Marcos Vinícius da Silva, 13 anos
E você, já pensou que legal escrever uma redação e depois ver que ela virou um filme? Isso aconteceu com Marcos Vinícius da Silva. Ele é aluno da Escola Estadual Antônio Liças, em Rio Grande da Serra (SP) e foi um dos campeões do Projeto Curta Química e Natureza, que rolou nas escolas estaduais da região. O projeto foi uma parceria da Indústria Química Solvay Indupa com o Estúdio Brasileiro e teve apoio da Diretoria Regional de Ensino. O objetivo foi fazer as crianças ajudarem a preservar o meio ambiente. Marcos decidiu participar de última hora e optou pelo tema Ambiente x Poluição. E não é que o texto ficou tão bom que ganhou vida na telona do Teatro Manacá da cidade?
n Como você decidiu o tema?
Marcos: Eu sempre quis conscientizar as pessoas sobre a poluição e, quando surgiu a oportunidade, decidi falar sobre o lixo.
n Como foi para você participar desse projeto?
Marcos: Foi uma grande oportunidade porque eu sempre tive
vontade de conhecer o mundo por trás das câmeras.
n E as idéias, como surgiram?
Marcos: Para começar, eu sentei na frente da minha casa e fiquei observando como era coletado o lixo urbano. E depois coloquei algumas observações no papel.
n Como foi a sua reação quando soube que ganhou?
Marcos: Fiquei feliz, pois foi a realização de um sonho que eu tinha.
n Como você se sente sabendo que foi o roteirista de um filme?
Marcos: Eu não poderia acreditar que uma simples redação pudesse virar um filme curta-metragem. Mas eu adorei.
por Gisele Silva
Fonte: Revista Gênios, ano 2 – n. 98 – fevereiro de 2007
QUESTÕES
1. Assinale a alternativa correta:
a. ( ) Marcos Vinícius é um famoso roteirista de cinema.
b. ( ) Marcos Vinícius trabalha na Indústria Química Solvay Indupa.
c. ( ) Marcos Vinícius é aluno da Escola Estadual Antônio Lucas.
d. ( ) Marcos Vinícius é um famoso escritor.
2. Por que Marcos Vinícius ficou conhecido em sua cidade, Rio Grande da Serra?
3. Releia o seguinte trecho do texto:
O objetivo foi fazer as crianças ajudarem a preservar o meio ambiente. Marcos decidiu participar de última hora e optou pelo tema Ambiente x Poluição. E não é que o texto ficou tão bom que ganhou vida na telona do Teatro Manacá da cidade?
O que significa a expressão “ganhou vida” nesse trecho?
4. Marcos Vinícius foi o único campeão do Projeto Curta Química e Natureza? Copie a seguir um trecho do texto que justifica a sua resposta.
5. O que a entrevistadora fez para decidir que perguntas poderiam fazer parte da entrevista?
a. ( ) baseou-se somente em suas curiosidades sobre a participação do menino no projeto.
b. ( ) criou as perguntas no momento da realização da entrevista, de improviso.
c. ( ) colocou-se no lugar das pessoas que poderiam ler a entrevista para poder pensar no que elas desejariam saber sobre a experiência vivida pelo entrevistado.
d. ( ) pensou em ser diferente de outros entrevistadores e fez perguntas que nunca se faz.
6. Se você fosse a repórter Gisele Silva, que outra pergunta faria ao entrevistado?
Oi professora, seu blog e show de bola. Parabens por ser tao altruista e nos permitir passear nele. Um abraco da Prof Deize
ResponderExcluirAdorei essa atividade , vou colocar numa avaliaçao pros meus alunos. Seu blog continua maravilhoso. Por onde vc anda? sumiu do grupo Profs solidários.....
ResponderExcluirbj
prof Adirene