Certa manhã, Quinzinho pediu um dinheiro à mãe para comprar uma barata indecisa.
__ Que história é essa, menino?
__ Mãe, a professora explicou que “indecisa” é a pessoa que não sabe o que quer, o que deve fazer. E o Zezinho me disse que, na casa dele tem um monte de baratas indecisas__ que não sabem o que querem, vão para um lado, para o outro, sobem pela parede, descem... Se eu lhe der R$0,50, ele me arranja uma. Aí eu levo para a escola e provo à minha professora que compreendi bem o que ela explicou.
__ Está bom, eu dou. Mas com uma condição: você compra a barata, leva-a para a escola e depois deixa-a por lá. Não vai trazê-la de volta pra casa!...
__ Não trago não, mãe. Vou dar para a professora hoje mesmo!
Mas na escola estava reservada uma grande decepção para Quinzinho: a professora não quis nem ver sua barata indecisa! Os colegas riram dele e ele ficou indeciso, sem saber o que fazer...
Os dois capetinhas. Ofélia Fontes Petrópolis, Vozes, , p.11.
Vocabulário
1- Complete com o antônimo da palavra sublinhada:
a)Barata indecisa é o contrario de barata ____________________.
b)Sobem pela parede é o contrario de ________________ pela parede.
c)Eu levo para a escola é o contrário de ___________________ da escola.
d)Uma grande decepção é o contrário de _______________.
2- Complete com um sinônimo da palavra sublinhada:
a)Ele queria adquirir uma barata. _______________________
b)Tem um monte de baratas. _______________________
c)Ele me obtém uma. ___________________
d)Provo ter entendido _____________________
e)Estava reservada uma desilusão ___________________
3- Dividindo o texto em três partes temos:
1.1: A Primeira que contém o pedido do menino à mãe
1.2: A Segunda: em que a mãe pede explicação ao filho, ele dá explicações e a mãe concede o dinheiro sob condição, aceita pelo menino
1.3: Terceira que descreve a reação da professora e dos colegas de Quinzinho e como o menino ficou.
Complete com o número dos parágrafos.
a) A primeira parte se compreende do _________________________
b) A Segunda abrange os parágrafos ________________________
c) A Terceira Parte corresponde ________________________
4- Marque os espaços de acordo com os números
(1)Fatos relatados na primeira parte
(2)Fatos relatados na segunda
(3)Fatos relatados na terceira parte
( ) Quinzinho fica indeciso
( ) Explicação da professora sobre indecisa
( ) A Ação de Quinzinho causa riso
( ) Os fatos têm início numa manhã
( ) Preço da barata
( ) A professora se nega a ver a barata
( ) Condição imposta pela mãe
( ) O menino quer comprar uma barata indecisa
( ) O Menino Faz um pedido à mãe
( ) Finalidade de comprar uma barata
( ) Oferta do Zezinho
5- Complete com o nome da personagem
_________________pediu um dinheiro à mãe.
_________________ venderia a barata.
___________________daria o dinheiro com uma condição.
_________________explicou o significado de indecisa.
6- Complete com a circunstância: (onde, quando, por que, para que...)
Quando Quinzinho fez o pedido ___________________
Finalidade do dinheiro: ____________________________
Onde há montes de baratas: ________________________
Condição para Zezinho arranjar a barata:_________________
7- Ordene as notícias pela legenda:
a- Ações de baratas indecisas
b- Condições para a entrega do dinheiro
( ) levar a barata para a escola
( ) Deixar a barata na escola
( ) Não trazer a barata de volta.
( ) Vão para um lado, para outro.
( ) Sobem e descem pela parede.
Adorei essa atividade! Perfeita! Parabéns!
ResponderExcluir