Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Um jogo que é uma vergonha

 

Imagina um jogo deste jeito: o campo é de pedra bem pontuda e acontece num dia muito frio. Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção.
O time que tem tênis e camisa ganha fácil, dá aquela goleada! O outro fica a maior parte do tempo tomando cuidado pra não cortar os pés ou então esfregando o braço arrepiado de frio.
Times iguais
Pra mim, a diferença da vida entre nós, que temos escola e casa e as crianças que não têm é um jogo assim. Quem não tem, perde sempre.
Não acho que todo mundo que tem as coisas é culpado por causa dos outros que não têm, mas isso não quer dizer que a gente não possa fazer nada. Porque pode.
Porque, se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir que os dois times sejam iguais, para começar. Casa e escola
Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro lugar melhor pra escolher. Se a gente não exigir que todo mundo tenha casa e escola, vai sempre ficar jogando esse jogo besta.
Ganhando de dez a zero de um time tão fácil, mas tão fácil, que não vai mais ter o gosto da vitória, vai ter só vergonha.
                                                                              Fernando Bonassi

Fonte:  (In Vida da gente – crônicas publicadas no Suplemento Folhinha de S. Paulo) - 07/02/97.

QUESTÕES

1. O texto “1 jogo que é uma vergonha” é uma crônica. Foi escrito a partir de uma situação da vida real, com o objetivo de fazer uma crítica a essa situação. Se o autor teve esse objetivo ao escrever, que objetivo tem em relação ao leitor?
a. (   ) que aceite suas idéias.
b. (   ) que rejeite suas idéias.
 c. (   ) que reflita sobre o assunto.
d. (   ) que se divirta com o assunto.

2. O trecho:
 “Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida” e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção”.

significa que:
a. (  ) um time toma cuidado para não cortar os pés, o outro time sente muito calor.
b. (  ) um time têm tênis e o outro time tem camisa.
c. (  ) um time é formado por jogadores bem equipados, o outro time por jogadores mal equipados.
d. (  ) um time tem jogadores ganhadores, o outro têm jogadores que usam tênis e camisa comprida.

3. Esta crônica, de fato, compara:
a. (  ) a vida de pessoas que têm escola e casa com a vida de crianças que não têm escola e casa.
b. (  ) vida de crianças que têm casa com a vida de crianças que têm escola.
c. (   ) crianças que são culpadas com crianças que são inocentes.
d. (   ) crianças que podem fazer tudo com crianças que não fazem nada.

4. Quando o autor diz:
“nós que temos escola e casa”
e
“isto não quer dizer que a gente não possa fazer nada”,

As palavras “nós” e “a gente” ocupam o lugar:
a. (   ) do autor e de todos os leitores.
b. (   ) dos leitores que são conhecidos do autor.
c. (   ) dos ricos.
d. (   ) do leitor.

5. De acordo com o autor da crônica, diante da situação que é discutida:
a. (   ) “a gente” não pode fazer nada.
b. (   ) “a gente” pode fazer uma aposta.
c.  (   ) “a gente” pode jogar.
d.  (   )  “a gente” pode jogar um jogo justo.

6. Quando o autor fala sobre “jogo justo”, ele quer dizer que:
a. (   ) as pessoas podem jogar mesmo sem saber.
b. (   ) as pessoas justas às vezes perdem.
c. (   ) as pessoas  jogam um jogo besta.;
d. (   ) as pessoas podem ajudar a fazer justiça.

7. O tema central da crônica é:
a. (   ) desigualdade.
 b. (   ) miséria.
c. (   ) futebol.
d. (   ) crianças de rua.

9 comentários:

  1. Professora Helena, tudo bem?

    será que você poderia me ajudar com a 3ª questão? Qual a resposta correta, pois acabamos de responder um simulado e no gabarito dizia que era a D, você poderia tirar esta dúvida, pois a turma do 5º ano acabou zerando, todos marcaram que era aletra A.

    ResponderExcluir
  2. Dany
    Ao meu ver a resposta correta é a alternativa A. Recebi esta atividade sem as respostas....porém consideraria a resposta correta a letra A.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    Seria interessante publicar também o gabarito.
    Os demais professores agradecem.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, estive analisando e acredito que as respostas são:
    01-C
    02-C
    03-A
    04-D
    05-D
    06-D
    07-A
    08-E
    09-D
    10-E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só discordo da questão 4. Para mim é A.

      Excluir
    2. -Então eu também discordo da 4 pra mim também seria a letra A

      Excluir
  5. Professora Helena,
    você classificaria essa atividade como adequada para o 4º ou 5º ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também acho bem acima da idade deles não que eles não sejam capaz de realizar essa atividade...mas eu tenho 14 anos e achei meio complicado algumas perguntas..

      Excluir
    2. também acho bem acima da idade deles não que eles não sejam capaz de realizar essa atividade...mas eu tenho 14 anos e achei meio complicado algumas perguntas..

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!