Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Um Coelho para Record

Reino Unido




Um coelho gigante foi esta semana notícia por ter sido considerado o maior da sua espécie até hoje registrado. Dario, assim se chama o «pequeno», mede cerca de 4 pés e 3 polegadas, em medida inglesa, o que dá cerca de 1,3 metros, mais coisa menos coisa - o que resulta num coelho enorme! O mais grave é que, segundo os donos, residentes em Worcester, Reino Unido, este animal ainda só tem cerca de 13 meses e irá continuar a crescer durante mais 5 ou 6 meses, altura em que terá atingido o seu tamanho máximo.

De acordo com a sua dona, Annette Edwards, para além da própria raça do coelho (Gigante Continental), o segredo é uma alimentação muito cuidada e muito carinho para com os seus animais. Em média, Dario come 12 cenouras grandes, seis maçãs e duas couves por dia, para saciar todo o seu apetite. O peso deixou de ser fator elegível para recordes, já que muitos proprietários engordavam demasiado os seus animais apenas para terem um recorde, pelo que agora, para efeitos de reconhecimento e entrada para o Guinness World of Records, só conta o tamanho do animal.

Sendo o atual detentor do título, Dario já descende de uma longa linhagem de coelhos recordistas. Nos últimos anos, a sua dona já viu quatro dos seus coelhos serem reconhecidos como dos maiores até agora registrados. Dario vem mesmo destronar a sua avó Amy, uma coelha que ultrapassou os 1,2 metros e que morreu no ano passado de um ataque de coração, depois de ter feito uma viagem a Itália, onde foi apresentada num programa de televisão local. Também a sua mãe, Alice, filha de Amy e de outro anterior recordista, Roberto, é uma campeã de peso, já que tendo menos cerca de 30 cm que o seu filho, pesa exatamente o mesmo que Dario - cerca de 13 quilos.
Apesar de ser «gigante», Dario é um coelho extremamente meigo e brincalhão, que adora correr atrás dos donos. Talvez seja esse o seu segredo: bom feitio, muita ginástica e comedouro cheio.

                                                               (site: http://bicharada.net/animais/noticias.php?nid=1262)

1.       Leia a notícia que foi retirada de um site da internet.

a)       Em que data essa notícia foi postada?

b)        Onde aconteceu o fato narrado?
2.       Marque outro título que poderia ser dado a essa notícia:

      (    ) Dario, o coelho brincalhão.
          
      (   ) Dario, o coelho gigante.

      (    ) Como alimentar seu coelho.

3.       Por que a notícia se refere ao coelho Dario como “o «pequeno»”?

4.       Além da raça, o que faz com que Dario seja tão grande?

5.       Segundo as informações do texto, o que significa “Recorde”?

Atividade enviada por Cristiane Aparecida Pereira Reis para Professores Solidários.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!