Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Tapa


           Foi aí que apareceu o Rodrigo. O Rodrigo é meu irmão e a gente chama ele de Rô. Ele veio entrando no meu quarto, mas era hora de lançamento do meu foguete secreto e eu queria ficar sozinho e falei:
            - Vai embora, Rô.
            Mas o Rô ainda é pequeno, ele tem só três anos e ainda não aprendeu que tem hora que a gente quer ficar sozinho. Ele nem ligou pro que eu falei e veio vindo. Ia pegar justo o meu carrinho vermelho, que eu já tinha transformado em foguete, e que estava pronto para a partida.
            Então eu comecei a puxar ele para fora do quarto e ele começou a gritar e a puxar para o outro lado. Eu estava quase ganhando, quando a mão dele escapou da minha e ele caiu para trás, bem em cima da minha plataforma de lançamento.
            Foi um desastre. O tombo doRodrigo acabou com a rampa, com a plataforma, com tudo. Tudo o que eu tinha construído com tanto trabalho. Fiquei morrendo de raiva. Fiquei tão zangado que quase chorei. Eu estava furioso. E dei um tapa com toda a força na bochecha do Rô. Foi uma choradeira. Meu irmão berrou de verdade.
            E quando mamãe veio ver o que tinha acontecido, não deu pra explicar, porque a marca da minha mão ainda estava vermelhinha na bochecha dele.
            Mamãe ficou brava comigo, disse que eu não precisava bater no meu irmão, que ele é menor que eu, e todas essas coisas que mãe diz. Mas eu também estava bravo porque sem plataforma nem rampa não dá pra viajar direito.
            Peguei um carrinho e ia organizar uma corrida, mas a minha mão estava esquisita. Olhei para ela, e lá estava a marca do tapa que eu dei no Rô. Esfreguei a mão na perna da calça, mas o tapa continuava lá.
(O tapa. Ciça e Zélio.)



 1)    Qual o fato que determinou a insatisfação do garoto com a entrada do irmão no quarto?  (1,5)

2) Rodrigo não atendeu o pedido do irmão. Retire do texto uma frase que comprova esta afirmativa.   (1,0)

3) Escreva com suas palavras o acontecimento que fez com que o garoto ficasse furioso com o irmão.  (2,0)

4) O menino não conseguiu recomeçar sua brincadeira. Por quê? Que sentimento tomou conta dele?  (1,5)

5) Na sua opinião, após o acontecimento, o que o garoto deveria fazer em relação ao irmão?  (1,5)

6) Assinale com (x) as alternativas que apresentem a escrita por extenso correta dos numerais. Corrija as erradas. (1,5)

(a)  1.618 -  Um mil seiscentos dezoito.
 (b) 1.616 – Mil seiscentos e dezesseis.

(c) 26.653 – Vinte e seis mil seicentos e cinqüenta e três.
 (d) 53.668 – Cinqüenta e três mil, seiscentos e sessenta e oito.
 (e)  56º - Quintuagésimo  sexto.

7) Escreva como se lê corretamente os numerais em destaque.     (2,0)

a) Terminei de ler o livro. Gostei muito do capítulo III.. Não entendi os capítulos X e XII.

b) No século XVIII, aconteceu em Minas Gerais a Inconfidência Mineira.

c) O primeiro ator surgiu na Grécia no século VI a.C.

d) Em 1756, no reinado de Luís XV, a França enfrentou uma guerra desastrosa contra a Inglaterra.

e) Leão X foi Papa da Igreja no século XVI (1513 a 1521).

f) D. Pedro II foi Imperador do Brasil por quase cinqüenta anos (século XIX)  e passou à história como homem apreciador das artes, das ciências, da liberdade de informação e aberto ao diálogo.

8) Escreva os adjetivos presentes em cada frase e os substantivos que eles caracterizam.  (2,0)

a) “Era hora do lançamento do meu foguete secreto”.
b) “Ia pegar justo o meu carrinho vermelho que eu já tinha transformado em foguete.”
c) O garoto estava furioso com o irmão.
d) “... mas minha mão estava esquisita.”
                                                                                     Profª Nádia Aparecida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!