Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Lilibel


         Era uma vez uma garota chamada Lilibel.
            E para começar a rimar, eu vou dizer que ela tinha os olhos cor de mel.
            Desenhar bem, pintar sem deixar vazar, cantar sem desafinar nada ela fazia. Seu terror eram as aulas de Geometria. Diziam que sua letra era um garrancho sem fim.
            Às vezes tinha nota vermelha no boletim. Era uma menina comportada. Alguns diziam que ela era muito calada.
            Tinha medo de água, dos meninos e do professor de Matemática. Adorava a professora de Português, uma senhora muito simpática.
            Lilibel achava que era muito feia muito branca e baixinha.
            Na hora do recreio, se não viessem chamá-la para brincar ela ficava sozinha. Aparelho nos dentes foi obrigada a usar.
            Sorria amarelo prateado quando lhe perguntavam como faria para beijar.
            Havia um garoto, o Guto, que achava lindo. Mas ele não lhe dava bola, estivesse indo ou vindo.
            O sonho de Lilibel era ser uma gatinha linda de doer. Dia e noite se perguntava: Quando isso vai acontecer?
            O tempo passou e as coisas começaram a mudar. É que Lilibel descobriu que todo mundo na classe também tinha do que se queixar.
            A sua melhor amiga tinha medo do trovão.
            O garoto mais sabido ficava horrível de calção. A colega da carteira ao lado era meio gordinha. E o garoto de trás, um tampinha. Depois dessa constatação, sempre que olhava no espelho, ela dizia:
            Eu sou uma gatinha.
         O Estado de São Paulo. 7/10/95. Lúcia Tulchinski.


1.   Após a leitura do texto responda as seguintes questões:
         Numere a 2ª coluna de acordo com a primeira de acordo com o significado:
  1. Rimar
____ deixar a pintura sair do limite.
  1. Vazar
____ Pessoa pequena.
  1. Geometria
____ dar atenção.
  1. Dar bola
____ parte da matemática.
  1. Tampinha
____ encontrar palavras que tenham o mesmo som final.
                                      

      2. Interpretando o texto:
a)No texto o narrador, faz uma descrição detalhada da personagem principal. Escreva 4 características de Lilibel segundo o texto:
    b)O texto destaca os medos e temores de Lilibel. Cite-os.

No final do texto Lilibel mudou de opinião a seu respeito?  Justifique.

c)    Que descoberta Lilibel fez segundo o texto?

Explique com suas palavras o que quer dizer a afirmação: “Ninguém é perfeito”.

d)    O que podemos aprender com a história deste texto? Que lições podem ser retiradas? Fale pelo menos uma.
e)    Você tem alguma coisa em sua aparência ou mesmo seu jeito que não gosta e  gostaria de modificar? Explique.

f)     Se Você tivesse um amigo chateado com a própria aparência e só reparasse nos próprios defeitos.Que faria para ajudá-lo?

Atividade enviada por Valéria Morgana para Professores Solidários.

9 comentários:

  1. minha professora Thais do Guido Miné passou esse texto pra mi ontem mas as questões eu não fiz fui embora eu fiquei doente mas eu adorei esse BLOG!!!
    bjs xau !!!

    ResponderExcluir
  2. minha professora de portugues kelly de col passou para nos e eu adorei esse blog...

    ResponderExcluir
  3. a professora passou so que as questoes eram outraas eu ameeei

    ResponderExcluir
  4. oi, tava mesmo pressisando de ajuda !

    ResponderExcluir
  5. Adorei reler esse texto! Lembro que ele tinha no meu livro de português da 3ª ou 4ª série, e eu sabia ele de cor! Foi muito legal ler de novo!

    ResponderExcluir
  6. Minha professora da 4 série nos passou uma prova com esse texto.Eu adorei.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!