Era uma vez uma menina que um dia, assim sem mais nem menos, começou a voar. Joana estava no quarto dela, se arrumando para ir pra escola. Ela estava pensando na lição de matemática, no mapa de geografia, nessas coisas que menina pensa quando vai pra aula, enquanto arrumava o cordão do tênis. De repente ela começou a subir, a subir, e acabou encostando devagarinho a cabeça no teto. Então, enquanto Joana estava lá no alto, encostada no forro, pensando como é que ela ia descer, a mãe dela entrou no quarto. Acho que ela levou tamanho susto que achou que não devia acreditar no que estava vendo. Fechou a porta bem depressa e foi tratar da vida, que aquele problema estava muito difícil de resolver. Joana então quis descer lá de cima.
Tentou escorregar pela parede, mas não conseguiu. Aí ela fincou os pés no teto e empurrou com força. Veio direto para baixo e caiu bem embaixo da cama. Joana tentou voar de novo, mas não conseguiu. Então ela pegou as coisas dela e foi pra escola, que já estava na hora. Quando Joana passou pela sala, viu que a mãe estava acabando de tomar café e que já ia saindo também.
No caminho da escola, Joana ficou com um pouco de medo. E se ela voasse de repente e fosse subindo, subindo que não acabava mais? Era capaz de passar das casas, era capaz de dar de cara com um urubu. E se ela encontrasse um avião a jato? Podia pegar no rabo dele e ir voando, até a Conchinchina, o Afeganistão, o Timboctu...
a) Leia o título da história. Na sua opinião, ele foi bem escolhido? Por quê?
b) Que outro título você daria ao texto?
c) Qual o nome da menina da história? Aparecem outros nomes de pessoas no texto?
d) Podia pegar no rabo dele e ir voando, até a Conchinchina, o Afeganistão, o Timbocutu... Por que será que aparecem as reticências (...) depois do nome dos lugares?
e) Agora escreva outros nomes de lugares no lugar das reticências. Imagine por onde a menina poderia voar.
a) Por que você acha que essa história começa com o “era uma vez”?
b) A voz que conta a história é a da menina? Onde podemos encontrar essa resposta no texto?
3) Escreva os trechos da história como se fossem duas meninas:
a) Tentou escorregar pela parede, mas não conseguiu.
b) Aí ela fincou os pés no teto e empurrou com força.
c) Quando ela passou pela sala, viu que a mãe estava acabando de tomar café e que já ia saindo também.
Atividade enviada por Silvana para o grupo Pedagogia dos Sonhos Possíveis.
adoro suas atividades!
ResponderExcluirporque você não pois a história enteira?
ResponderExcluirmilha profassora mando eu ler mais e muito legal
ResponderExcluire o resto da historia onde ta?
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ResponderExcluirOi Helena!
Que bom ver professor se apropriando da tecnologia para fazer aulas gostosas. Também eu tento fazer assim. Apenas senti falta de um pouco mais de trato literário para a obra trabalhada.
Ah! Aí vai o blog da nossa biblio pra você; acesse e fique à vontade!
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Bjs, "Profe" Cinthia.