Foi aí que apareceu o Rodrigo. O Rodrigo é meu irmão e a gente chama ele de Rô. Ele veio entrando no meu quarto, mas era hora de lançamento do meu foguete secreto e eu queria ficar sozinho e falei:
- Vai embora, Rô.
Mas o Rô ainda é pequeno, ele tem só três anos e ainda não aprendeu que tem hora que a gente quer ficar sozinho. Ele nem ligou pro que eu falei e veio vindo. Ia pegar justo o meu carrinho vermelho, que eu já tinha transformado em foguete, e que estava pronto para a partida.
Então eu comecei a puxar ele para fora do quarto e ele começou a gritar e a puxar para o outro lado. Eu estava quase ganhando, quando a mão dele escapou da minha e ele caiu para trás, bem em cima da minha plataforma de lançamento.
Foi um desastre. O tombo doRodrigo acabou com a rampa, com a plataforma, com tudo. Tudo o que eu tinha construído com tanto trabalho. Fiquei morrendo de raiva. Fiquei tão zangado que quase chorei. Eu estava furioso. E dei um tapa com toda a força na bochecha do Rô. Foi uma choradeira. Meu irmão berrou de verdade.
E quando mamãe veio ver o que tinha acontecido, não deu pra explicar, porque a marca da minha mão ainda estava vermelhinha na bochecha dele.
Mamãe ficou brava comigo, disse que eu não precisava bater no meu irmão, que ele é menor que eu, e todas essas coisas que mãe diz. Mas eu também estava bravo porque sem plataforma nem rampa não dá pra viajar direito.
Peguei um carrinho e ia organizar uma corrida, mas a minha mão estava esquisita. Olhei para ela, e lá estava a marca do tapa que eu dei no Rô. Esfreguei a mão na perna da calça, mas o tapa continuava lá.
(O tapa. Ciça e Zélio.)
1) Qual o fato que determinou a insatisfação do garoto com a entrada do irmão no quarto? (1,5)
2) Rodrigo não atendeu o pedido do irmão. Retire do texto uma frase que comprova esta afirmativa. (1,0)
3) Escreva com suas palavras o acontecimento que fez com que o garoto ficasse furioso com o irmão. (2,0)
4) O menino não conseguiu recomeçar sua brincadeira. Por quê? Que sentimento tomou conta dele? (1,5)
5) Na sua opinião, após o acontecimento, o que o garoto deveria fazer em relação ao irmão? (1,5)
6) Assinale com (x) as alternativas que apresentem a escrita por extenso correta dos numerais. Corrija as erradas. (1,5)
(a) 1.618 - Um mil seiscentos dezoito.
(b) 1.616 – Mil seiscentos e dezesseis.
(c) 26.653 – Vinte e seis mil seicentos e cinqüenta e três.
(d) 53.668 – Cinqüenta e três mil, seiscentos e sessenta e oito.
(e) 56º - Quintuagésimo sexto.
7) Escreva como se lê corretamente os numerais em destaque. (2,0)
a) Terminei de ler o livro. Gostei muito do capítulo III.. Não entendi os capítulos X e XII.
b) No século XVIII, aconteceu em Minas Gerais a Inconfidência Mineira.
c) O primeiro ator surgiu na Grécia no século VI a.C.
d) Em 1756, no reinado de Luís XV, a França enfrentou uma guerra desastrosa contra a Inglaterra.
e) Leão X foi Papa da Igreja no século XVI (1513 a 1521).
f) D. Pedro II foi Imperador do Brasil por quase cinqüenta anos (século XIX) e passou à história como homem apreciador das artes, das ciências, da liberdade de informação e aberto ao diálogo.
8) Escreva os adjetivos presentes em cada frase e os substantivos que eles caracterizam. (2,0)
a) “Era hora do lançamento do meu foguete secreto”.
b) “Ia pegar justo o meu carrinho vermelho que eu já tinha transformado em foguete.”
c) O garoto estava furioso com o irmão.
d) “... mas minha mão estava esquisita.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!