Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

AS FÉRIAS DA BRUXA ONILDA


            Naquele verão, o calor estava insuportável. O jeito era tirar umas férias e ir para um lugar tranqüilo e bem arejado.
            Com tanto calor, nada como uma praia. E foi pra lá que eu fui. Nem bem cheguei à praia, vi que tinha mais gente do que areia. “Melhor assim!”, pensei. “No meio dessa multidão ninguém vai me reconhecer e eu vou ficar sossegada.”
            Quando saí pela cidade procurando um hotel, percebi que todos me olhavam. Não sei por que tanta curiosidade.
            Consegui um quarto, bem de frente para o mar.”Será um ótimo lugar para descansar”, pensei.
            E, para não ser reconhecida, comprei um chapéu de palha e óculos de sol.
Mas todo mundo continuava com os olhos em cima de mim.Seria por causa do meu vestido?
Aí resolvi trocar a roupa.Com maiô, talvez não chamasse tanto a atenção.
Mas me enganei.Não sei quem espalhou que só a Bruxa Onilda usaria um maiô tão fora de moda.Adeus sossego! E não parei mais de dar autógrafos.
                                                                              E. Larreula e R. Capdevila

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO

a) Quem é a personagem principal do texto? ____________________
b) Que local a bruxa escolheu para passar as férias? ___________________

2- Sublinhe no texto 9 de lápis) as frases que indicam o pensamento da Bruxa Onilda.
3- Numere os fatos de acordo com a ordem do texto:
a) (   ) A Bruxa Onilda comprou um chapéu de palha e óculos de sol.
b) (   ) Na praia havia mais gente do que areia.
c) (   ) A bruxa colocou um maiô fora de moda.
d) (   ) Onilda conseguiu um quarto, bem de frente para o mar.

4- Toda história tem um narrador, ou seja, alguém que conta o que aconteceu.Marque a frase que explica melhor como é o narrador do texto:
a) (   ) É alguém que observa e acompanha a personagem, sem que o leitor fique sabendo algo sobre ele.
b) (   ) É uma personagem que conta sua própria história.
c) (   ) É quem escreveu a história.

5-Escolha uma destas frases e faça desenhos sobre ela no seu caderno:
a)Todos olhavam para a bruxa.Seria por causa do vestido?
b)Não sei quem espalhou que só a Bruxa Onilda usaria um mão tão fora de moda.Adeus sossego!

6-Marque a melhor explicação para AUTÓGRAFO:
a) (   ) Papel escrito por um autor, sem sua assinatura.
b) (   ) Algo escrito e assinado pelo próprio autor.     

7- Na frase:  “Com tanto calor, nada como uma praia.” Quer dizer:
a) (   ) Com tanto calor, a praia é como nada.
b) (   ) Com tanto calor ela nada em uma praia.
c) (   ) Com tanto calor o melhor é ir a praia.

8- Qual o antônimo de em cima? __________

9- Na primeira frase do primeiro parágrafo, há uma palavra que, de acordo com o acordo ortográfico,  está incorreta. Destaque a palavra e escreva a seguir: ___________

10- Na frase:
“ Não sei por que tanta curiosidade.” Qual o motivo da palavra por que estar escrita separada?

11- Retire do texto, todas as palavras acentuadas. Escreva em seu caderno soltando 2 linhas para cada uma. Justifique a acentuação daquela que souber. A que não souber, faremos em sala de aula.



12 comentários:

  1. adorei,foi contar muito contigo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pode contar com a ajuda do blog sempre, Joanna!!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Obrigada. Vc me forneceu um túnel do tempo.

    ResponderExcluir
  4. muito bom ja estudei na escola com a Professora Claudia!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia. Estava procurando algo para trabalhar com meus alunos como preparação para o período de recesso escolar. Uma atividade que irei incluir é construir com eles uma lista de programas e brincadeiras que podem ser feitos neste período, desta forma estarei contextualizando a atividade baseada na estória da Bruxa Onilda com a realidade de cada um.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto, vou usá-lo, na volta às aulas. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do texto, Mas tenho uma dúvida quanto a questão: Não sei por que tanta curiosidade. O motivo da palavra por que esta escrita separada?

    ResponderExcluir
  8. Não entendi o motivo da palavra por que está separa na frase,Não sei por que tanta curiosidade. Explique por favor .Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo, o por que separado nesta frase caracteriza uma pergunta. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de sugestões para fichas de leitura para os livros: Guilherme Augusto Araújo Fernandes, O príncipe sem sonhos, O reizinho mandão, Um presente para Adeola.
    Me ajude!

    ResponderExcluir
  11. Espero que ajude...

    FICHA DE LEITURA- INTERPRETANDO A NARRATIVA DE UM LIVRO.
    1) Identificação do livro:
    Título:
    Autor(a)
    Ilustrador(a):
    Editora:
    Há ilustrações? Como são?
    Observação:Se o livro contar mais de uma história, responda sobre uma delas.

    2) Personagens:
    Qual é ou quais são os personagens principais da narrativa? Descreva-os fisicamente e psicologicamente usando adjetivos.

    3) Ambiente:
    Se a narrativa conta como é o ambiente em que se passa a história descreva-o detalhadamente, caso não traga essas informações imagine como seria e escreva.

    4)Tempo:
    Localize na narrativa algo que comprove o tempo em que ela se passa e escreva.

    5) Clímax:
    Escreva o que aconteceu de mais importante na narrativa que gerou um certo suspense.

    6) Resumo para explicar o desfecho.
    Faça um resumo da leitura explicando como se deu o desfecho.

    7) Crítica e Conclusão.
    Hora de opinar, o que mais gostou, o que não gostou, o que mudaria?O que esta leitura nos faz refletir?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!