Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sábado, 12 de março de 2011

Eu também quero jogar


            Pois eram dois irmãos: um menino, o Pedro. E uma menina, a Joana.
            Eles viviam com os pais, seu Setúbal e dona Brites.
            E os problemas que eles tinham não eram diferentes dos problemas de todos os irmãos.
            Por exemplo...
            Pedro pegava a bola par ir jogar futebol, lá vinha Joana:
-          Eu também quero jogar!
Pedro danava:
-          Onde é que já se viu mulher jogar futebol?
-          Ué, toda hora eu vejo! Tem até jogo de artistas de televisão! E mesmo que não visse... Umavez é a primeira!
-          Eu é que não vou levar você! O que é que meus amigos vão dizer?
-          E eu estou ligando pro que os seus amigos vão dizer?
-          Pois eu estou. Não levo e pronto!
Joana ficava furiosa, batia as portas, chutava o que encontrasse no chão, fazia cara feia.
Dona Brites ficava zangada:
- Que é isso, menina? Que comportamento! Menina tem que ser  delicada, boazinha...
- Boazinha? Pois sim! – respondeu Joana de maus modos.

Ruth Rocha. Faca sem ponta, galinha sem pé. Rio de Janeiro.
Nova Fronteira, 1983.(Titulo adaptado para fins pedagógicos.)


Trabalhando com o texto

1- No texto Eu também quero jogar!, por que a autora Ruth Rocha escreve que “os problemas que eles tinham não eram diferentes dos problemas de todos os irmãos”?

2- Por que Pedro não queria que Joana jogasse futebol?

3- Releia, a seguir, o que Pedro disse a Joana.

-          Eu é que não vou levar você! O que meus amigos vão dizer?


Na sua opinião, por que Pedro ficou preocupado com o que os amigos dele iriam dizer?

4- Releia o que dona Brites disse para Joana:
 
-          Menina tem que ser delicada, boazinha...

a) Para dona Brites, o que é ser delicada e boazinha?
b) Você concorda com dona Brites? Por quê?
c) E Joana? Como reage à fala de dona Brites?

5- Entreviste um colega e escreva, em seguida, a resposta dele para estas perguntas.
a) Como você se sentiria se fosse impedido de entrar numa brincadeira? Por quê?
b) Pedro acha que jogar futebol é brincadeira para menino. Você concorda com isso? Por quê?
c) O que você acha de meninos brincarem com boneca?
d) Você costuma brincar com super-herói feitos de plástico? Quais?
e) Afinal, esses super-heróis são ou não são bonecos? Por quê?

Atividade enviada por Valéria Morgana para Professores Solidários.

3 comentários:

  1. Olá, estou super feliz por encontrar um blog cheio de atrativos e atividades super interessantes!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas atividades, ocuparei em minhas aulas!

    ResponderExcluir
  3. amei esse blog
    vai me ajudar muito
    em minhas aulas .

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!