Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Bido, o sabido

Era uma vez um lindo peixinho. Seu nome era Bido – Bido, o Sabido.
Um dia, todos os peixinhos estavam nadando juntos. Os peixinhos gostam de nadar para o mesmo lado ao mesmo tempo, e nadavam para um lado. Depois nadavam para o outro. Mas que fez Bido, o Sabido? Quando eles vinham para cá, Bido ia para lá. Quando iam para lá, Bido vinha para cá. Então todos os peixinhos ficaram atrapalhados!
Depois os peixinhos começaram a nadar juntos, de novo. Para um lado. Para o outro. E veio Bido, o Sabido de novo. Que foi que ele fez? Virou de cabeça para baixo e fez uma careta engraçada. Todos os peixinhos começaram a rir. Bluuu – bluuu – bluuu – soltando bolhas de riso. E todos se atrapalharam de novo!
Um dia, Bido viu peixinhos chorando por causa do Velho Caranguejo. Os peixinhos tinham medo do Velho Caranguejo Mau. Mas Bido, não! Bido nadou por cima do Velho Caranguejo Mau, que estava jantando. Pegou a comida do caranguejo e deu um puxão, mas o Velho Caranguejo Mau não largou a comida. Bido puxou, puxou mais e fez o caranguejo rodar, rodar. O Velho Caranguejo ficou tonto e largou a comida. Estava tão tonto que foi rodando, rodando para longe.
- Viva Bido, o Sabido! – gritaram os peixinhos – o Velho Caranguejo Mau foi embora!
Um dia, Bido viu uma coisa pendurada num anzol. O anzol estava numa linha. Lá fora, um pescador segurava a linha. Oba! Era gostoso o que estava naquele anzol. Bido subiu para ver.
- Bido! – gritaram os peixinhos – não chegue perto do anzol!
Mas Bido era sabido. Conhecia um truque de tirar a isca do anzol. E tirou! Depois pendurou uma bota velha no anzol do pescador. O anzol subiu com o presente e os peixinhos riram. Mas o pescador não riu, não. Foi embora zangado.
(...)
(Fonte: LEONARDOS, Stella. Bido, o sabido.
São Paulo, Editora Tecnoprint, 1970. – adaptação)



1) Responda certinho:
a) O que Bido fez que deixou os peixinhos atrapalhados enquanto nadavam?

b) Os peixinhos ficaram bravos quando Bido os atrapalhou a nadar de novo? Explique sua resposta.

c) Por que Bido era um peixinho sabido?

d) Quando Bido viu o anzol com a isca e subiu para ver, os peixinhos gritaram para ele não chegar perto do anzol. O que eles achavam que iria acontecer com Bido?

e) O que era o presente que Bido colocou no anzol?

c) Por que os peixinhos riram quando o anzol subiu com o presente que Bido colocou?

2) Desenhe uma tirinha mostrando Bido e seu truque com o anzol.



3) Preencha o quadro mostrando como Bido resolveu o problema do Velho Caranguejo Mau.


Por que Bido foi atrás do Velho Caranguejo?

O que o Velho Caranguejo estava fazendo?

O que Bido fez com o caranguejo?



b) Em sua opinião, o que o caranguejo fazia com os peixinhos para que eles tivessem medo dele e o chamassem de mau?

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!