvalho para Professores Solidários.

18 comentários:

  1. achei muito legal,parabens!

    ResponderExcluir
  2. SOU A PROFESSORA CARMEM,DA CIDADE DE PLANALTO-BA
    AMEI A ATIVIDADE, GENIAL.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ PESSOAL GOSTEI MUITO DESSAS ATIVIDADES, PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO.

    ResponderExcluir
  4. Interessante mas a mulher ou homen que falou plupulpul é muito chata aaffffffffffffffffff pra que falar isto?

    ResponderExcluir
  5. Parabens! Uma ótima contribuição aos professores da lingua portuguêsa.

    ResponderExcluir
  6. adorei.....!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela iniciativa do blog, pelo bom gosto da fábula e pelas atividades.
      um abraço

      Excluir
  7. Qual o objetivo em trabalhar o texto como esse para uma turma de 4º e 5º ano? Quais competências e habilidades estão em foco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só a senhora estudar um pouco mais sobre a importância de se ensinar fábulas no EF I e II que as suas dúvidas serão sanadas.

      Excluir
  8. Faltou uma: Quem foi Monteiro Lobato e qual a obra que o imortalizou?
    ( )Um escritor brasileiro. A escrava Isaura
    ( )Um autor brasileiro. A Moreninha
    ( )Um escritor brasileiro.O Sítio do Picapau Amarelo
    ( )Um autor brasileiro.O Picapau Amarelo

    ResponderExcluir
  9. Eu sou aluna do 6ano e quero saber o assunto principal do texto em estudos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!