Era uma vez uma garota chamada Lilibel.
E para começar a rimar, eu vou dizer que ela tinha os olhos cor de mel.
Desenhar bem, pintar sem deixar vazar, cantar sem desafinar nada ela fazia. Seu terror eram as aulas de Geometria. Diziam que sua letra era um garrancho sem fim.
Às vezes tinha nota vermelha no boletim. Era uma menina comportada. Alguns diziam que ela era muito calada.
Tinha medo de água, dos meninos e do professor de Matemática. Adorava a professora de Português, uma senhora muito simpática.
Lilibel achava que era muito feia muito branca e baixinha.
Na hora do recreio, se não viessem chamá-la para brincar ela ficava sozinha. Aparelho nos dentes foi obrigada a usar.
Sorria amarelo prateado quando lhe perguntavam como faria para beijar.
Havia um garoto, o Guto, que achava lindo. Mas ele não lhe dava bola, estivesse indo ou vindo.
O sonho de Lilibel era ser uma gatinha linda de doer. Dia e noite se perguntava: Quando isso vai acontecer?
O tempo passou e as coisas começaram a mudar. É que Lilibel descobriu que todo mundo na classe também tinha do que se queixar.
A sua melhor amiga tinha medo do trovão.
O garoto mais sabido ficava horrível de calção. A colega da carteira ao lado era meio gordinha. E o garoto de trás, um tampinha. Depois dessa constatação, sempre que olhava no espelho, ela dizia:
Eu sou uma gatinha.
O Estado de São Paulo. 7/10/95. Lúcia Tulchinski.
1. Após a leitura do texto responda as seguintes questões:
Numere a 2ª coluna de acordo com a primeira de acordo com o significado:
| ____ deixar a pintura sair do limite. |
| ____ Pessoa pequena. |
| ____ dar atenção. |
| ____ parte da matemática. |
| ____ encontrar palavras que tenham o mesmo som final. |
a)No texto o narrador, faz uma descrição detalhada da personagem principal. Escreva 4 características de Lilibel segundo o texto:
b)O texto destaca os medos e temores de Lilibel. Cite-os.
No final do texto Lilibel mudou de opinião a seu respeito? Justifique.
c) Que descoberta Lilibel fez segundo o texto?
Explique com suas palavras o que quer dizer a afirmação: “Ninguém é perfeito”.
d) O que podemos aprender com a história deste texto? Que lições podem ser retiradas? Fale pelo menos uma.
e) Você tem alguma coisa em sua aparência ou mesmo seu jeito que não gosta e gostaria de modificar? Explique.
f) Se Você tivesse um amigo chateado com a própria aparência e só reparasse nos próprios defeitos.Que faria para ajudá-lo?
Atividade enviada por Valéria Morgana para Professores Solidários.
Atividade enviada por Valéria Morgana para Professores Solidários.
minha professora Thais do Guido Miné passou esse texto pra mi ontem mas as questões eu não fiz fui embora eu fiquei doente mas eu adorei esse BLOG!!!
ResponderExcluirbjs xau !!!
Que bom que você gostou!!!!
ResponderExcluirAbraços!!!
minha professora de portugues kelly de col passou para nos e eu adorei esse blog...
ResponderExcluira professora passou so que as questoes eram outraas eu ameeei
ResponderExcluiroi, tava mesmo pressisando de ajuda !
ResponderExcluirfALTOU a rESPOSTA
ResponderExcluirAdorei reler esse texto! Lembro que ele tinha no meu livro de português da 3ª ou 4ª série, e eu sabia ele de cor! Foi muito legal ler de novo!
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluirMinha professora da 4 série nos passou uma prova com esse texto.Eu adorei.
ResponderExcluirTenho 30 anos... Aprendi e nunca esqueço esse texto completo, sei decor, já contei para minhas amigas e sobrinhas pq eu tinha 10 anos e foi um dos textos mais legais q já li...
ResponderExcluirPor isso vim aqui pra mostrar para minha sobrinha q sei o texto decor... Ela ficou surpresa q depois de tanto tempo ainda lembro do texto completo.
Muito bom esse texto!!!
ResponderExcluirColoca as respostas das questões,por gentileza.
ResponderExcluirFaltou a resposta
ResponderExcluir2020 e eu
ResponderExcluiraqui rs
Coloca as resposta que vai fica melhor pra as crianças...rsrsrs por gentileza obrigada
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