Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Borboleta e a Tartaruga

        Era uma manhã ensolarada e a velha tartaruga, que vivia na lagoa há mais de cem anos, saiu para tomar sol.
            Procurou um cantinho na margem, se ajeitou vagarosamente e lá decidiu ficar no maior sossego.
            Naquela mesma hora, uma borboleta, que tinha acabado de nascer, apareceu por lá, batendo apressadamente as asas.
            Toda agitada, olhando para tudo quanto é lado, sem saber por onde começar.
            — O que será aquilo? — pensou a borboleta quando viu a tartaruga.
            E imediatamente pousou sobre ela.
            — Pronto! Eu sabia que este meu sossego não ia durar! — reclamou a tartaruga. — Xô! Xô! Vai incomodar outra! Se você não consegue ficar um minuto parada, deixa em paz quem quer ficar tranqüila no canto dela!
            — Mas quem é você? — perguntou a borboleta.
            Não está vendo que eu sou uma tartaruga?
            — Que horror! — gritou a borboleta. — Fui pousar logo em cima do bicho mais parado que existe no mundo. Que horror!
            E foi embora do jeito que tinha chegado.
            — Que bicho irritante! — pensou a borboleta. — Eu não sei como alguém pode ficar a vida toda parada com tanta coisa para se ver.
            — Que bicho irritante! — pensou a tartaruga. — eu não entendo como alguém pode se mexer o tempo todo, sem ter um pingo de sossego.
            E enquanto a borboleta voava, a tartaruga encolheu a cabeça e ficou onde estava.
            — Que linda flor! Como é bonita aquela amarela! E a vermelha também! Você é uma árvore? Bom dia, passarinho! Vou correr atrás da abelha... Olha eu no espelho da lagoa!...
            — Para que sair daqui se o calor do sol está tão gostoso? — pensou a tartaruga.
             E assim o dia foi passando, e a tartaruga no canto dela pensava:
            — Nada melhor do que uma boa dormida depois de um dia longo como este.
            — Nossa! Já está anoitecendo e eu não vi quase nada! — pensou a borboleta. — Como o dia foi curto!
            Quando a noite chegou, a tartaruga decidiu ficar onde estava mesmo e só voltar para a lagoa no dia seguinte. E a borboleta, surpreendida pela escuridão, procurou um lugar para ficar.
            — Vou pousar nesta pedrinha — pensou a borboleta, e pousou sobre a tartaruga.
            — Que ventinho gostoso! — pensou a tartaruga quando sentiu a borboleta sobre ela. E fechou os olhos.
            Que pedra quentinha! — pensou a borboleta e dormiu.
            Naquela noite, a borboleta sonhou que era tartaruga e a tartaruga sonhou que era borboleta.
A borboleta e a tartaruga. São Paulo, Ática, 1999.

Liliana Iacocca
                                 

1) Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando as falas das personagens.
( 1 )  Borboleta     
( 2 )  Tartaruga                                                                   
(   ) — O que será aquilo?             
(   ) — Que horror!
(   ) — Pronto! Eu sabia que este meu sossego não ia durar!
(   ) — Que linda flor!
(   ) — Que ventinho gostoso!

2) Numere de 1 a 5 os acontecimentos de acordo com a ordem do texto.       
(  ) A borboleta voou admirando a natureza enquanto a tartaruga ficava quieta no seu canto.
(    ) Uma borboleta nova, agitada, pousou na tartaruga.
(    ) À noite, a borboleta pousou sobre a tartaruga e a sentiu quentinha e a tartaruga  gostou do ventinho suave de suas asas.
(   ) Uma velha tartaruga que vivia na lagoa, procurou um cantinho na margem e  ficou no maior sossego.
(    ) A tartaruga e a borboleta brigaram, uma reclamando da outra.

3) Marque com um (X) as características da TARTARUGA.                              
(    ) nova                           (    ) agitada               
(    ) lenta                           (    ) velha
(    ) sossegada                (    ) esperta

4) Lendo o texto pode-se observar a duração  (tempo)  em que a história acontece. Marque a resposta certa.                                              

a) A história acontece em:
(   ) uma semana
(   ) um dia    
(   ) um mês
b) Copie do texto expressões que podem comprovar a resposta acima.

5) Você se considera mais parecido com a borboleta ou com a tartaruga? Explique sua resposta.        
                                                      
8) É possível seres diferentes como a tartaruga e a borboleta, viverem juntos e se entenderem bem? Explique.                                          

9) Retire do texto:
a) Três substantivos comuns que nomeiam seres.
_________________________________________
b) Dois substantivos comuns que nomeiam um período de tempo.
_____________________________________
c) Um verbo:
1ª conjugação: ____________________________
2ª conjugação: ____________________________
3ª conjugação: ____________________________


 Atividade enviada por Adriana Carvalho para Professores Solidários.

3 comentários:

  1. a minha professora passou esta materia como prova e e nao consigo fazer o esecicio 4

    ResponderExcluir
  2. e gostei muito do texto e muito legal

    ResponderExcluir
  3. estou em duvida no exercicio 3

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!