Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

A sorte no papel

 
Um método muito simples de “investigar o futuro” se baseia num instrumento de papel, feito com tradicionais dobraduras no estilo origami.
Conhecido em várias partes do mundo, esse pequeno “oráculo” pode ser manuseado por qualquer pessoa.

Recorte, em uma folha de papel sulfite, um quadrado (aproximadamente 20 centímetros por 20 centímetros). Dobre-o ao meio para formar um triângulo e depois no sentido oposto, a fim de obter um vinco em forma de “x”.
Dobre uma das pontas até o centro do quadrado. Repita o movimento com as outras três extremidades (ilustração A). Vire o papel com as partes dobradas para baixo e repita o procedimento, dobrando novamente todas as pontas até o centro do quadrado (ilustração B).
Pinte os triângulos formados pelas dobras com cores diversas (ilustração C). Abra as abas com os triângulos coloridos e escreva palavras como “sim”, “não”, “talvez” ou “espere um pouco”, ou ainda crie comentários ou previsões para cada cor. Feche as abas. Vire o papel do outro lado e decore os quadrados com desenhos diferentes (estrelas, luas, sol, bolas) para enfeitar o oráculo.
Dobre o quadrado na metade, com as cores posicionadas na parte de dentro e os desenhos para o lado de fora. Coloque o polegar e o indicador das duas mãos nas aberturas de cada ponta.
Está pronto para brincar!
                                                                                             
Como consultar o “oráculo”

Peça para um amigo ou amiga para pensar numa pergunta simples, que possa ser respondida com “sim”, “não”, “talvez” ou “espere um pouco”.
Depois, peça que ele ou ela escolha um número de 0 a 20. O número escolhido será a quantidade de vezes que você irá abrir e fechar o oráculo movimentando o polegar e o indicador.
Quando chegar ao número indicado, mostre as cores que ficarão aparecendo nos triângulos. Ele ou ela terá de escolher uma delas.
Para finalizar, levante o triângulo com a cor escolhida. Ao levantar a aba correspondente, você e seu amigo ou amiga saberão a reposta para a pergunta feita no início da consulta!
Há inúmeras variações dessa brincadeira. Você pode desenhar flores ou símbolos no lugar de utilizar cores, por exemplo. Se quiser se divertir, substitua respostas diretas (“sim” ou “não”) por previsões inesperadas, como: “você vai se casar com um astronauta”, “você será mãe/pai de gêmeos” ou “você será uma estrela de cinema”.

Fonte: Adaptado do livro “O maravilhoso livro das meninas”, de Rosemary Davidson & Sarah Vine. Editora Globo.

QUESTÕES:

1. Em relação às palavras e expressões utilizadas no texto, responda:
a. O que significa “oráculo”?
b. Assinale a alternativa abaixo que melhor represente a relação existente entre os termos “a sorte no papel”, “investigar o futuro” e “oráculo”:

 a. (   ) Instrumento feito de papel que serve para verificar que sorte se terá no futuro.
 b. (   ) Orar para verificar se terá mais sorte no futuro.
c. (   ) Ter sorte para prever o futuro no papel.
d. (   ) Investigar que oração se deve fazer para ter sorte no futuro.

 2. Por que o texto indica que precisamos pintar os triângulos de cores diversas? Qual a função disso na brincadeira?

3. Em relação às consultas a serem feitas ao oráculo:
a. Dê dois exemplos de perguntas que poderiam ser feitas para que as respostas escritas (“sim”, “não”, “talvez”) sejam válidas?

b. Que outras previsões divertidas, além das indicadas (“você vai se casar com um astronauta”, “você será mãe/pai de gêmeos” ou “você será uma estrela de cinema”) poderiam ser feitas e escritas no oráculo? Crie dois exemplos.

4. Resuma em 5 passos o processo de construção e consulta ao oráculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!